20.6.12

Consumo como entretenimento

Francesca Murialdo e Roberto Galisai, do POLI.design. 

Uma experiência multissensorial. Essa é a definição do conceito de Retail Experience Design, que há anos tem revolucionado o comércio na Europa, mas ainda tem atuação tímida no Brasil. Para ampliar esse cenário, a agência brasileira Siq Marketing trouxe a São Paulo o curso “Retail Experience Design – Hotel, Food e Shop”, resultado de uma parceria entre a Siq Marketing com o POLI.design (Instituto Politécnico de Milão), na Itália, uma das mais renomadas universidades de design, engenharia e arquitetura na Europa.

Realizado no dia 14/06, no Sindicato da Indústria do Mobiliário de São Paulo (Sindimov – SP), a apresentação teve como foco a contribuição que o design pode proporcionar ao mercado nas áreas de contract (fornecedores de hotéis), food e entretenimento. “Hoje, para uma experiência de compra ser gratificante deve envolver o cliente. O chamado Retail Experience está transformando gradualmente hotéis, restaurantes e lojas em locais de entretenimento que comunicam sentimentos e emoções”, conta Maurício Siqueira, diretor da Siq Marketing.

O curso inaugural da parceria trouxe o olhar crítico da PhD em Arquitetura de Interiores e Ambientação e pesquisadora docente do Poli.Design desde 1998, Francesca Murialdo. “Houve uma mudança radical nos costumes sociais e culturais no mundo inteiro. As lojas pulverizaram-se além dos grandes conglomerados de compras e adquirem novas funções aliadas à experiência que o consumidor terá com essa determinada marca”, afirmou a especialista no início da aula.

Com dinamismo e bom humor, Francesca exemplificou seu painel com dezenas de imagens de lojas e hotéis em diversas partes do mundo e respondeu a dúvidas dos participantes. Para a arquiteta gaúcha e diretora da empresa Planobase Lubianca, de Porto Alegre (RS), Arlene Lubianca, o curso a surpreendeu com o conteúdo e com a palestrante. “A Francesca tem uma experiência muito grande e uma pesquisa de imagens interessante que torna muito claro o que ela quer nos passar. Às vezes fico com medo de eventos acadêmicos voltados para o mercado, porque são linguagens diferentes. Mas para uma grata surpresa, a Francesca trouxe referências muito legais e ficou muito claro o entendimento dos conceitos que ela demonstrou”, afirmou a especialista que aproveitou a passagem por São Paulo para conferir o curso.

Pela primeira vez no Brasil, Francesca impressionou-se com a cidade de São Paulo. Ela afirmou ser um país de grandes possibilidades para o desenvolvimento de novos projetos. “A minha experiência aqui foi muito boa. O Brasil é muito importante no cenário mundial, já que todos os olhos estão voltados para o que acontece aqui”, finaliza.

O próximo curso será realizado em outubro com foco em hotéis e irá passar por São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Fortaleza. Confira a programação e as datas em www.desigforum.com.br.


Créditos: Fátima Gatoeiro – Hotelnew

Avesso mostra os bastidores da websérie “Etanol sem fronteira”

O programa Avesso traz os bastidores da websérie “Etanol sem fronteira” produzida pela Petrobras. O objetivo da série foi mostrar todo o processo de produção do etanol através da figura de um casal, Guilherme e Déborah, que representam a população ilustrando as principais dúvidas sobre o tema.

A produção percorreu em duas semanas cerca de 4.000 km entre quatro estados brasileiros: Minas Gerais, Goiás, São Paulo e Rio de Janeiro. Cada episódio tem duração aproximada de seis minutos , produzidos de forma a colocar os jovens a viverem experiências relacionadas a esse universo do etanol, buscando trazer informações e desvendar mitos ligados ao tema.

 “O desafio que a Petrobras passou para a agência, era traduzir o tema etanol de uma maneira leve, mas que também mostrasse a importância que essa fonte de energia tem para a sociedade. A ideia é que através da websérie, a gente promova a conversa sobre etanol”, explica Leonardo Sá, Consultor de Multimeios da Petrobras.

Os filmes serão exibidos no site da Petrobras (http://www.petrobras.com.br/etanolsemfronteira) e no canal do youtube da companhia (http://www.youtube.com/canalpetrobras) a partir do dia 14/06.

Oz redesenha linha de sobremesas DANUBIO

A Oz, uma das principais agências de design e branding brasileiras, foi responsável pelo redesenho das embalagens das sobremesas DANUBIO, linhas “Sobremesas Light” e “Creamcake”. O trabalho teve como objetivo modernizar as embalagens, trazer mais “appetite appeal” para o produto e diferenciar os sabores da linha por meio de cores fortes e presença marcante dos ingredientes e das frutas.

Além disso, a mudança buscou deixar mais claras as diferenças entre as duas linhas de produto (Sobremesas Light e Creamcake), mantendo porém a unidade com relação à identidade visual da linha DANUBIO, desenvolvida anteriormente pela Oz e que incluiu não só o projeto das embalagens mas o próprio redesenho da identidade visual da marca.

Foram desenvolvidas cinco embalagens de Sobremesas Lights (goiaba, morango, frutas vermelhas, ameixa e damasco) e três de Creamcake (morango com chocolate, maracujá e morango). A Oz desenvolve as embalagens da DANUBIO há mais de 3 anos, sendo responsável atualmente por todas as embalagens dos produtos da marca como Cream Cheese, Requeijão e Queijo Frescal Ultra Filtrado.