7.7.11

Volponi cria ação diferenciada para Grupo Suporte



O Grupo Suporte, empresa que atua no mercado de vigilância e segurança patrimonial, contratou a Volponi Comunicação Organizacional para estruturar a sua comunicação interna.

A agência elaborou um programa para disseminar o conceito "Sou Suporte" para mais de 5 mil colaboradores, cujo objetivo PE também integrar os departamentos e promover a harmonia no ambiente de trabalho.



Dividido em três etapas, o plano de ações criado pela Volponi consiste na criação do conceito visual para o tema "Sou Suporte", o qual, segundo Rodrigo Volponi, diretor da agência, "precisava representar graficamente a atitude colaborativa e integrada de que todos que fazem parte do grupo".
Definido o conceito visual, a agência elaborou um logotipo para o programa e desenvolveu as possibilidades gráficas do conceito.

O diretor da agência destaca ainda que, para a etapa 2, no lançamento do programa, era necessário criar uma campanha teaser para despertar o interesse e curiosidade dos colaboradores. Para isso, foram criados e-mails, cartazes e banners, ao mesmo tempo em que uma urna foi disponibilizada para que os colaboradores depositassem suas respostas para a seguinte pergunta: "o que é suporte para você?".

Essa ação, segundo Rodrigo, objetivou construir um raciocínio conjunto sobre a perspectiva de cada pessoa sobre o tema. Nesta etapa, o conceito ainda não tinha sido apresentado, apenas alguns grafismos incompletos.
 


Finalmente, ao chegar no evento (etapa 3), os colaboradores foram impactados com toda a identidade do programa (logotipo, cartaz, banners, flyers, brindes), ocasião em os princípios organizacionais da empresa também foram reforçados.

Sobre a Volponi
A Volponi Comunicação Organizacional é uma empresa que desenvolve estratégias e ferramentas de comunicação para alcançar objetivos de curto, médio e longo prazos. Suas atividades estão relacionadas ao universo da comunicação organizacional, dividida em tres pilares, que se complementam: Comunicação Institucional, Interna e Mercadológica.

www.volponionline.com.br

CPFL Cultura transmite Flip ao vivo

A programação da 9ª Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) pode ser acompanhada ao vivo pelo site da CPFL Cultura (www.cpflcultura.com.br). A novidade faz parte das ações de apoio da CPFL Energia à Flip, que acontece entre os dias 6 e 10 de julho e contará com participação de 29 autores de treze países que compõem as mesas sobre ciência, filosofia, tecnologia, linguagem e literatura. Além de assistir à transmissão online, o internauta terá oportunidade de participar de algumas das mesas via chat.

Abertas inscrições para o programa Empreendedores Criativos, reality show colaborativo dedicado ao desenvolvimento de negócios em rede

Estão abertas as inscrições para o programa Empreendedores Criativos, um projeto único que reúne reality show colaborativo, rede de economia criativa e desenvolvimento de negócios inovadores, com objetivo de reconhecer, valorizar e qualificar agentes que desejam ativar e aprimorar seus empreendimentos. Patrocinado pelo Santander, o programa orienta os empreendedores sobre o caminho para realizar metas de curto, médio e longo prazo, por meio da identificação e uso das próprias competência, utilizando conceitos e ferramentas avançadas de gestão colaborativa e atuação em rede.

Os interessados deverão se inscrever no site www.empreendedorescriativos.com.br até 6 de setembro e responder um questionário sobre o empreendimento a ser desenvolvido. Mas vale lembrar que para ser um empreendedor criativo, significa ter criatividade no cerne do negócio e disposição para compartilhar suas ideias, experiências e conhecimentos. Em 3 de outubro, serão divulgados no site os sete empreendedores para participar do programa de formação intensivo no âmbito do Cemec (Centro de Estudos de Mídia Entretenimento e Cultura). A iniciativa ativa e acelera os empreendimentos, preparando-os melhor para os desafios de mercado. Por isso, além da criatividade no foco do negócio e no modo de atuar, será avaliada a capacidade de articulação dos candidatos em rede.

Empreendedores Criativos é um projeto idealizado e coordenado pelo consultor Leonardo Brant, especializado no desenvolvimento de negócios culturais sustentáveis. Para ele, “o empreendedor enfrenta o desafio de estabelecer diálogo com as outras instâncias da sociedade, a fim de conquistar legitimidade e construir seu percurso de sucesso e credibilidade. Portanto, o programa municiará o participante com conhecimentos e tecnologias que potencializarão o negócio e minimizarão seus riscos”.

Já o Santander fomenta o tema Economia Criativa desde 2009, quando realizou o seminário Cidade Criativa, coordenado por Ana Carla Fonseca Reis. Segundo Fernando Martins, vice-presidente executivo de Marca, Marketing, Comunicação e Interatividade do banco, “a iniciativa estimula o desenvolvimento de negócios com criatividade e valoriza a criatividade como negócio, gerando renda para milhões de pessoas através de um setor da economia(criativa)onde o Brasil poderá nadar de braçada e ser um exemplo em nossa sociedade global”.

Formação terá 4 módulos
De outubro a dezembro de 2011, cada módulo tem um tema e prevê participação de especialistas associados ao Cemec:

22 e 23 de outubro

Módulo 1 – Base conceitual e estratégica
Leonardo Brant - oportunidades para o setor criativo
Ana Carla Fonseca Reis - economia criativa
Reinaldo Pamponet - sociedade em rede

05 de 06 novembro

Módulo 2 – Comunicação: posicionamento, articulação e redes
Paula Nader – gestão de marca
Ricardo Giasseti – convergência
Luiz Algarra – redes sociais

19 e 20 de novembro

Módulo 3 – Planejamento e gestão de negócios
Piatã Stoklos Kignel - plano de negócios
Rômulo Avelar – gestão cultural
André Martinez – metodologia "processo, efeito, resultado"

03 e 04 de dezembro

Módulo 4 – Sustentabilidade: Financiamento com sentido
José Maurício Fittipaldi - fontes de financiamento
Leonardo Brant - negócios culturais sustentáveis

Clint Eastwood está na capa da ALFA de julho

Em entrevista exclusiva ele se prepara para lançar o 35º filme e garante que aos 81 anos não vai parar

A edição de julho da revista ALFA traz na capa uma lenda viva do cinema e um dos mais robustos e saudáveis octogenários que se pode encontrar, Clint Eastwood. Ele foi entrevistado com exclusividade pela edição em um perfil de Harold Von Kursk. A matéria de capa compõe o Guia ALFA Para Viver Mais e Melhor, que conta com depoimentos exclusivos de Emerson Fittipaldi, Abílio Diniz, entre outros. Aos 81 anos, Eastwood é exemplo de vigor e parece ter encontrado a fórmula para atrasar o relógio, sempre olhando adiante. “Quando você envelhece, pode tornar-se introvertido e ficar nostálgico por coisas que fez ou não durante a vida ou tentar crescer e tornar-se um ser humano melhor. Sempre estive aberto à mudança e em sincronia com a evolução do mundo. Penso que os 60 e 70 podem ser os melhores anos desde que você mude ou evolua. Quando você alcança essa idade, aprendeu tanto e sua perspectiva se aprofundou tanto que somente um bobo não se beneficiaria desse conhecimento”, afirma.

Com um currículo de 35 filmes como diretor e outros 66 como ator, na última década Eastwood provou sua supremacia dirigindo filmes como Sobre Meninos e Lobos e Menina de Ouro, o último lhe rendeu o Oscar de melhor diretor. Em 2009, o Festival de Cannes lhe concedeu uma Palma de Ouro especial como “grande mestre em sua arte”. O ator fala à revista que, muito mais do que na carreira, sua felicidade está alicerçada na família. Eastwood é casado com a jornalista Dina Ruiz, de 45 anos e pai de Morgan, 14 anos e talvez tenha encontrado na mulher e filha a fonte para tanto vigor. “Meu trabalho tem sido importante, mas levei um longo tempo para encontrar uma verdadeira companheira. Hoje minha mulher representa a felicidade e é nesse campo que me sinto mais bem sucedido. Sabe, aquele monte de rifles e revólveres impediu que as pessoas enxergassem em mim um romântico”, diz.

Eastwood acaba de completar as filmagens do seu 35º filme J.Edgar, seu filme sobre a vida do diretor de FBI J. Edgar Hoover, interpretado por Leonardo Di Caprio. Essa pode ser uma das obras mais importantes da sua carreira, embora ele não tenha realizado com essa intenção. “Geralmente, me sinto satisfeito com o filme no qual estou trabalhando ou pensando em fazer em seguida. Tento fazer coisas diferentes. É a única forma de me manter ativo e jovem”, explica. Eastwood revela que tem como referência o diretor português Manoel Oliveira. “É preciso estar faminto e curioso com a vida para que a sua mente não seja levada a um estado de senilidade. Olho para o trabalho de Manoel Oliveira, que tem 103 anos e ainda parece um homem de 60. Quando o encontrei em um evento, anos atrás, tive vontade de perguntar: ‘Qual a sua dieta, senhor? Que uísque o senhor bebe?”, ele brinca.

Embora admita alguns reflexos da idade, o ator e diretor não se considera um homem velho. “O corpo se queixa, às vezes as costas doem, mas não me sinto muito diferente hoje em termos de energia para trabalhar do que há 40 anos, quando rodei o meu primeiro filme. Sinto que ainda tenho muito a fazer”. E sumariza seu eterno engajamento com a vida. “Se você desfruta do que está fazendo e continua aprendendo, permanece vivo. Os anos não significam nada. É preciso estar ativo, ocupado. Não estou pronto para sentar perto de um rio, com uma cerveja na mão, pensando no passado. Ainda há muito por conquistar”, finaliza Eastwood.

ABTG oferece o curso “Fechamento de Arquivos para a Indústria Gráfica”

No próximo dia 19 de julho, das 09h às 18h, a Associação Brasileira de Tecnologia Gráfica – ABTG promove o curso “Fechamento de Arquivos para a Indústria Gráfica”. O objetivo da iniciativa é instruir os interessados sobre a preparação de arquivos editorados conforme especificações técnicas para artes gráficas, além de descrever as maneiras usuais de fechamento de arquivo dentro das normalizações vigentes.

Como público alvo das aulas estão designers, operadores de pré-impressão, operadores de editoração eletrônica que atuam em agências, estúdios de arte, birôs de serviço ou gráficas recebendo arquivospara finalização e fechamento para saída.

O instrutor será Ricardo Minoru Horie, que atua há mais de vinte anos na indústria gráfica, mais especificamente no segmento de pré-impressão, com treinamentos e consultorias técnicas para empresas, além de ministrar regularmente seminários, palestras, oficinas e cursos pelo País.

Ricardo é o autor de mais de 50 livros técnicos na área de editoração eletrônica e artes gráficas, dentre eles: “Coleção InDesign", "eBooks - Arte-finalização para livros eletrônicos nos formatos ePub e Mobi", “Arte-Finalização - Preparação e Fechamento de Arquivos PDF”, “Acrobat Pro para uso Gráfico”, “PitStop Pro - Análise e Edição Avançada de PDFs”, “Utilizando o Photoshop” e “Utilizando o InDesign”.

Mais informações do curso podem ser obtidas com Thiago ou Leandro, no e-mail curso@abtg.org.br ou no telefone (11) 2797-6700.

Tribo Interactive cria social game para a Nestlé


A agência digital Tribo Interactive é a responsável pelo novo social game “Mais Divertido”, que faz parte da plataforma social “Comunidade Mais Divertido”, da Nestlé. É a terceira geração da Comunidade que já soma mais de 250 mil cadastros ativos, com 120 mil visitas por mês, em média.

A plataforma social oferece acesso e conteúdo gratuitos, voltado para o público infantil (de 6 a 12 anos), aliando educação nutricional, vida saudável, responsabilidade socioambiental e muita interatividade.

Para participar do social game a criança precisa fazer um cadastro, que é validado por um responsável via e-mail, e escolher um nickname. Após cadastrado, pode caracterizar seu avatar escolhendo cor do cabelo, da pele e roupas. Daí é só começar a jogar.

O usuário inicia o jogo com uma casa (que vai completando com móveis, animal de estimação, além de soluções sustentáveis, como um painel que capta luz solar para o aquecimento da água e um cata-vento que produz energia eólica) e pode circular pela cidade, interagindo com diversos personagens e ambientes como uma petshop, loja de produtos naturais, escola, correio, entre outros.

Ele pode também adquirir produtos como roupas, assessórios diversos, ração para cachorro ou gato, entre outros – para isso há as “divertrocas” (a moeda virtual que vai sendo acumulada por meio de atividades e premiações).

Há também a possibilidade de interação entre usuários da comunidade por meio de diálogos preestabelecidos, visando priorizar a segurança do público infantil e evitando que a comunidade seja utilizada por pessoas mal-intencionadas.

“Nosso objetivo é disponibilizar diversas maneiras de interação que estimulem o desenvolvimento integral da criança, focando no educativo, mas sempre com muita diversão”, ressalta Raul Orfão, sócio-diretor da Tribo Interactive, que atende a Nestlé há 10 anos como agência digital independente.

Além do social game, a nova fase do portal Mais Divertido traz novidades como a DiverTV, com episódios animados complementados por técnicas de storytelling que determinam desdobramentos em jogos online associados a cada aventura apresentada.

Um dos grandes diferenciais da Comunidade Mais Divertido é a forma com que ela se apresenta para o público infantil. Apesar de ser um produto da marca Nestlé, não existe mensagem comercial direta: trata-se de um projeto que leva conteúdo relevante e de alto valor percebido às crianças, fundamentado nos pilares de atuação responsável da companhia. Para conferir a comunidade basta acessar www.nestle.com.br/maisdivertido.