15.12.11

Revista abcDesign # 37


Design Israelense: A repórter Heloísa Righetto apresenta como a nova voz do design feito em Israel mistura a criatividade e tradição para inovar.

Déco Bossa Nova: A art déco faz parte da história do Rio de Janeiro e permeia boa parte da sua arquitetura. Flávia Mendonça resgata a história do crescimento urbano e cultural da cidade maravilhosa e ainda mostra como a art déco está se manifestando atualmente na moda e no design.

Uma boa impressão: Bruno Porto dá dicas preciosas sobre como fazer com que seu portfólio faça jus ao seu trabalho.


Rogério Duarte: Ericson Straub conversou com um designers gráficos que melhor incorporou a brasilidade em seu trabalho.

E ainda:

  • Cases – Uma coleção de moda por Jefferson Kulig
  • Entrevista – Gui Bonsiepe
  • Super Infos – o que faz os inforgráficos da super tão legais
  • Design Methos – Teoria ou realidade?
Para mais informações acesso o link:
http://abcdesign.com.br/revista-abcdesign/n%C2%B0-37

Getty Images amplia acervo de clipes de vídeo de notícias e documentários

Em parceria com Bloomberg, o Museu Americano de História Natural, as agências MacNeil/Lehrer Productions, Barcroft Media e o canal WGBH, acervo da Getty Images passa a oferecer mais vídeos de fatos reais

A Getty Images, líder mundial na criação e distribuição de conteúdo visual, clipes de filmes, produtos multimídia e música, amplia seu acervo de vídeo com mais 825 mil opções. O aumento do acervo é resultado da parceria com a Bloomberg, que trouxe mais de 150 horas de vídeo, o Museu Americano de História Natural, a agência MacNeil/Lehrer Productions, a Barcroft Media que contribui com vídeos como o do casamento de Paul McCartney e Nancy Shevell, e o canal WGBH, que traz conteúdo educativo, de história, sciencia, curiosidades e cotidiano para o mundo todo.

“Com uma pesquisa feita pelo nosso departamento de “Creative Research”, mais os dados de tendências e análise da comunicação visual, a Getty Images selecionou a dedo o conteúdo de cada parceiro para criar coleções que atendam à crescente demanda em toda a mídia de transmissão, assim como os segmentos educacionais com conteúdo baseado em fatos incluindo notícias, ciência, tecnologia, momentos inesquecíveis e acontecimentos históricos,” diz o diretor da Getty Images Brasil, Paulo Schmid.

A empresa vem se destacando cada vez mais pela grande variedade e qualidade de imagens e clipes de vídeo disponível em seu acervo. Com essas novas parcerias, seu acervo passa a incluir vídeos de coberturas e fatos reais que podem ser utilizados por emissoras de TV, portais e produtoras de documentário.

Sobre a Getty Images Brasil
A Getty Images é líder mundial na criação e distribuição de conteúdo visual, clipes de filmes, produtos multimídia e música. A Getty Images atende a clientes em mais de 100 países e é a primeira empresa à qual profissionais da área de criação e mídia recorrem para encontrar, adquirir e gerenciar imagens e outros conteúdos digitais. Os fotógrafos e as imagens premiadas da empresa ajudam clientes a criar trabalhos inspiradores que aparecem diariamente nos jornais, revistas, campanhas publicitárias, filmes, programas de televisão, livros e web sites mais influentes do mundo. Acesse www.gettyimages.com.bre saiba mais sobre o papel da Getty Images no mundo da comunicação digital.

Avantium e The Coca-Cola Company assinam acordo para desenvolver o PEF, plástico 100% vegetal

A Avantium, empresa de pesquisa e tecnologia da Holanda, anuncia um acordo com a The Coca-Cola Company (NYSE:KO) para aprimorarem, juntas, a tecnologia para a produção de garrafas PEF 100% biológicas. A tecnologia patenteada YXY (pronuncia-se icksy) foi desenvolvida pela Avantium, que acredita que o PEF, por seu desempenho e preço, se tornará o biopoliéster da próxima geração. Atualmente, é mais usado o PET, que é o poliéster derivado de petróleo.

As primeiras ações de maior peso para o aprimoramento do PEF incluem a inauguração de uma fábrica-piloto da Avantium, oficialmente aberta em 8 de dezembro em Geleen, Holanda. A expectativa é que no início de 2012, outros parceiros importantes passem a fazer parte do desenvolvimento conjunto.

"Nossa solução YXY para o setor de embalagens cria um novo bioplástico com propriedades funcionais excepcionais por um preço competitivo. Acreditamos que essa tecnologia seja economicamente viável e tenha um impacto ambiental significativamente reduzido. Já fizemos garrafas com excelentes propriedades de isolamento e térmicas e nosso processo de produção se adapta bem às cadeias de abastecimento existentes”, afirma o Diretor Geral da Avantium, Tom van Aken. “Planejamos começar a produção comercial do PEF em cerca de três a quatro anos", completou.

O PEF pode ser derivado de qualquer matéria-prima de biomassa contendo carboidratos, como cana-de-açúcar, resíduos agrícolas, vegetais e grãos. Usando o YXY como tecnologia química-catalítica rápida e eficiente, esses carboidratos podem ser convertidos em uma ampla variedade de bioplásticos.

Estimativas econômicas de processo atuais indicam que o PEF será uma alternativa viável para o PET derivado de petróleo. “O PEF é 100% biológico e, quando for comercializado, será totalmente reciclável. Acreditamos que atenda a todos os critérios essenciais para se tornar o bioplástico da próxima geração para alimentos, bebidas e outras aplicações”, disse Tom van Aken.

“Estamos muito empolgados com a fase na qual estamos entrando com a The Coca-Cola Company para continuar o desenvolvimento do PEF e deixar esse novo material pronto para produção em massa e reciclagem. Sua liderança e experiência na comercialização de biomateriais a torna um excelente parceiro para se trabalhar”, afirmou Tom van Aken.

A fábrica-piloto da Avantium na Holanda, aberta bara começar o processo YXY em escala, tem capacidade para 40 toneladas por ano e produz material PEF para o desenvolvimento de aplicações. A colaboração com a The Coca-Cola Company é fundamental para assegurar uma transição tranquila para a fase de produção em massa de garrafas PEF. A Avantium também está discutindo ativamente parcerias com outras importantes marcas, para desenvolver garrafas PEF, fibras e películas. No longo prazo, a Avantium licenciará sua tecnologia YXY para permitir a produção mundial em grande escala e o uso de seus materiais bioplásticos.

Sobre a Avantium
A Avantium é uma empresa de tecnologia, especializada na área de P&D avançada de alta produtividade. A empresa desenvolve e comercializa o YXY, tecnologia para produzir elementos básicos químicos para materiais verdes com excepcionais propriedades dos produtos por um preço competitivo. Combinado com a significativa redução no impacto ambiental, a principal aplicação da Avantium, o PEF, atende a todos os critérios essenciais para se tornar os bioplásticos da próxima geração para garrafas, películas e fibras.
A Avantium demonstrou o valor e o potencial comercial de sua tecnologia exclusiva, colaborando com as principais empresas nos setores de energia e químico. A empresa tem histórico consagrado em oferecer serviços e sistemas de desenvolvimento de catalíticos químicos rápidos e eficientes para líderes do mercado como BP, Shell e Sasol. Os escritórios e a sede de Avantium localizam-se em Amsterdam, Holanda.

Sobre o YXY
A Avantium desenvolveu o YXY, uma família de elementos básicos verdes para materiais e combustíveis que podem competir em preço e desempenho com alternativas derivadas de petróleo, mas que têm excelente impacto ambiental. YXY é uma tecnologia patenteada que converte biomassa em elementos básicos furânicos, como FDCA (2,5-ácido furandicarboxílico). O FDCA é o monômero que pode ser usado para a produção do PEF (furanoato de polietileno) poliéster biológico.
O YXY tem potencial para se tornar a solução perfeita para os desafios de hoje, usando carboidratos como matéria-prima para permitir a fabricação de produtos verdes e sustentáveis. Esse processo de produção rápido e econômico baseia-se na tecnologia catalítica da Avantium. O YXY pode ser implementado em ativos de produção química existentes. A Avantium está colaborando com as principais empresas do setor para desenvolver e produzir materiais e combustíveis verdes baseados nos elementos básicos YXY.

Diretora de arte da F/Nazca lança e-commerce de decoração


A diretora de arte da F/Nazca Fabiana Falcão acaba de lançar a Collector, site de decoração para pessoas que buscam peças especiais para o lar. Conceituada por Fabiana e pelo escritório de design HLD (http://www.hyperlocaldesign.com), o projeto garimpou peças exclusivas para deixar a casa mais charmosa e confortável. São mais de 50 linhas de produtos e cerca de 300 itens separados por categorias como “sala & quarto”, “banheiro”, “cozinha & mesa” e “jardim & quintal”.

Para facilitar ainda a escolha dos presentes, a Collector usa categorias distintas que podem ser visitadas de acordo por estilo de cada casa: “boho”, “vintage”, “romântico” e “industrial”. Há ainda uma opção destinada a quem quer se presentear, chamada “para você”, com itens de uso pessoal.

De mantas bolivianas a toalhas de mesa, passando por cortinas, almofadas, vasos e puxadores, a Collector reúne um pouco de tudo o que pode ser encontrado de mais bacana pelo mundo, com criações de designers do Estudio Manus , Corporação de Ofícios e TAMTUM, além do designer egípcio Karim Rashid.


Fabiana Falcão, sócia da Collector, explica um pouco sobre a iniciativa de criar uma marca brasileira com peças garimpadas entre os melhores designers e produtores do mundo inteiro com preços acessíveis: “A Collector surgiu da minha percepção como consumidora. Sempre senti falta, no Brasil, de uma marca de decoração que se identificasse com o meu estilo de vida e com o dos meus amigos. Buscava preços compatíveis, criatividade e transparência em relação a origem dos produtos”, conta.

Entre a seleção de produtos destaque para uma linha ecológica que conta com peças como a garrafa Bobble, criada por Karim Rashid, que possui um pequeno filtro colorido capaz de filtrar até 150 litros de água. Feita com material reciclado a partir de garrafas pet, a Bobble comporta até 550ml. A linha de design sustentável conta ainda com o BacSac, uma nova geração de recipientes para cultivo de plantas, com capacidade para 50 litros. Feito com geotêxtil, um material 100% reciclável, preserva o equilíbrio entre a terra, o ar e a água.

Com esta proposta, a Collector investiu em peças handmade, como tapetes e toalhas, além das garrafas de vários tamanhos que podem funcionar como vasos retrôs e prometem tornar os ambientes ainda mais especiais.

Acesse e conheça mais sobre a nova loja online para decorar a casa: http://www.collector55.com.br

Casa Rex moderniza tradicional marca de pastas de dentes da China



A Casa Rex redesenhou a marca chinesa Zhong Hua de cremes dentais da Unilever.

Reposicionada em diagonal, a marca ganhou cantos arredondados, tridimensionalidade e um ícone em forma de sorriso que trazem uma aparência mais cosmética e atual, além de inserida no contexto da categoria em que atua.

"Sem correr o risco de descaracterizar um ícone tão tradicional e familiar ao público chinês.", comenta Gustavo Piqueira, proprietário da Casa Rex e também autor do projeto gráfico — que contou com a consultoria do designer Bruno Porto, baseado em Shangai, para garantir a manipulação consistente dos dois ideogramas que compõe o logo.



A nova identidade visual foi aplicada em todo o portfólio de embalagens dos cremes dentais Zhong Hua, também desenvolvidas pela Casa Rex. A casa de design retrabalhou as cores e trouxe elementos mais dinâmicos e fluidos que tornam as embalagens mais contemporâneas e atrativas, além de reorganizar a arquitetura de informação das variantes, para facilitar a navegação do consumidor através das diferentes plataformas e benefícios oferecidas pela marca.

Sobre a Casa Rex:
Casa Rex é uma casa de design gráfico internacional com sedes em São Paulo e Londres. Com um time de mais de quase 40 profissionais liderados por Gustavo Piqueira, sua área de atuação vai de extensos projetos globais para marcas de consumo, projetos editoriais, corporativos e ambientais, até projetos experimentais como alfabetos, ilustrações e objetos - não podendo ser enquadrada sob os tradicionais moldes de "agência" ou "estúdio" de design. Para conhecer mais, acesse: www.casarex.com