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Exposição na Caixa Cultural SP celebra 50 anos de trabalho de Gian Calvi


Chega a São Paulo, a partir do dia 10 de setembro, a exposição “Gian Calvi – 50 anos vendo as coisas de outro jeito”. A mostra, montada na Caixa Cultural SP, com curadoria de Auta Rojas Barreto (Collecta), ficará aberta para visitação até 13 de novembro no centro da capital paulista, de terça a domingo, sempre das 9 às 21 horas, gratuitamente.

A exposição marca os 50 anos de carreira do escritor, educador, designer gráfico e ilustrador ítalo-brasileiro e é uma grande celebração de sua premiada trajetória artística, navegando desde sua reconhecida produção gráfica e literária até sua participação na renovação da filatelia brasileira durante a década de 70.

Artista multifacetado, Gian Calvi já criou mais de 15.000 obras, desde capas de livros e revistas, cartazes e muitas outras peças que fizeram e fazem parte da vida e do cotidiano nacional.

Mais do que uma viagem sobre a vida e obra do artista, a exposição é um programa para toda a família, em que a interatividade é uma das principais atrações. As visitas são guiadas por monitores, para que o visitante conheça de maneira rica e divertida a trajetória do artista.



Os pequenos podem participar de atividades conduzidas por arte-educadores, oficinas e cantinho da leitura. Tudo elaborado a partir de uma programação educativa preestabelecida e adequada ao público infantil e ao interesse dos educadores.

Para os adultos, uma grade de palestras será apresentada com temas voltados a criatividade, design, publicidade, entre outros. Para apresentar esses temas serão convidados profissionais renomados do setor. As palestras vão acontecer ao longo do evento e serão previamente divulgadas pelo site e blog do artista (www.giancalvi.com.br e www.giancalvi.blogspot.com).

A mostra será aberta também a estudantes das redes pública e particular, que poderão agendar visitas por meio do telefone (11) 3321-4400.

A exposição “Gian Calvi – 50 anos vendo as coisas de outro jeito” é uma realização da Caixa Cultural, com patrocínio da Caixa Econômica Federal. O projeto e produção são da Collecta e Crianças Criativas.

Programa
Quem for visitar a exposição “Gian Calvi – 50 anos vendo as coisas de outro jeito” vai encontrar a área expositora divida em quatro eixos temáticos, que traçam uma retrospectiva da carreira do artista.

Confira abaixo suas principais atrações:
Literatura Infanto-Juvenil – O espaço traz ao público a ampla e premiada obra gráfica de Gian Calvi, que ilustrou mais de 140 títulos publicados no Brasil, Estados Unidos, América Latina, Europa, Oriente Médio e Japão. Entre os destaques estão “Quando a Onça Ganhou suas Pintas”, “João e o Pé de Feijão”. O livro “Um Mundo para Todos”, editado pela Unesco, foi publicado em sete países e com mais de 1 milhão de cópias vendidas no Brasil. Também estão expostas ilustrações de Calvi para livros de renomados autores, como Lygia Bojunga Nunes, Raquel de Queiroz e Clarice Lispector.

 

Design gráfico / Publicidade & Propaganda – Neste módulo, o visitante poderá entrar em contato com as principais criações publicitárias e conceitos criativos de Gian Calvi, além de conhecer um pouco mais de sua vasta produção editorial. Ao longo de sua vida publicitária, iniciada na TV Globo, nos anos 60, Calvi desenvolveu logotipia para importantes empresas, como a própria TV Globo. Fundador da Casa de Desenho e da Casa da Criação, Calvi também participou de campanhas publicitárias de companhias no Brasil e no exterior. O espaço também apresenta outra faceta reconhecida de Calvi. Criador de capas e ilustrações para diversas editoras nacionais e internacionais, o artista atuou em projetos gráficos de premiados autores brasileiros e estrangeiros, como Jorge Amado, Cecilia Meirelles, Erico Veríssimo, Stephen King e Agatha Cristie, Manoel Bandeira, Maria Clara Machado, Maria Mazzetti, entre outros. Entre as obras expostas estão sua clássica capa do Dicionário Aurélio, de 1977, com as letras sobrepostas.

Filatelia – A exposição faz uma viagem no tempo e mostra a importante contribuição de Gian Calvi para a renovação da Filatelia brasileira. Durante a década de 70, como consultor artístico e designer da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (Correios) e da Casa da Moeda, Calvi participou da revitalização da produção de selos, carimbos e fascículos, ajudando no fortalecimento da identidade filatélica brasileira, hoje reconhecida internacionalmente. Estarão expostos diversas peças filatélicas em seus vários estágios, além de reportagens internacionais sobre a qualidade da produção brasileira no período, com destaque para uma matéria no prestigiado “The New York Times”.

Responsabilidade Social e Ambiental – Cidadão do mundo, Gian Calvi emprestou seu talento artístico para ações socioambientais na América Latina e Caribe. A exposição conta um pouquinho dessa história, apresentando ao público os diversos programas criados e coordenados por Calvi para empresas e organismos internacionais como ONU, Unesco, Unicef, Organização dos Estados Americanos (OEA), Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Banco Mundial e Petrobras, entre outros.

Sobre Gian Calvi
Nascido em Bérgamo, na Itália, Gian Calvi (Gianvittore Calvi) reside no Brasil desde 1949, quando fixou residência no Rio de Janeiro. Com uma carreira abrangente e diversificada, Calvi emprestou seu talento para diversas áreas, como ilustração, filatelia, publicidade/propaganda, literatura, design, educação e responsabilidade socioambiental, sempre desenvolvendo estas atividades de forma simultânea.

Do início de carreira na recém criada TV Globo, em meados da década de 60, até a atual obra literária infanto-juvenil, sua principal atividade atualmente ao lado dos programas socioambientais que coordena, Calvi construiu uma trajetória artística relevante, em que se destacam sua colaboração para importantes movimentos artísticos, publicitários, editoriais e de responsabilidade social e ambiental. Carinho e dedicação especial dedica ainda ao Programa Adultos e CRIANÇAS CRIATIVAS®.

Da publicidade à filatelia, em que se destaca como um ilustrador talentoso e inovador, passando pela literatura infanto-juvenil, onde ilustrou mais de 140 livros publicados, Gian Calvi sempre buscou passar olhar diferenciado das coisas. Sua obra exemplifica bem isso: o objetivo é expandir os horizontes da imaginação para criar um mundo onde tudo é possível.

O jeito especial de Gian Calvi ver as coisas torna impar sua pluralidade artística, instigando o olhar diferenciado e inspirador nas pessoas de todas as idades.

Serviço
Exposição “Gian Calvi – 50 anos vendo as coisas de outro jeito”
Abertura para convidados e imprensa: dia 10 de setembro de 2011, às 11h
Visitação: de 10 de setembro a 13 de novembro de 2011
Horário de visitação: de terça-feira a domingo, das 9h às 21h.
Local: CAIXA Cultural São Paulo (Sé) - Praça da Sé, 111 – Centro – São Paulo/SP
Informações, agendamento de visitas mediadas e translado (ônibus) para escolas públicas: (11) 3321-4400
Acesso para pessoas com necessidades especiais
Entrada: franca
Recomendação etária: livre
Patrocínio: Caixa Econômica Federal
Sites: www.giancalvi.com.br e www.giancalvi.blogspot.com

CAIXA Cultural SP apresenta mostra “Rubens Gerchman


A CAIXA Cultural SP apresenta no dia 10 de setembro de 2011, às 11 horas, a mostra “Rubens Gerchman: Os Últimos Anos”, no centro da capital paulista. A exposição reúne 22 serigrafias realizadas pelo artista nos cinco últimos anos de sua vida, período em que viveu na cidade de São Paulo. A mostra patrocinada pela Caixa Econômica Federal é realizada pela Arte Impressa em parceria com o Instituto Rubens Gerchman, com curadoria de Enock Sacramento, produção de Cláudia Lopes e está documentada em catálogo de 36 páginas.



Essas 22 obras recentes foram editadas em São Paulo pela Papel Assinado, de Pedro Paulo Mendes e Teca Lacerda; dez delas pertencem à série Beijos, oito à Série “Banco de trás”; as quatro restantes enfocam ciclistas, surf e praia, temas recorrentes na obra de Gerchman. Foram incluídas ainda como referências de trabalhos realizados anteriormente, quatro outras gravuras de Gerchman: dois “Bancos de trás”, de 1981; “Gramática”, dos anos 70, para aludir à série de suas esculturas com palavras (Cartilha no superlativo) e à sua produção litográfica; e “Lindonéia”, realizada a partir da obra “Lindonéia, a Gioconda do Subúrbio”, de 1966, obra emblemática da produção do artista.

“O conjunto dessas serigrafias remete a boa parte do trabalho pictórico que Rubens Gerchman realizou ao longo de seu percurso artístico. Trata-se de uma contribuição para compreender o rico e complexo universo conceitual e plástico do artista carioca. Ele nos instiga a aprofundar a pesquisa sobre a produção gráfica gravada de Gerchman, que tem na litografia a expressão mais pungente de seu gesto criador”, complementa o curador Enock Sacramento.



Sobre o artista:
Um dos mais significativos artistas plásticos brasileiros dos últimos 50 anos, Rubens Gerchman nasceu em 1942 no Rio de Janeiro. Inicia sua formação artística em 1957 no Liceu de Artes e Ofícios do Rio de Janeiro, onde estuda desenho. Em 1958, começa a trabalhar como programador visual em revistas e editoras do Rio, atividade que exerce até 1966. Em 1960-61 estuda xilogravura com Adir Botelho na Escola Nacional de Belas Artes. Na sequência aproxima-se da litografia e realiza, em 1964, sua primeira mostra, de desenhos e litos, na Galeria Vila Rica. No ano seguinte, Gerchman realiza exposição individual na Galeria Relevo, na qual aparecem seus primeiros trabalhos com temática urbana, e participa da mostra Opinião 65, no MAM/RJ inserindo-se nas fileiras da vanguarda carioca. Aproxima-se de Hélio Oiticica. Em 1966, está presente nas mostras Pare! e Opinião 66. No ano seguinte participa da Nova Objetividade, cria a capa do disco Tropicália ou Panis et Circensis e conquista o Prêmio de Viagem ao Estrangeiro do Salão Nacional de Arte Moderna, em função do qual viaja para os Estados Unidos, fixando-se em Nova York, onde permanece de 1968 a 1972.

De volta ao Brasil, realiza individual no MAM/RJ (1973) e no MAM/SP (1974) e produz os filmes Triunfo Hermético, ValCarnal, Behind the Broken e Mira, O Imigrante, em homenagem ao pai, proveniente de Kiev, Rússia. Em 1975, Gerchman cria e assume a direção da Escola de Artes Visuais do Parque Lage, pela qual passam alguns dos mais destacados artistas brasileiros do último quartel do século XX, entre eles vários integrantes da Geração 80. Em meados da década é co-fundador e diretor da revista vanguardista Malasartes.

Em 1979-80, em função de uma bolsa da Fundação Guggenheim e de um prêmio conquistado na Bienal Ibero-Americana, trabalha nos Estados Unidos e no México. Em 1981 desenha os azulejos de um mural para o restaurante do SESC Pompéia, São Paulo e recebe o prêmio Golfinho de Ouro – Personalidade do Ano no Setor das Artes do governo do Estado do Rio de janeiro. Em 1982 segue para a Alemanha com uma bolsa de estudos da Deutsche Akademischer Austauschdeinst. Em 1989 é lançado o livro Gerchman, de autoria de Wilson Coutinho. No início dos anos 90 , volta a viver no exterior: México, Venezuela, Colômbia. Em 1993, edita o álbum de litografias Dupla Identidade e, em 2000, um outro, que inaugura a coleção Cahier d’Artiste, da Lithos Edições de Arte. Em 2003, Gerchman resolve mudar-se para São Paulo, onde veio a falecer em 2008.

SERVIÇO:
Exposição “Rubens Gerchman: Os Últimos Anos”
Abertura para convidados e imprensa: dia 10 de setembro de 2011, às 11h
Visitação: de 10 de setembro a 13 de novembro de 2011
Horário de visitação: de terça-feira a domingo, das 9h às 21h.
Local: CAIXA Cultural São Paulo (Sé) - Praça da Sé, 111 – Centro – São Paulo/SP
Informações, agendamento de visitas mediadas e translado (ônibus) para escolas públicas: (11) 3321-4400
Acesso para pessoas com necessidades especiais
Entrada: franca
Recomendação etária: livre
Patrocínio: Caixa Econômica Federal

O fotógrafo Gabriel Wickbold, criador da incrível série Sexual Color, marca presença no Pixel Show São Paulo 2011


O Pixel Show, maior evento de criatividade do Brasil, é organizado pela Zupi e chega ao seu sétimo ano melhor que nunca. Além das tradicionais feiras de arte e design, exposições e sessões de pintura ao vivo com artistas renomados, o evento terá a presença do fotógrafo Gabriel Wickbold.

Carioca de 26 anos ganhou destaque no mercado com seu estilo de fotografia acachapante. O sucesso apareceu com a série Sexual Colors, uma mistura de sensualidade e cores vívidas. Wickbold não se considera somente um fotógrafo, mas também um diretor de arte. No momento, ele está com alguns projetos pessoais, dentre eles a série Sex Fashion, que mostra silhuetas de mulheres cobertas por tecidos.

A palestra promete ser imperdível. Nela o artista irá mostrar seus trabalhos de maior sucesso, contar sua experiência no mercado e conversar com o público. Marcar presença é indispensável para quem gosta de fotografia e, principalmente, para quem curte arte.

Local: FECOMERCIO - Rua Doutor Plínio Barreto, 285 - Bela Vista – São Paulo
Quando: 15 e 16 de outubro de 2011
http://www.pixelshow.com.br/sp

Paraty em Foco – 7º Festival Internacional de Fotografia acontece entre os dias 21 e 25 de setembro


A sétima edição do Paraty em Foco acontecerá no próximo mês de setembro na cidade de Paraty, RJ. Seu tema “futuro” surge num turbilhão de imagens, navegando por um mundo quase totalmente digital. É inevitável questionar qual será a cara da nova fotografia, qual será a produção fotográfica que a humanidade vai encontrar mais a frente e onde se posicionarão fotógrafos e artistas diante de toda essa revolução que já começou e que não para de acelerar.



Produção do Estúdio Madalena [São Paulo] e da Galeria Zoom [Paraty], o evento oferecerá uma vasta programação. A maior parte totalmente gratuita e aberta ao público em geral. Iatã Cannabrava, um dos diretores do Festival, fala dos prazeres e desafios de fazer o Paraty em Foco: “O Festival está entre os dez maiores eventos da fotografia no mundo e, mesmo com 80 novos convidados a cada ano, não conseguimos dar conta da demanda por novos olhares e pensamentos sobre a fotografia, tamanha a pluralidade que o meio vive. A fotografia passa por uma revolução. Não é apenas um meio de expressão, mas uma ação múltipla na sociedade contemporânea, entre a arte e a ciência, sendo a grande protagonista das redes sociais”. Cannabrava ainda completa: “As transformações são tantas e tão rápidas que só podemos falar de futuro de duas maneiras: futuro imediato ou quase passado”.



A programação do Paraty em Foco

Atraindo boa parte do público (circulam pelo Paraty em Foco cerca de 8 mil pessoas), serão 14 encontros/entrevistas com grandes nomes da fotografia nacional e internacional, que acontecem na Casa de Cultura, principal centro cultural da cidade. Serão quatro rodadas diárias: às 10h30, 15h, 17h e 19h (programação completa segue em anexo), exceto no dia de abertura que acontecerá uma entrevista às 19 hs. Tudo será retransmitido ao vivo para o Espaço Multimídia (uma grande tenda que o Festival monta na Praça da Matriz), para o Lounge do Visitante e também pelo site oficial do evento – www.paratyemfoco.com.br.

Exposições - a cidade fica tomada pela fotografia. Essas mostras estarão espalhadas entre galerias da cidade [Galeria Zoom, Traço Atelier, Galeria do Iphan, entre outras] e lugares inusitados, como a Capelinha Nossa Senhora das Dores (2º andar), o Mercadinho do Cais, os Tapumes (atrás da igreja Santa Rita), a Casa da Pólvora e outros.

Circuito Noite – É uma novidade desta edição: uma programação de exposições projetadas nas ruas de Paraty, que irão acontecer todas as noites, das 19h às 23h. Lembrando que as exposições são formadas por obras de artistas convidados pela organização, trabalhos escolhidos via convocatória pública (recebidos até 30/07) e com o resultado de trabalhos sociais que usam a fotografia como plataforma.

Workshops – Este ano serão mais de 25 Workshops (mais de 400 vagas). Os cursos têm duração de um, dois ou três dias e serão conduzidos por profissionais de renome, nacionais e internacionais. É necessária inscrição prévia (programação completa segue em anexo), que pode ser feita via site ou durante o festival [se houver vagas remanescentes].

Alguns dos workshops - Luciano Candisani com National Geographic Experience; Ayrton 360, um dos mestres contemporâneos da fotografia panorâmica; Claudio Edinger falando do trabalho autoral da fotografia; Claudi Carreras falando de curadoria e edição de imagens; o pessoal do Coletivo Garapa que fará uma expedição multimídia na Serra do Mar (de sexta a domingo); Claudio Feijó com o imbatível Descondicionamento do Olhar e João Wainer, que falará sobre fotojornalismo na TV e intersecção de linguagens.

Projeções - Todas as noites na Tenda acontecem as famosas Noites de Projeção com trabalhos fotográficos, documentários, curtas e filmes, sempre a partir das 22h30.


Leitura de Portfólio - O evento também oferece a Leitura de Portfólio. A primeira dessas atividades estabelece contatos entre curadores, diretores de festivais, editores e jovens fotógrafos. Realizado no Lounge do Visitante, já tem presenças confirmadas de Alexandre Belém, Claudi Carreras, Eder Chiodetto, Geórgia Quintas e Isabel Amado.

Leilão de Fotografias - O Leilão, criado junto com o Festival, em 2005, traz valores mais convidativos do que os normais das galerias. Com grandes nomes da fotografia brasileira é uma forma de incentivar o colecionismo.

Colecionador Paraty em Foco - Mais uma novidade deste ano, é outro incentivo ao colecionismo de fotografia. Quem participar dele poderá colaborar, por meio de uma contribuição anual, com a receita do Festival, ao mesmo tempo em que poderá iniciar ou aumentar ainda mais sua coleção, com uma obra numerada e autografada. O primeiro autor do programa, é a fotógrafa carioca Claudia Jaguaribe (que tem obras em coleções importantes como a da Maison Européene de la Photographie e da Coleção Inhotim).

Alguns destaques

Além dos nomes já mencionados, a coordenação do Festival destaca vários autores internacionais, entre eles, o fotógrafo sul-africano Pieter Hugo, que nos traz uma África pouco conhecida e nos coloca diante de uma pergunta: “há futuro possível?”.

Com um olhar irônico e contundente que, ao mesmo tempo não perde a simplicidade e poesia de um retratista de costumes, vêm da Holanda dois representantes da proposta desenvolvida pela importante revista da fotografia contemporânea, a FOAM, “Whats next”. Para falar do projeto estarão presentes Marcel Feil (curador da revista) e o desconcertante e sarcástico Constant Dullaart com seu trabalho multimídia.

Da Inglaterra, virá Olivia Arthur, jovem fotógrafa da Agência Magnum, com seu belo e atual ensaio sobre as mulheres no mundo árabe. Se também pensamos o futuro sem esquecer o passado, convidamos David Riecks, especialista em preservação e indexação de imagens no mundo digital.

Completam a visão internacional de futuro, Evan Baden que busca desvendar o mistério da onda de autorretratos na internet, com seus ensaios Techicnicalle Intimate e Iluminati. Baden aborda parte deste futuro iluminado pelas telas de celulares e smartphones. Por sua vez, a norte americana Penelope Umbrico representa o universo da apropriação e da reciclagem da imagem, dois momentos importantes da cena fotográfica contemporânea, em seus ensaios com fotografias do pôr-do-sol, capturadas do Flickr.

O Festival tem se destacado nos últimos anos também por trazer a seus palcos jovens expoentes da fotografia. Nessa edição, teremos o Coletivo Peruano Versus, que ganhou recentemente o prêmio Picture of the Year Latin America, além de Yasmina Reggad, novo destaque entre os curadores internacionais.

Entre as estrelas nacionais, o maior destaque fica com o consagrado pintor, fotógrafo e cineasta Miguel Rio Branco. Ele levará uma exposição ao Festival e apresentará sua contundente forma de enxergar o mundo.

O Paraty em Foco traz ainda a fotografia de duas importantes regiões brasileiras: do Norte haverá a presença do Mariano Klatau (Pará) e seu projeto Diário Contemporâneo; do Sul, teremos a presença dos fotógrafos Leopoldo Plentz (Porto Alegre) e João Urban (de Curitiba).

Fotógrafos confirmados

+ Alexandre BELÉM

+ Ayrton360

+ Caio REISEWITZ

+ Carlos CARVALHO

+ Claudi CARRERAS

+ Claudia JAGUARIBE

+ Claudio EDINGER

+ Claudio FEIJÓ

+ Clicio BARROSO

+ Constant DULLAART

+ David RIECKS

+ Eder CHIODETTO

+ Eduardo MUYLAERT

+ Evan BADEN

+ Felipe RUSSO

+ Filippo MINELLI

+ Galeria EXPERIÊNCIA

+ GARAPA

+ Geórgia QUINTAS

+ Geraldo GARCIA

+ Gui MOHALLEM

+ Gustavo PELLIZZON

+ Isabel AMADO

+ João WAINER

+ Juliana MONACHESI

+ Kazuo OKUBO

+ Livia AQUINO

+ Luiz GARRIDO

+ Luciano CANDISANI

+ Lomography

+ Marcello DANTAS

+ Marcel FEIL

+ Mariano KLAUTAU

+ Mathieu TREMBLIN

+ Maurício LISSOVSKY

+ Miguel RIO BRANCO

+ Mozart MESQUITA

+ Olivia ARTHUR

+ Patricia de FILIPPI

+ Paula ALZUGARAY

+ Penélope UMBRICO

+ Pieter HUGO

+ Ricardo HANTZSCHEL

+ Ricardo MACEDO

+ Ricardo MELLO

+ Roberta CARVALHO

+ Sarah GERATS

+ Sérgio BURGI

+ Sérgio BRANCO

+ Versus PHOTO

+ Willy BIONDANI

+ Yasmina REGGAD

Nova campanha de Havaianas Slim reforça conceito de moda da marca

Criados pela AlmapBBDO, os anúncios traduzem sandálias como acessório fashion


As Havaianas exercem hoje um importante papel nos looks femininos. Mais do que nunca, representam versatilidade e criatividade na hora de escolher o que vestir. As sandálias, que caíram no gosto de mulheres famosas e estilosas, ganharam o mundo e já tiveram versões desenvolvidas por grifes internacionais.



Na nova campanha da linha Slim, criada pela AlmapBBDO e que estreia neste mês, quatro anúncios traduzem as Havaianas literalmente como uma extensão do guarda-roupa feminino. Neles, as sandálias se transformam em acessórios como ombreiras, lenços, bolsas e outros adereços. Diferentes estampas, inspiradas nas principais tendências de moda da estação, ilustram objetos usados pelas mulheres.

A campanha reforça que as sandálias podem ser usadas em ocasiões além da praia — ampliando as opções das consumidoras de Havaianas.




Criados por Renato Fernandez e Gustavo Sarkis, com direção de criação de Luiz Sanches, os anúncios inspiram design e tendência de moda e serão veiculados nas revistas Atrevida, Nova, TPM, Iguatemi, Cláudia, Lola, Quem, Boa Forma,Caras, Marie Claire, Top Magazine e Todateen deste mês.



Ficha Técnica – Anúncio
Anunciante: São Paulo Alpargatas
Título: As Havaianas que a moda usa
Produto: Havaianas Slim
Diretor Geral de Criação: Marcello Serpa, Luiz Sanches
Diretor de Criação: Luiz Sanches
Criação: Renato Fernandez e Gustavo Sarkis
Fotógrafo: Hugo Treu
Ilustração: Estudiorama
Produtor Gráfico: José Roberto Bezerra
Atendimento: Cristina Chacon, Gabriela Manisck, Marina Leal
Planejamento: Cintia Gonçalves, Fernanda Barone
Mídia: Paulo Camossa, Carla Durighetto, Daniel Ribeiro, Renata Bordin
Aprovação: Carla Schmitzberger, Rui Porto, Christina Assumpção, Eliana Vilches, Marília Ribeiro

Festival El Ojo divulga a lista de presidentes

 
Faltando pouco mais de dois meses para a décima quarta edição do Festival El Ojo de Iberoamerica, a organização do evento divulga os nomes de sete presidentes de júri que vão liderar os trabalhos de julgamentos das peças inscritas em 09 categorias. Dentre os indicados, dois são brasileiros e têm atuação destacada no segmento.

Na premiação El Ojo Classic, que seleciona as melhores peças em mídias tradicionais, os nomes são: Mariano Serkin, Diretor Geral de Criação da Del Campo Nazca S&S é o presidente do júri de Cine/TV; José Miguel Sokoloff, Chairman e Diretor de Criação da Lowe/SSP3 e Presidente do Board Mundial da Lowe presidirá a categoria Rádio, José María Roca de Viñals, VP de Criação da DDB España será o presidente de Impresso e o brasileiro Anselmo Ramos, VP de Criação da Ogilvy Brasil estará à frente da categoria Mídia Exterior.

Nas categorias Tercer Ojo e Campanhas Integradas, o presidente é o mesmo: Fernando Bellotti, Presidente da Leo Burnett Argentina e Diretor de Criação para América Latina. Em “Interativo”, o presidente é Miguel Calderón, sócio fundador do Grupo W. O brasileiro Fernando Campos, sócio e Diretor de Criação da agência Santa Clara presidirá a categoria Inovação.

O Festival El Ojo de Iberoamerica sempre se caracterizou por ser um evento inovador e por corresponder às necessidades do mercado e de seus profissionais. Por isso, desde o ano passado, o El Ojo iniciou um novo formato de votação, que o diferencia de todos os festivais de publicidade. A primeira etapa acontece online, na qual mais de 200 profissionais de toda a região escolhem os finalistas, bronzes, pratas e ouros, sempre de acordo com os critérios estabelecidos pelos presidentes de cada categoria. Na segunda fase, o jurado especial composto somente pelos presidentes elege em Buenos Aires, durante o evento, os trabalhos que recebem os Grand Prix pelo conjunto de qualidades

Essa fórmula totalmente inovadora reflete a visão integrada que destaca o Festival El Ojo, uma vez que os Grandes Prêmios são eleitos a partir da análise dos presidentes de todas as categorias, cada um contribuindo com suas expertises pessoais em diferentes meios da publicidade.

Por conta de solicitações de agências de toda região, a organização do XVI Festival El Ojo de Iberoamerica também anuncia que prorrogou o prazo para inscrições de peças para o dia 09 de setembro, data limite para submeter trabalho aos julgamentos do júri.

“Com todos esses nomes de peso, o El Ojo deste ano fica ainda mais relevante para a atuação das agências na região iberoamericana. Além disso, estamos recebendo um volume superior de peças, se compararmos com o mesmo período do ano passado. A expectativa é grande e o festival promete ser o maior já realizado”, celebra Santiago Keller Sarmiento, Presidente do Festival El Ojo de Iberoamerica.

SOBRE O EL OJO DE IBEROAMERICA
O Festival El Ojo de Iberoamerica é um festival com perfil claramente centrado na criatividade, inovação e busca de novas e diferentes visões sobre a Publicidade, Comunicação, Marketing e Entretenimento, que reúne os melhores profissionais do mundo e da região, tornando-se uma oportunidade única de intercâmbio de ideias, experiências e projetos. O El Ojo também é uma praça de encontros, debates e geração de negócios de nível local e internacional, uma chance de ver e ser visto e, sem dúvida, um espaço especial para reconhecer e premiar os melhores da indústria da comunicação iberoamericana.

Legenda da Foto:
Mariano Serkin, Presidente de Cine/TV - José Miguel Sokoloff, Presidente de Radio - Anselmo Ramos, Presidente de Mídia Exterior - José María Roca de Viñals, Presidente de Impresso - Fernando Bellotti, Presidente de Tercer Ojo e Campanhas Integradas - Fernando Campos, Presidente de Inovação - Miguel Calderón, Presidente de Interativo

Verônica Pacheco participa de evento de comunicação


Palestras trazem as tendências da comunicação e mostram a sua importância para o mercado e as empresas.

Começou dia 30 de agosto a Semana de Comunicação Social do Centro de Estudos de Pessoa e Forte Duque de Caxias (CEP/FDC), no Forte do Leme, no Rio de Janeiro. O evento é tradicional e este ano será realizado em duas etapas. A primeira, que acontece de 30 de agosto a 1º de setembro, tem como tema “Novas Tendências para a Comunicação Social do Século XXI” e a segunda, que será realizada de 27 a 29 setembro abordará o tema “Mídia e Profissional de Comunicação Rumo a 2030”.

 

Verônica Pacheco, jornalista proprietária da empresa Toda Comunicação e diretora da filial no Rio de Janeiro, está participando do evento e considera a oportunidade importante para atualizar seus conhecimentos. “As palestras são ótimas e eu estou gostando muito de participar. Eu sou formada desde 2002 e é importante relembrar as teorias para colocar em prática. Com a correria do dia a dia também é necessário ter um respiro para voltar às bases da comunicação e focar no meu objetivo principal: dar resultados qualitativos e quantitativos para os clientes”, ressalta.

Pacheco conta que o primeiro dia já começou bem – com uma caminhada na orla carioca, de Copacabana até o Leme, apreciando o sol e a beleza da paisagem. O evento teve início como a execução do Hino Nacional e logo após as palestras começaram. “Foi emocionante cantar o hino. Os militares cantam com amor e entendimento, isso me encheu de orgulho. Fiquei impressionada com a disciplina, respeito e educação deles, especialmente no que se refere à obediência a hierarquia. Agradeço muito a oportunidade de poder estar presente neste evento e de poder fazer novos contatos e ampliar meu networking”, comenta.

A jornalista destaca que as palestras reforçaram a importância da comunicação no mundo atual. Os palestrantes mostraram que é fundamental pensar o futuro de forma estratégica e que a mídia domina vários aspectos da vida atual. “Hoje as ditaduras têm mais medo das redes sociais do que de uma bomba, por exemplo. Essa é a força da comunicação, ela está constantemente em evidência, por isso é essencial cuidar com o que é falado, com quem se fala e onde se fala. Os profissionais apontaram ainda a trajetória da comunicação de hoje até 2030, o que se pode esperar e qual será o comportamento adequado”, declara.
Segundo Pacheco, as palestras que já foram proferidas também abordaram a comunicação empresarial.

Antigamente as empresas não sobreviviam sem a presença de um advogado e de um contador, mas hoje o cenário é outro. “A comunicação se tornou vital para as empresas, sem os comunicadores é praticamente impossível sobreviver ao mercado atual. Outro ponto que merece destaque é o fato de que a internet tem que fazer parte do dia a dia empresarial. Como Bill Gates disse, no futuro existirão dois tipos de empresas, as que vendem pela internet e as que não vendem”, acrescenta.