18.7.11

25º Prêmio Design Museu da Casa Brasileira abre inscrições

A Secretaria de Estado da Cultura e o Museu da Casa Brasileira abrem no dia 20 de julho as inscrições para a nova edição o Prêmio Design MCB. Em 2011, a premiação comemora 25 anos, consolidando-se como a mais tradicional e respeitada da categoria no país. No decorrer deste período, se tornou uma referência no desenvolvimento do design brasileiro e selo de qualidade para os designers premiados e selecionados. As inscrições seguem até 29 de agosto.

Para o Secretário de Estado da Cultura, Andrea Matarazzo, em 25 anos o Prêmio Design se tornou a mais importante premiação da área no país, legitimando tendências e revelando novos talentos. “E com grande alegria, sortearemos pela primeira vez uma bolsa de estudos em Milão entre os finalistas e premiados, reiterando a qualidade e credibilidade do prêmio”, completa.

“Ao longo de seus 25 anos de existência, o Prêmio Design promoveu e acompanhou o desenvolvimento e valorização do design brasileiro, tendo se tornado, para estudantes, empresas e profissionais da área, referência de qualidade”, diz Miriam Lerner, diretora geral do Museu da Casa Brasileira.

Para participar, os interessados devem se inscrever no site www.mcb.org.br/premiodesign. O valor da taxa de inscrição é de R$60,00, a ser paga até 30 de agosto.

As sete categorias desta 25ª edição são: Mobiliário, Utensílios, Iluminação, Têxteis, Equipamentos eletroeletrônicos, Equipamentos de construção e Equipamentos de Transporte. Cada uma delas possui sua respectiva modalidade Protótipos, reservada a projetos em estágio de mock-up ou desenvolvimento. A oitava categoria do Prêmio - Trabalhos Escritos Publicados e Trabalhos Escritos não Publicados - valoriza a produção teórica ligada a design de produto, design gráfico, arquitetura, urbanismo e paisagismo.

Uma comissão julgadora especializada e independente avaliará em duas fases os trabalhos concorrentes. Entre os critérios de avaliação estão originalidade, concepção formal, inovação tecnológica, adequação ao mercado, viabilidade industrial, segurança e proteção ambiental. O júri elegerá os projetos finalistas e os premiados, que integrarão a exposição 25º Prêmio Design MCB. O valor da premiação para o primeiro lugar de cada categoria é de R$ 6 mil, e de cada modalidade protótipo, de R$ 2 mil. Os vencedores serão conhecidos através de divulgação no site, em 21 de setembro.

O Prêmio Design MCB incentiva o fortalecimento e disseminação do design brasileiro. Criado em 1986, é realizado pela Secretaria de Estado de Cultura e o Museu da Casa Brasileira. Com isenção garantida pela finalidade pública do museu, apresenta anualmente um panorama nacional da evolução do design de produto, incluindo a produção teórica.

Bolsa de estudos
Como parte das comemorações dos 25 anos do Prêmio, a Secretaria de Estado de Cultura e o Museu da Casa Brasileira, em parceria com a Domus Academy, oferecem uma bolsa de estudos em um curso de verão de design, entre junho e agosto de 2012, na Domus Academy ou na Nuova Accademia Belle Arti Milano (NABA), em Milão. A seleção acontecerá por meio de sorteio entre os finalistas e premiados do 25º Prêmio que se candidatarem. A passagem aérea ida/volta São Paulo/Milão também faz parte da ação, que tem apoio do site Students Online.

A Domus Academy, escola italiana de estudos em design e moda, foi criada em 1982 e se impôs como a primeira escola de pós-graduação em design do mundo. A academia possui 10 cursos de mestrados, todos validados pela University of Wales, entre eles design de interiores, urbanismo e design de arquitetura, design interativo, entre outros. Reconhecida internacionalmente, foi considerada uma das 30 melhores escolas de design do mundo pela Business Week.

Calendário
20 de julho a 29 de agosto – inscrições
Até 30 de agosto – pagamento da taxa de inscrição (R$60,00)
Até 3 de setembro – finalização das inscrições
21 de setembro – divulgação do resultado da 1ª fase
22 de novembro – cerimônia de premiação e abertura da exposição

Apoio: Casa Cláudia, Arquitetura e Construção, Domus Academy, Paralela Gift, Arq!Bacana, Living Design, Students Online, Leo Burnett e Tailor Made.

Museu da Casa Brasileira
Endereço: Av. Faria Lima, 2705 - Jardim Paulistano Tel. 3032-3727
Site: www.mcb.org.br
twitter.com/mcb_org

Cartel011 e TUX apresentam Blend In Or Stand Out



Quem comparecer à Rua Artur de Azevedo, número 517, em Pinheiros, SP, na próxima terça-feira (19), das 19h às 22h, não irá somente adentrar os aposentos do Cartel011, mas um espaço completamente novo: um universo proposto pelo original Circleline. Com a exposição Blend In Or Stand Out, que fica em cartaz até o dia 30 de julho, o coletivo inglês apresenta no Brasil seu incomparável talento no desenvolvimento de designs para estamparia têxtil, dom que já ganhou destaque em coleções de marcas como Kenzo, Diane Von Furstenberg, Rosa Chá, Forum, Julian Macdnald e Cori, para citar mais algumas.


Por meio de complexas instalações em 3D e tamanho real e de retratos assinados pelos fotógrafos Ryan Hopkinson e Sam Hoffman, do estúdio One Small Army, impressos em imensos tecidos, o Circleline criou personagens, roupas e cenários que transpõem o início do processo de criação de estampas em obras de arte, tendo como meio sua matéria primordial: o papel. Todas as peças foram desenvolvidas em Londres, e serão montadas no Cartel011 pelos designers Jeremy Somers e Dietmar Voegel, os nomes à frente do coletivo.

O Circleline conta com uma equipe de oito designers que, juntos, criam estampas exclusivas para marcas renomadas de alta costura e moda de rua. O estúdio existe desde 1997, e foi um dos primeiros no mundo a trabalhar com a digitalização dos processos manuais de criação. Hoje, suas estampas podem ser encontradas na Austrália, Nova Zelândia, América do Norte e do Sul, Ásia e Europa, e ditam tendência nas páginas da conceituada Textile View Magazine. Em novembro, o time dará mais uma volta por São Paulo, para ministrar alguns workshops, também no Cartel011.



O coquetel de inauguração da Blend In Or Stand Out será realizado na próxima terça-feira (19), das 19h às 22h, no Cartle011 (Rua Arthur de Azevedo, 517, Pinheiros), e é aberto ao público, conforme capacidade do local. A exposição fica em cartaz até o sábado do dia 30 de julho, de segunda-feira a sábado, das 11h às 20h. A realização é do Cartel011 em parceria com a TUX, agência criativa de moda e desenvolvimento de produto.

Circleline: www.circlelinedesign.com


Sobre o Cartel011
O Cartel011 surgiu da necessidade de transformar o ambiente urbano, proporcionando um local de convivência que une conteúdo de diversos segmentos, além de promover ações para artistas e marcas, com o objetivo de sempre surpreender o público. Trata-se de uma nova proposta de ‘recipiente multidisciplinar’, promovendo a expressão plural no âmbito das artes, design, arquitetura/ decoração, tecnologia, moda, fotografia, música, comunicação e gastronomia. Sob comando dos três sócios, Cristian Resende, Daniel Ueda e Fernando Sapuppo, o Cartel011 também concentra no segundo andar seu espaço de co working com profissionais disponíveis para consultorias e prestação de serviços, dentro dos diversos segmentos apresentados pelo núcleo.

Cartel011 e Cartel Zero Onze Edition Store
Rua Artur de Azevedo, 517, Pinheiros
De segunda-feira a sábado, das 11h às 20h
Telefone: (11) 3081-4171

Lourenço Mutarelli conversa com público do Palavra Inquieta

O escritor Lourenço Mutarelli é o convidado do “Palavra Inquieta”, evento realizado pelo Clube de Autores que reúne semanalmente diversos nomes da literatura nacional com o intuito de promover a troca de experiências com os autores do CdA e com a audiência interessada nos temas propostos. O bate-papo acontece na próxima terça-feira, dia 19 de julho, a partir das 18h30.

Os encontros são online e gratuitos e podem ser vistos na página do Clube de Autores no Facebook. Para aqueles que estiverem em São Paulo, o bate-papo acontece na Av. Brigadeiro Faria Lima, 3.624.

Para participar pessoalmente do encontro basta enviar um email com nome completo e número do RG para atendimento@clubedeautores.com.br. Para os que acompanharão virtualmente, a interação poderá ser feita pelo Twitter: @clubedeautores, enviando perguntas e impressões.

O Autor
Mutarelli iniciou sua carreira como cartunista, e em 2002 escreveu seu primeiro romance: “O Cheiro do Ralo”, livro que foi adaptado para o cinema e foi interpretado pelo ator Selton Mello. Em 2004 o autor publicou os livros “Jesus Kid” e “O Natimorto”. Entre 2008 e 2010 foram lançados: “A arte de produzir efeito sem causa”, “Miguel e os Demônios” e “Nada me faltará”.

Interpretado pelo próprio Mutarelli, sua obra “Natimorto” também foi adaptada para o cinema. Em abril deste ano o filme chegou às telas pela direção de Paulo Machline com a participação da atriz Simone Spoladore.

Taffarel protagoniza campanha “Vai que...” do Grupo Bradesco Seguros


Com um toque de humor e a participação do goleiro Taffarel, estreia no domingo, dia 17/7, a nova fase da campanha “Vai Que”, criada pela AlmapBBDO para o Grupo Bradesco Seguros. Para destacar o seguro residencial, foi desenvolvida uma campanha integrada, com filme, spot de rádio e mídia impressa. O comercial “Taffarel” abriu a campanha com a veiculação nas emissoras abertas e por assinatura.

A campanha “Vai Que...” atraiu a atenção dos consumidores ao criar uma nova visão da categoria inserindo um toque de humor na sua comunicação e mostrando que os seguros não podem prevenir ou evitar um imprevisto, mas ajudam o consumidor a se preparar para enfrentá-lo, caso aconteça. De uma maneira diferente e leve, esta nova etapa aborda serviços do seguro residencial oferecidos pelo Grupo Bradesco Seguros, como: chaveiro, segurança e vigilância, eletricista e vidraceiro, entre outros.

O seguro residencial é o tema do comercial “Taffarel”. Nele, um menino sai do quarto jogando bola, enquanto a família está por perto, ocupada em outros afazeres. De repente, o menino chuta a bola com força na direção da janela. Neste momento, surge o goleiro Taffarel. O filme fecha com a assinatura: “Bradesco Seguros. É melhor ter” e, no letreiro, o endereço eletrônico www.bradescoseguros.com.br



Ficha Técnica – Filmes
Anunciante: Bradesco Seguros
Título: Taffarel
Produto: Seguro Residencial
Diretor de Criação: Luiz Sanches
Criação: Pernil, André Gola, André Kassu, Marcos Medeiros
Produtora: Sentimental
Produtor executivo: Marcos Araújo
Direção: 2
Fotografia: Pedro Cardillo
RTVC: Vera Jacinto/ Gabriel Dagostini
Trilha / Locutor: Felipe Abib / Cesar Matheus
Montador / Editor: Rogério Ferreira
Finalizadora: Sentimental Filme
Atendimento: Fernão Cosi, Wilson Pereira, Fábio Akimura e Beatriz Almonacid
Planejamento: Cintia Gonçalves e Paulo Coelho e Rafael Lavor
Mídia: Paulo Camossa e Flavio De Pauw
Aprovação: Marco Antonio Rossi, Alexandre Nogueira, Ana Claudia Gonzalez e Carla de Souza Zavarize