10.11.11

Panamericana realiza Exposição illumiNAÇÕES

Mostra inspirada na Bienal de Veneza terá de performances a fotografias e contará com a curadoria de vários mestres das artes visuais; Intenção foi fazer artistas participantes refletirem sobre o mundo em que vivemos

Nomes importantes da fotografia, das artes plásticas e do design, como Arnaldo Pappalardo, Cláudio Tozzi e Enrique Lipszyc, se uniram na curadoria da Exposição illumiNações, mostra inspirada na Bienal de Veneza e idealizada pela Panamericana Escola de Arte e Design, que será inaugurada dia 17 de novembro nas duas unidades da Panamericana em São Paulo – Avenida Angélica, nº 1900 e Rua Groenlândia, nº77.

O evento apresentará trabalhos multidisciplinares de 60 alunos da instituição, executados em formatos diversos que promovem uma reflexão sobre o mundo atual e seus antagonismos: globalizado, alienado, desigual, belo, avançado, racional e emotivo, objetivando a expressão artística autoral e universal, a arte como meio de comunicação de todas as nações.

A proposta, inovadora, foi a de um evento completamente aberto, sem preconceitos, que levasse a experimentações irrestritas para abordar temas contemporâneos. A mostra é dividida em dois espaços. Na unidade da Angélica, os visitantes poderão apreciar os trabalhos selecionados na área de fotografia, enquanto na unidade da Groenlândia, serão expostas obras de arte de vários tamanhos e formatos.

As obras poderão ser apreciadas em painéis, telas, computadores e em instalações artísticas espalhadas pelo local. Ilustrações, pinturas, colagens, esculturas, performances, maquetes, vídeos, motion graphics, fotografias, entre outros, farão parte dos meios escolhidos pelos artistas para expressarem sua compreensão sobre o tema. O evento é aberto ao público.

Bastidores
Foram necessários cerca de seis meses para desenvolver esta grande mostra. Para chegar aos trabalhos selecionados, foram mobilizados professores, representantes da diretoria e profissionais convidados, caso dos membros do Comitê de Notáveis da Panamericana Cláudio Tozzi, Enrique Lipszyc, Arnaldo Pappalardo, além da psicanalista Andréa Naccache, especialista em Ética, Inovação e Design.

O aspecto inovador da curadoria esteve na discussão e troca de informações entre profissionais envolvidos, direta ou indiretamente, em todas as obras que serão apresentadas ao público. Dessa forma, a liberdade artística foi levada também para o âmbito da escolha dos trabalhos, evitando, mesmo que involuntariamente, qualquer cerceamento ou imposição de valores.

Em aproximadamente dez encontros de longa duração, Notáveis e membros da Escola transformaram suas visões sobre a arte ali colocada à prova e, mesmo que temporariamente, criaram uma experimentação de critérios, colocando seus olhares em discussão entre os pares para o surgimento de um novo conceito, que agora poderá ser visto em suas inúmeras facetas na Exposição illumiNAÇÕES.

Exposição illumiNAÇÕES
Grátis!
Fotografia
Data: de 17 de novembro a 10 de dezembro
Endereço: Avenida Angélica, 1900, Higienópolis
Horário: 2ª a 6ª das 10h às 21h e sábados das 9h às 12h. Fechado aos domingos.

Artes Plásticas
Data: de 20 de novembro a 10 de dezembro
Endereço: Rua Groenlândia, 77, Jardim Paulista
Horário: 2ª a 6ª das 10h às 21h e sábados das 9h às 12h. Fechado aos domingos.

AlmapBBDO conquista três Ouros e oito Bronzes no El Ojo 2011

Terminou hoje a 14ª edição do Festival El Ojo de Iberoamérica. O Brasil somou 103 troféus. A AlmapBBDO conquistou três Ouros: “Mobile Check In”, para GOL Linhas Aéreas, na categoria El Ojo Interativo, “Projeto Repartir”, para Casa do Zezinho e “Bafômetro da BOA”, para cerveja Antarctica, da AmBev, ambos na categoria Promo. A agência também obteve oito Bronzes.

Entre os prêmios brasileiros, constam dois Gran Ojo, um da Loducca para "Balões" em Produção Audiovisual, e outro da F/Nazca para “República Popular do Corinthians”, para Nike, em Campanhas Integradas. As agências brasileiras conquistaram 27 Ouros, 29 Pratas e 45 Bronzes e nenhum troféu nas categorias Postais e Rádio.

Confira abaixo a lista completa dos prêmios da AlmapBBDO.

Ouro para “Mobile Check In”, de GOL Linhas Aéreas, na categoria El Ojo Interativo.
Ouro para “Projeto Repartir”, da Casa do Zezinho, na categoria Promo.
Ouro para “Bafômetro da BOA”, de cerveja Antarctica, da AmBev, na categoria Promo.
Bronze para “Eixo”, de Audi Quattro, da Audi.
Bronze para “Havaianas IPÊ”, de Havaianas da SP Alpargatas, na categoria El Ojo Interativo.
Bronze para “Twitter zoom”, de VW Fox, da Volkswagen do Brasil, na categoria El Ojo Interativo.
Bronze para “Mobile Check In”, para divulgar o check-in eletrônico da GOL Linhas Aéreas, na categoria El Ojo Interativo.
Bronze para "Ringtônicos”, para a Casa do Zezinho, na categoria El Ojo Interativo.
Bronze para “Bafômetro da BOA”, para cerveja Antarctica, da AmBev, na categoria El Ojo Directo.
Bronze para “Magazine Trasfertyoe”, para revista Billboard Brasil, em Promo.
Bronze para “Making Of”, para O Boticário, na categoria El Ojo Innovador.

F/Nazca contrata para criação, RTV e mídia


Anelise Bôa é a nova assistente de arte. Ela estava na Garage há dois anos, onde começou como estagiária e depois tornou-se assistente.

Renato Chabuh chega à F/Nazca para integrar a equipe de RTV como executivo. Seu último trabalho foi no RTV da Africa e como atendimento na produtora Companhia de Cinema, onde esteve nos últimos cinco anos.

Renato Gabriel, formado em Publicidade e Propaganda pela FAAP, assume como coordenador de mídia para o grupo Carrefour. O profissional iniciou sua carreira na Salles Chemistri/Publicis Salles Norton, em 2004, como estagiário de mídia. Estagiou também na Toró Propaganda, e na Full Jazz assumiu como assistente. Renato tem no currículo passagem pela Ogilvy Brasil, entre 2006 e 2008, e pela NBS, onde foi coordenador por quase dois anos. Ele estava na Giovanni+DraftFCB como coordenador desde 2010, trabalhando para clientes como Sky, Disney e Lab Fleury.

Volkswagen destaca tecnologia inovadora em campanha integrada







Com o conceito “Não existe na vida, mas existe em um Volkswagen”, a campanha é composta por filmes, mídia impressa, hotsite, peças na web e um hotsite com o ator Lázaro Ramos feito inteiro dentro do Youtube

Com 3 comerciais, 4 anúncios em páginas duplas, peças na Internet e a presença do ator Lázaro Ramos apresentando as inovações da marca em um hotsite totalmente feito no Youtube, estreia no dia 13 de novembro a segunda etapa da campanha institucional da Volkswagen. Bem-humorada e diferente, ela destaca as inovações tecnológicas disponíveis nos modelos da montadora e que reforçam o conforto e a segurança que a Volkswagen oferece aos consumidores brasileiros. Com o conceito “Não existe na vida, mas existe em um Volkswagen”, a campanha assina “Isto é inovação. Isto é Das Auto”.

Na primeira etapa, lançada há cerca de um mês, um filme e a fan Page da montadora com as inovações da marca destacaram a proximidade entre o Brasil e a Alemanha, país de origem da montadora, de onde ela trouxe a tecnologia e o perfeccionismo que só os carros da Volkswagen oferecem aos brasileiros.



Cada um dos 3 filmes desta nova fase, de 30”, cita uma tecnologia e os benefícios que ela oferece a quem possui um modelo Volkswagen, utilizando linguagem acessível e situações do dia a dia. Para falar do ACC, “Adaptive Cruise Control”, por exemplo, o filme “Bebê” abre com uma criança engatinhando em direção a um vaso de vidro sobre uma mesa. Mas o tapete por onde ela se movimenta funciona como uma esteira rolante que a impede de se aproximar do objeto, o qual significa um risco à sua segurança. A cena corta para um Passat Variant seguindo por uma estrada e diminuindo automaticamente a velocidade ao ser ultrapassado, mantendo-o a uma distância segura do outro carro. O locutor, em off, explica a nova tecnologia e destaca: “Mais uma inovação Volkswagen”.


No filme “Coral”, a cena leva a um grupo de crianças cantando em uma escola, em que um dos meninos, entediado, quase cochila durante a apresentação. Quando seu corpo se inclina prestes a cair, surge um alarme no livreto onde estão as canções, que o desperta. O locutor em off explica que o “Sensor de Fadiga” da Volkswagen alerta o motorista quando identifica algum sinal de cansaço. “Não existe na vida, mas existe em um Volkswagen”, destaca.

O comercial “Óculos” abre com um jovem de óculos e jeito de estagiário circulando num escritório com um copinho de café na mão, tomando cuidado para não derramá-lo. Um colega, com jeito sarcástico, caminha sorrateiramente atrás do rapaz, pronto a estourar um saco de papel para assustá-lo. Quando ele já está bem perto da “vítima”, parte dos óculos do estagiário começa a piscar, exatamente do lado por onde o colega se aproxima, prevenindo-o sobre o perigo. O locutor fala, então, do “Side Assist”, tecnologia que avisa quando há um veículo num ponto cego do carro. Os três filmes fecham com o link para o canal de inovação da marca, no Youtube (que vai ao ar no domingo, dia 13/11) e a assinatura “Isto é inovação. Isto é Das Auto”.

Os anúncios seguem a linha dos filmes, mostrando cenas do cotidiano para exemplificar como estes itens inovadores da Volkswagen – como o “Emergency City Brake”, que aciona o freio quando um obstáculo aparece repentinamente à sua frente – oferecem ainda mais segurança a quem possui um de seus modelos.



Lázaro Ramos
A participação do ator Lázaro Ramos vai surpreender e atrair a atenção dos usuários da Internet no primeiro hotsite da marca feito totalmente dentro do Youtube.. Não apenas por ser a primeira vez que o ator baiano participa de uma campanha da montadora, mas também pela maneira como fará isso. Ele estará em 4 filmes no brand channel da Volkswagen no Youtube e não se restringirá a discorrer sobre inovação e os equipamentos: vai conversar com o espectador e interagir com os componentes da página da Internet – tais como o player do som e os frames dos filmes que fazem parte dela – para mostrar como os itens funcionam.

Num deles, ao falar das inovações Volkswagen, o baiano Lázaro coloca um letreiro sobre a tela do filme do Youtube e conversa com uma baiana que “está” no frame ao lado da tela, explicando que na hora de escolher um carro torna-se “um pouquinho alemão” porque prefere modelos benfeitos e bem pensados, características do DNA da Volkswagen. Já no vídeo sobre o câmbio “I-Motion”, o ator começa a conversar e sua voz “tropeça. Ele, então, troca o player da página por outro, do câmbio “I-Motion”, e o filme segue sem paralisações.



Para demonstrar como funciona o “Emergency City Brake”, o ator está no banco da frente de um modelo Volkswagen e se dirige aos espectadores como se eles estivessem no banco de trás, convidando-os a testar a tecnologia com alguns tipos de obstáculos disponíveis. Para cada tentativa, Lázaro faz um comentário, como se estivesse realmente conversando com o usuário da Internet. Esta impressão é acentuada no filme sobre o “Park Assist 2”, com o qual o carro estaciona sem que o motorista sequer toque no volante. O ator conta como o item atua e, para exemplificar, “usa” um Tiguan que está no frame de outro filme da página e o leva para a tela que está utilizando, estacionando-o. Em seguida, chama o espectador a tentar fazer o mesmo com outros tipos de veículos cujas imagens aparecem na tela. Depois das tentativas frustradas, Lázaro destaca que “no Youtube como na vida, estacionar sem as mãos só em um Volkswagen”.

Ficha técnica – Peças online
Anunciante: Volkswagen
Produto: Imagem
Diretor Geral de Criação: Luiz Sanches
Co-Direção de Criação online: Luciana Haguiara e Sandro Rosa
Diretor de Arte: Ricardo Pocci, Hauck Araujo
Redator: Flavia Figueiredo
Produtoras: UmStudio
Diretor de tecnologia: Fernando Boniotti
Atendimento: Fernão Cosi, Filipe Bartholomeu, Isabela Crepaldi e Caio Volpe
Gerente de Projetos: Ana Carolina Cintra
Tecnologia: Fernando Boniotti
Planejamento: Cintia Gonçalves e Sergio Katz
Mídia: Paulo Camossa, Gabriel Queiroz ,Leandro Fujita, Mauricio Val Cruz, Larissa Porto de Andrade.
Aprovação: Artur Martins, Herlander Zola, Ana Paula Lobão, Marcos Eduardo de Mello

Ficha técnica – Só mesmo um Volkswagen
Anunciante: Volkswagen
Produto: Imagem
Título: Só mesmo um Volkswagen
Diretor Geral de Criação: Luiz Sanches
Diretor de Criação: Renato Simões e Marcos Medeiros
Co Direção de Criação online: Luciana Haguiara, Sandro Rosa
Diretor de Arte: Hauck Araujo, Bruno Prosperi, Nathalia Resende, Sandro Rosa
Redator: Flavia Figueiredo, Renato Simões, Luciana Haguiara
Arquitetura de Informação: Vanessa Marques
Produtora: Conspiração e Conspiração Concept
Diretor: Paulo Diehl
Trilha/Locutor: Cabaret
Rtvc: Vera Jacinto, Gabriel Dagostini, Tais Olhiara
Atendimento: Fernão Cosi, Filipe Bartholomeu, Isabela Crepaldi, Caio Volpe e Rodrigo Falcão.
Gerente de Projetos: Ana Carolina Cintra
Diretor de Operações: Gustavo Burnier
Tecnologia: Fernando Boniotti
Planejamento: Cintia Gonçalves e Sergio Katz
Mídia: Paulo Camossa, Gabriel Queiroz ,Leandro Fujita, Mauricio Val Cruz, Larissa Porto de Andrade.
Aprovação: Artur Martins, Herlander Zola, Ana Paula Lobão, Marcos Eduardo de Mello

Ficha Técnica – Filme
Anunciante: Volkswagen
Título: Bebê / Óculos / Coral
Produto: Imagem
Diretor Geral de Criação: Marcello Serpa
Diretor de Criação: Luiz Sanches
Diretor de Arte: Bruno Prosperi
Redator: Renato Simões
Produtora: Sentimental Filme
Direção: 2
Fotografia: Pedro Cardillo
RTVC: Vera Jacintho, Gabriel Dagostini, Diego Villas Boas, Luana Aghata
Trilha / Locutor: Raw / Paulo Ivo
Montador / Editor: Rogério Ferreira
Finalizadora: Invaiders
Atendimento: Fernão Cosi, Filipe Bartholomeu, Isabela Crepaldi e Caio Volpe
Planejamento: Cintia Gonçalves e Sergio Katz
Mídia: Paulo Camossa, Gabriel Queiroz, Daniele Vale e Rogério Nascimento
Aprovação: Artur Martins, Herlander Zola, Ana Paula Lobão, Marcos Eduardo de Mello

Ficha Técnica – Anúncio
Anunciante: Volkswagen
Título: Não existe na vida, mas já existe em um Volkswagen
Produto: Imagem
Diretor Geral de Criação: Marcello Serpa
Diretor de Criação: Luiz Sanches
Diretor de Arte: Bruno Prosperi, André Gola
Redator: Renato Simões, Pernil
Fotógrafo: Hugo Treu
Ilustração: 6B
Produtor Gráfico: José Roberto
Atendimento: Fernão Cosi, Filipe Bartholomeu, Isabela Crepaldi e Caio Volpe
Planejamento: Cintia Gonçalves e Sergio Katz
Mídia: Paulo Camossa, Gabriel Queiroz, Daniele Vale e Rogério Nascimento
Aprovação: Artur Martins, Herlander Zola, Ana Paula Lobão, Marcos Eduardo de Mello

Braskem divulga selo “I’m green”


A Braskem desenvolveu uma campanha que, além de apresentar seu trabalho na produção da matéria-prima do plástico feito de cana-de-açúcar, valoriza o cuidado da empresa com o meio ambiente. A campanha, criada pela WMcCann, mostra algumas marcas que utilizam a tecnologia inovadora da Braskem em suas embalagens e frascos.






Para destacar esses produtos de fonte renovável, a Braskem desenvolveu um selo que indica que os mesmos utilizam sua tecnologia, conferindo uma identidade sustentável às marcas.



O selo “I’m green” pode ser encontrado nas embalagens dos produtos da Faber Castell, Danone, Sundown e Embalixo destacando essa tecnologia 100% brasileira.



A campanha desenvolvida pela WMcCann contempla mídia impressa veiculada em jornais e revistas. Além disso, um sequencial de cinco anúncios foi veiculado hoje no Valor Econômico.



Ficha Técnica:
Agência: WMcCann
Cliente: Braskem
Produto: Plástico Verde – I´m green
Nome da campanha: Co-Branding
CCO: Washington Olivetto
Direção de criação: Sergio Franco
Head of Art: Carlos Ia Murad
Direção de arte: Pedro Candelária
Redação: Rodrigo Guimarães
Atendimento: Ronaldo Gasparini, Roberta Julianelli, Ralph Silveira Prado
Mídia: Paola Frajdrach, Kelly Ribeiro, Rodrigo Magri, Michelle Zmetek
Aprovação pelo cliente: Frank Alcântara, Cláudia Bocciardi, Marina Amore, Renato Merlini, Rodrigo Belloli
Direção de produção: Marcelo Hack
Produção Gráfica: Marcelo Pinto e Ricardo Rodrigues
Art Buyer: Ricardo Lívio e Emilzir Damasco
Foto: Diogo Telles
Tratamento de imagem: Arizona

João Armentano, Vic Meirelles, Sig Bergamin, entre outros profissionais, criam peças exclusivas para 9.º Leilão de Guirlandas de Natal do Lar Center

 Vic Meirelles
Promovido há nove anos por Glorinha Baumgart, presidente do Instituto Center Norte, o tradicional Leilão de Guirlandas do Lar Center acontece, este ano, de 5 a 30 de novembro. Em sua nona edição, o evento reúne 12 peças exclusivas, assinadas por arquitetos e decoradores de grande renome no mercado, como João Armentano, Vic Meirelles, Sig Bergamin, Rudi Aguiar e Adriana Suzuki. Entre os autores dos trabalhos também estão vários outros profissionais de destaque na sociedade, como Débora Seco, Rodrigo Faro, Hebe Camargo, Gustavo Rosa, Isabella Suplicy, além da própria Glorinha Baumgart.


Sig Bergamin

Apaixonada pelas tradições natalinas, Glorinha convida, a cada ano, pessoas da sociedade, empresários, celebridades e artistas para criar guirlandas de natal personalizadas que, posteriormente, são leiloadas em prol do terceiro setor. Desta vez, toda a renda arrecadada com o leilão será destinada à AACD (Associação de Assistência à Criança Deficiente), entidade também apoiada pelo próprio Instituto Center Norte.



 João Armentano

A novidade, este ano, é que pela primeira vez as guirlandas em exposição serão leiloadas com a participação do grande público. Os lances serão feitos durante o período em que as peças estiverem em exposição no Espaço Cultural Lar Center. Para participar, basta preencher um cadastro com uma das atendentes, fazer o lance num cupom e depositá-lo na urna ao lado da peça exposta. O resultado do Leilão será divulgado no dia 1º de dezembro.

Sobre o Instituto Center Norte
O Instituto Center Norte foi constituído em 2002 para coordenar as ações de caráter social dos empreendimentos do grupo Center Norte. Por meio de projetos próprios e articulando parcerias com outras entidades, o Instituto Center Norte foca suas ações em educação, principalmente, para as entidades assistenciais da zona Norte, além do público interno, visando a capacitação e o desenvolvimento profissional dos lojistas e funcionários das lojas estabelecidas no Shopping Center Norte e no Lar Center.

Serviço:
9º Leilão e Mostra de Guirlandas do Lar Center
Período: 5 a 30 de novembro
Endereço: Lar Center – Espaço Cultural – 1º piso
Av. Otto Baumgart, 500 – Vila Guilherme – Tel. 2224-5900
Horário: segunda a sábado, das 10h às 22h;
Domingos e feriados, das 14h às 20h
Entrada gratuita.

Prêmio celebra 25 anos com instalação interativa, catálogo e site especial

Com número recorde de inscrições nos concursos do cartaz, 855, e de produto/trabalhos teóricos, 810, o Prêmio reuniu novamente grandes nomes do design brasileiro em suas comissões julgadoras e trouxe maior diversidade de pontos de vista, por meio da participação de membros de outros Estados.

O resultado da mais renomada premiação de design do país poderá ser conferido no dia 22 de novembro, às 19h30. Os participantes serão homenageados na cerimônia de entrega dos prêmios e abertura da exposição, que traz os trabalhos finalistas e premiados nesta edição. A mostra trará ainda os cartazes que divulgaram o Prêmio ao longo de sua trajetória.

Para celebrar estes 25 anos, será lançado um site especial e inaugurada uma instalação interativa que disponibilizarão ao público grande parte da memória do Prêmio, cuja história se mistura à do próprio design brasileiro. Na ocasião haverá ainda o lançamento do catálogo “21 - 25º Prêmio Design MCB”, que tem tiragem especial e será distribuído exclusivamente na noite da premiação.

Também serão conhecidos os contemplados que terão inscrição gratuita no iF Product Design Award 2013 - ação desenvolvida em parceria com o Centro Design Paraná -, e sorteada entre premiados e finalistas a bolsa de estudos em um curso de design em Milão, com passagem aérea ida/volta, fruto da parceria com Domus Academy e apoio de Students Online. O evento é gratuito e aberto ao público.


Calendário Prêmio Design MCB
22 de novembro – cerimônia de premiação, abertura da exposição, lançamento de catálogo e instalação interativa

Apoio: Arquitetura e Construção, Arq!Bacana, Casa Cláudia, Centro Design Paraná, Domus Academy, Leo Burnett/Tailor Made, Living Design, Paralela Gift, Students Online e Vitruvius.


Museu da Casa Brasileira
Endereço: Av. Faria Lima, 2705 - Jardim Paulistano
Tel.: (11) 3032-3727
Site: www.mcb.org.br
twitter.com/mcb_org