22.7.11

Mostra de arte no Centro Universitário Senac reúne 10 exposições e compila mais de 100 obras

Criadas por alunos, professores e funcionários, obras ocupam diversas áreas do campus, simultaneamente, e pretendem mudar a percepção de quem passar pelo local a partir de 20 de agosto, com a inauguração do prédio Acadêmico 2

Um movimento de integração da produção artística tomará conta do Centro Universitário Senac no segundo semestre. Obras e exposições de alunos, professores e funcionários poderão ser vistas por todo o campus Santo Amaro, criando uma atmosfera que sensibiliza e provoca o debate social, além de despertar o interesse pelo audiovisual como forma de manifestação cultural. Intitulado Pratas da Casa, o projeto reúne 10 exposições diferentes e simultâneas com mais de 100 obras, que poderão ser visitadas pela população, gratuitamente, de 20 de agosto a 23 de dezembro.

Para compor a exposição In Loco, 16 obras de alunos do Bacharelado em Artes Visuais poderão ser vistas nos corredores, prédios e passagens do campus, seguindo uma proposta de Site Specific, um estilo de exposição também conhecido como instalação, ou seja, um conceito de obra de arte que, ao ocupar áreas externas, assume o caráter de arte pública. “A intervenção nos espaços acadêmicos tem a intenção de provocar uma quebra na rotina das pessoas e propõe com isso uma nova visão sobre este mesmo espaço e a reflexão sobre questões da vida contemporânea”, afirma a coordenadora da mostra, Isabella Limões.

Entre as obras da exposição, estão dois painéis de auto-retratos de 1,50 metros de altura por 4 metros de largura que mostram o corpo sem gravidade, flutuando no branco da folha. A instalação poderá ser vista no átrio dos corredores do campus e poderá ser apreciada tanto por baixo quanto por cima das imagens. Em outra proposta, um ambiente será recriado para resgatar uma época da história dos jogos eletrônicos quando limitações de ferramentas reais e virtuais exigiam soluções criativas. Um computador com jogo estará conectado a um televisor com controles e um headphone, convidando os visitantes a jogar e registrar seus nomes nos recordes, assim como faziam os velhos arcades (modelos antigos de game).

Mais provocador, um painel de 2,9 metros de altura por 3 metros de largura será montado no prédio de moda e traz a imagem de uma boca que engole o que está próximo e, ao mesmo tempo, vomita tudo, remetendo à bulimia (distúrbio alimentar psicológico). A proposta do artista é levar o passante a refletir sobre questões referentes ao universo da moda e da propaganda de produtos impecáveis e inatingíveis, além de se tornar uma manifestação contra a frivolidade e o materialismo excessivo.

Ainda numa linha de reflexão social, a obra Não Somos Invisíveis propõe sensibilizar sobre marginalização de trabalhadores de baixa renda por meio da linguagem da Toy-art (vertente da arte contemporânea cuja estética remete ao universo lúdico). Esculturas de resina com 8 centímetros serão colocadas nos jardins ao lado de uma placa de dimensão maior com a frase Não pise em mim, em referência ao preconceito social que existe em relação a trabalhadores como faxineiros, lixeiros e jardineiros que, muitas vezes, não são nem percebidos pelas pessoas enquanto trabalham.

Alunos e professores do Bacharelado em Design de Moda – habilitações em Estilismo e Modelagem disponibilizarão três exposições: Um olhar sobre Pierre Cardin, que traz 10 modelagens que resultam da interpretação das criações do estilista francês; Talentos Senac, que apresentará peças de 10 coleções de formandos na habilitação de Estilismo; e o projeto Identidade, da artista plástica Suzy Gheler que, em interface com a área de design, trará a exposição de 20 bonecos que representam os alunos, funcionários e uniformes que caracterizam os segmentos de hotelaria, gastronomia, nutrição e eventos do Centro Universitário Senac. “Através dos meus personagens vou expressar de uma maneira bem humorada o estilo e a característica de cada frequentador do campus”, declara a artista.

Também para retratar o universo acadêmico do campus, uma exposição de fotografias destacará as 20 melhores imagens feitas por funcionários e alunos para o concurso Vida no Campus. Ao mesmo tempo, projeções de filmes e animações produzidas por alunos do curso Tecnologia em Produção Audiovisual serão exibidas ininterruptamente, enquanto 10 banners ilustrados por desenhos, com personagens, roteiros e storyboard, acompanhados de descritivo, representarão o desenvolvimento de cada projeto das animações e filmes que serão transmitidos.

Também compõe o escopo da mostra uma obra que os alunos de design produzirão após duas tardes de workshop com os irmãos Campana, inspirada projeto Ecobags: Moda e Meio Ambiente, da curadora e idealizadora Lilian Pacce.

Para Isabella Limões, a mostra representa o início de uma nova proposta artística do Centro Universitário Senac. “A partir da grande mobilização das áreas do conhecimento envolvidas no processo e da integração dos alunos, artistas, professores e funcionários, transformaremos, a partir de agora, o campus numa ferramenta cultural importante para toda a sociedade”, avalia a coordenadora.
As exposições marcam a inauguração do prédio Acadêmico 2, do Centro Universitário Senac – Campus Santo Amaro, que ampliará o campus em 31 mil metros quadrados de área construída e aumentará o número de vagas para 9.850 alunos por período, incluindo os prédios de gastronomia e oficina de design industrial.

Serviço:
Mostra Pratas da Casa - exposições de inauguração do prédio Acadêmico 2 do Centro Universitário Senac – Campus Santo Amaro
Data: de 20/8 a 23/12
Horário: das 8 às 22 horas
Local: Av. Engenheiro Eusébio Stevaux, 823 – Santo Amaro
Gratuito

Mais informações: www.sp.senac.br ou 0800 883 2000

Casa Electrolux recebe exposição suspensa dos Irmãos Campana


A Casa Electrolux recebe a exposição “Campanas, por quê?”, com a curadoria da Maria Helena Estrada, com peças dos Irmãos Campana, em uma perspectiva diferente e inédita: as famosas cadeiras compõem uma instalação que flutua no espaço. As cinco peças, entre elas o protótipo Flamboyant, estarão em exposição até 31 de agosto.

A cenografia foi desenvolvida pelo arquiteto Marko Brajovic, do atelier AMB, que criou um ambiente na área social da Casa Electrolux para abrigar a mostra, com um fundo composto por mais de 3 mil metros de cordas brancas, formando uma cortina com geometria regular e visual marcado pelo volume.

Em 2008, Fernando e Humberto Campana foram jurados do concurso mundial Electrolux Design Lab. "Estamos felizes em reatar nossa colaboração com a marca Electrolux e levar a versão pocket da exposição para a Casa Electrolux, espaço que é sinônimo de Inovação e Design", comentam os irmãos.

A “Campanas, por quê?” é uma versão pocket da exposição "Fio a Fio" apresentada no Design São Paulo, uma adaptação feita para que os visitantes da Casa Electrolux possam conhecer um pouco do trabalho dos designers. Com entrada franca, as pessoas poderão conhecer a exposição de segunda a sexta, das 10h às 19h; sábado, das 10h às 17h e domingo, das 11h às 15h na Casa Electrolux que fica na Rua Colômbia, 157 – Jardim Europa, São Paulo

Comercial & Cia recebe Luciano Deos, fundador e presidente do GAD’, consultoria de marca e design

O Comercial & Cia que vai ao ar segunda-feira, 25, às 21h20, na rádio BandNews FM, avança no tema da propaganda e design. Essa relação que ganha mercado, aumenta os investimentos dos anunciantes, também se amplia nos formatos e maneiras de como o design pode trazer resultado para as marcas no mundo da publicidade. O convidado da semana é Luciano Deos, fundador e presidente do GAD’, consultoria de marca e design.

Deos avalia o papel do design na propaganda atual e explica a diferença entre design e consultoria de imagem e como essas duas áreas caminham juntas. Ele fala ainda sobre a importância da comunicação visual na construção de uma marca. Segundo ele, o design é uma ferramenta muito importante para gerar experiência de marca.

O entrevistado, que nesse ano foi presidente do júri da categoria de design no Cannes Lions, conta um pouco dos trabalhos que viu, fazendo uma análise do que se faz no mundo e avaliando o desempenho do Brasil. Deos explica porque o grande destaque na categoria foi para a Alemanha, que conquistou 25 leões.

Participa também do programa a colunista Beth Furtado, com Ideias e Tendências.

Comercial & Cia vai ao ar, segunda-feita, dia 18, às 21h20, na rádio BandNews FM (96,9).

Dials: São Paulo – 96,9 / Campinas – 106,7 / Ribeirão Preto – 96,7 / Rio de Janeiro – 94,9 / Porto Alegre – 99,3 / Belo Horizonte – 89,5 / Salvador – 99,1 / Brasília – 90,5 / Curitiba – 96,9
Sobre o programa

O Comercial & Cia traz informações do mercado publicitário, propaganda, marketing e indústria da comunicação, exibe entrevistas com os mais importantes nomes do setor, participa de eventos nacionais e internacionais sobre o tema e atualiza o ouvinte da BandNews FM com informações em primeira mão. Os profissionais que estão dando o que falar, os empresários que têm muito a dizer e os eventos de onde saem as tendências dos próximos tempos também são foco do programa. A apresentação é do jornalista João Faria, especialista em comunicação estratégica e relações públicas. Participam os colunistas Beth Furtado, com o quadro "Ideias e Tendências"; Lô Politi com "O Filme da Semana"; e Marcelo Tripoli com “Trend Posts”.

Apresentação de João Faria, direção de Roger Garcia e Toshio Yamasaki, produção de Marcela Gonçalves, coordenação de produção de Luiza Brasca, finalização da produtora MCR, edição de José Maurides.

Rylsee faz live-drawing na fachada do Espaço Concreto


No próximo sábado, dia 23 de julho, Cyril Vouilloz, conhecido como Rylsee, realiza live-drawing na fachada do Espaço Concreto. Rylsee, que está no Brasil para a exposição “Das diferenças que coexistem” (coletiva com artistas do Canadá que acontece na Central Galeria de Arte Contemporânea, São Paulo), é artista gráfico, ilustrador e pintor. Faz parte do coletivo Forever Young! (FY!) e já realizou exposições no Canadá, Dinamarca, Suíça além de ilustrações para capas de CD, revistas, pôsteres de shows e marcas de roupa e skate.

O artista suíço, radicado no Canadá, é influenciado pela estética popular norte-americana traduzida em traços e letras. Sua temática transita entre o absurdo e o banal, com cenas onde robôs se divertem em um cenário de verão com estática de Escher.

Além de Rylsee, no sábado o Espaço Concreto recebe também a DJ Ju Salty, que apresentará um set de ritmos como, afrobeat, latinidades e hip hop old school. A partir do meio-dia o Espaço servirá feijoada vegetariana, feita por Zel Campos e Caru Albuquerque.

Live-Drawing com Rylsee
Data: 23/07
Horário: 12h às 20h
Entrada Gratuita
Feijoada Vegetariana: R$25,00 (grátis caipirinha de limão)

Espaço Concreto
Rua Fradique Coutinho, 1209, Vila Madalena - São Paulo, SP
Informações: +55 11 2615-8555
Não possui área para fumantes/ Livre/ Gratuito
Em cartaz: Exposição "MUITO.E.POUCO", de Enivo
www.concretoart.com.br

Sobre o Espaço Concreto
O Espaço Concreto é um centro de cultura urbana e contracultura, voltado para o incentivo a artistas selecionados pela curadoria e para a formação cultural dos seus freqüentadores. O local, mantido por Caru Albuquerque e Alê Duarte, conta com uma galeria para exposições, ambiente para cursos livres e palestras, lounge bar com cardápio vegetariano, espaço para shows e uma loja de artigos de arte.