29.6.11

Programa Avesso mostra os bastidores da nova campanha da Mobil


O programa Avesso desta semana traz os bastidores da nova campanha do lubrificante Mobil. Com locação no Chile, o filme foi criado pela WMcCann e produzido pela ParanoidBR.

A ideia principal da campanha era mostrar um novo produto Mobil que vai revolucionar o mercado de lubrificantes para motocicletas. E foi isso que a marca fez ao investir em um filme publicitário com ação e aventura. A história se desencadeia a partir de uma gota do lubrificante que cai e transforma todo o ambiente, até então pacato.

A campanha foi filmada em um deserto e teve seu cenário - uma casa e um ferro-velho - montado exclusivamente para as gravações.




O maior desafio da campanha foi a pós–produção, que concentrou grande parte do filme e contou com um trabalho minucioso de animações em 3D. No total, três cenas foram produzidas com o recurso gráfico. “Tiramos várias fotos em diferentes ângulos criando uma visão 360 graus do ambiente, que não só serviram para compor o fundo para animação como para criar o reflexo e luz que batem nas peças”, explica ao Avesso, Luis Carone Blumenfeld, Diretor da ParanoidBR.

Outro grande desafio foi a cena do motoqueiro, em que o personagem salta com a moto. Ela foi feita parte na pós-produção e outra na filmagem. A cena foi gravada, por motivos de segurança, com um salto de 30 cm de altura e mais tarde alterada para dar a impressão de uma altura maior.



Com o resultado, a campanha alcançou seu objetivo de produzir um filme diferente dos demais que estão no mercado. “Conseguimos revolucionar a imagem que o consumidor tem em relação ao lubrificante”, conta Renato Fontalva, Diretor Comercial da Mobil.

MMS realiza o Curso Gestão de Marcas nos dias 15 e 16 de julho

A Madia Marketing School - MMS apresenta nos dias 15 e 16 de julho, o Curso Gestão de Marcas, que tem por objetivos: apresentar um panorama da gestão de marcas, com enfoque em cases; e oferecer conhecimento sobre como gerenciar marcas varejistas para torná-las um diferencial competitivo e um valor relevante para os consumidores e para o negócio. As inscrições devem ser realizadas através do site www.madiamarketingschool.com.br, ou do telefone: (11) 3065-6464, com Ligia Oliveira ou Sônia Teixeira.

É destinado a diretores, gerentes e profissionais das áreas de marketing e comercial de empresas varejistas, agências de comunicação e fornecedores. O curso acontece nos dias 15 e 16 de julho, das 8h às 18h, e será ministrado por Beth Furtado, sócia-diretora da ALIA, consultoria especializada em marketing. (Valor: R$ 1.280,00).

Seu Programa apresentará: Conceitos essenciais e avançados de Gestão de Marcas com ilustração de varejistas globais, discussão de cases e debates; As mudanças da Sociedade Brasileira e os impactos em branding; Segmentações de mercado e públicos alvos: oportunidades na sociedade e para o mercado brasileiro; Expressões da Marca por meio da Identidade e da Personalidade – o design de marca; Denominações, ícones, signos e avatares; O conceito de posicionamento em marcas competitivas; Responsabilidade social e sustentabilidade na gestão de marcas, entre outros.

Há 14 anos no mercado, a MMS desenvolve cursos, treinamentos e conferências, abertos e in company, o objetivo de oferecer o que há de mais moderno, pelo conteúdo e formato.


Curso Gestão de Marcas
Dias: 15 e 16 de julho, das 8h às 18h
Local: MMS - Madia Marketing School - Rua Padre João Manuel, 755 - 13º andar - CJ 132 - São Paulo – SP
Informações e inscrições: steixeira@madiamundomarketing.com.br, ou
loliveira@madiamundomarketing.com.br, pelo telefone (11) 3065.6464, com Ligia Oliveira ou Sônia Teixeira

Site: www.madiamarketingschool.com.br

Exposição registra a história dos 37 anos do Salão Internacional de Humor de Piracicaba

O Centro Nacional de Documentação, Pesquisa e Divulgação do Humor Gráfico de Piracicaba (CEDHU) é o responsável por acolher o acervo do Salão Internacional de Humor de Piracicaba e seus quase 40 anos de história. Além de cuidar das comissões para a organização, seleção e premiação de cada edição anual do evento, desenvolve ações no sentido de valorizar e promover a linguagem do humor gráfico, como exposições, cursos e oficinas. Este ano, o CEDHU preparou a mostra 37 anos de Salão Internacional de Humor de Piracicaba, que expõe trabalhos premiados e cartazes oficiais do evento.

A exposição já pode ser visitada no Engenho Central. São cerca de 100 imagens, entre elas, cartuns, charges, caricaturas e tiras de grandes nomes do humor gráfico nacional e internacional – como Santiago (Brasil), Chico Caruso (Brasil), Laerte (Brasil), Angeli (Brasil), Jurij Kosobukin (Ucrânia), O-Sekuer (Bélgica), Cristobal Reinoso (Argentina), Rolandi Fiddy (Inglaterra). Os temas dos desenhos são variados e retratam as diversas transformações culturais, políticas, ambientais e econômicas do Brasil e do mundo.De acordo com o diretor do CEDHU, Eduardo Grosso, “além de conhecer o trabalho de artistas importantes, o público tem a oportunidade de conhecer a diferença e as particularidades de cada categoria”.

Os cartazes promocionais expostos foram desenhados por artistas como Ziraldo, Zélio, Angeli, Millôr Fernandes, Laerte, Edgar Vasques, Glauco, Chico e Paulo Caruso, Nássara, Miguel Paiva entre outros. Alguns deles se referem a fatos históricos importantes, como por exemplo, o famoso desenho do cartunista Glauco feito em 1979 sobre a tensão existente no país em relação à abertura política. “É uma boa maneira de conhecer a história de um dos maiores eventos do humor gráfico do mundo”, explica.

O Salão Internacional de Humor de Piracicaba é considerado um dos mais tradicionais do mundo. Recebeu, na edição passada, cerca de 1.800 produções de 51 países. Realizado sob responsabilidade da Secretaria da Ação Cultural da Prefeitura do Município de Piracicaba, contou com a participação de Millôr, Ziraldo, Zélio, Jaguar, Fortuna e Ciça em sua primeira mostra, em 74. A partir de 76, assumiu sua característica internacional, com a exposição do cartunista francês Cloude Molliterni. Já no ano seguinte o Salão de Piracicaba foi preparado para receber trabalhos de diversos países, incluindo amostras dos cartunistas Sergio Aragonez, da revista MaD, Goefrey Dickson da revista inglesa Punch e Hermenegildo Sabat, do jornal argentino El Clarin.

Entre os brasileiros que já passaram pelo salão há nomes como Henfil, Luis Fernando Veríssimo, Paulo e Chico Caruso, Angeli, Laerte, Glauco, Edgar Vasques, Jaime Leão, Santiago, Fausto Longo, Erasmo e tantos outros talentos.

Mostra 37 anos de Salão de Humor
Local: Avenida Maurice Alain, 454, Vila Rezende | Piracicaba SP
Todos os dias (incluindo sábados, domingos e feriados) das 10h às 17h.

Mais informações estão disponíveis no site www.salaodehumor.piracicaba.sp.gov.br
Para inscrever trabalhos para o 38º Salão Internacional de Humor de Piracicaba, acesse o REGULAMENTO.

Curso Livre de E-Branding

Gestão de Marcas na Internet

O curso aborda conceitos e estratégias de criação e gestão geral de uma marca nos meios digitais, os novos tipos de consumidores, as tendências e a importância de uma marca em saber usar a web a seu favor.

Últimas Vagas

02 de Julho (sábado) de 2011 | Carga Horária: 08 horas


Conteúdo

• O que é marca - definição e introdução ao branding
• Posicionamento
• Construção e gestão de marcas na internet
• A Internet como ferramenta para construção da marca
• Branding de relacionamento
• Buzz marketing
• Planejamento estratégico
• Presença digital
• O novo consumidor online
• Web 2.0
• Redes Sociais
• Como monitorar e medir o retorno da marca (métricas)
• O processo de criação de uma marca e suas peculiaridades no meio digital
• Tipografia e cores
• Identidade visual e Identidade corporativa


Programação

08:00h - Credenciamento;
08:30h - Início do curso;
12:30h - Intervalo para almoço;
14:00h - Retorno das atividades;
18:00h - Encerramento e entrega de certificados.


Facilitadores

Marcelo Trevisani @mtrevisani
Especialista em branding, atualmente é Gestor de Marcas e Designer na LEN Comunicação e Branding.

Felipe Morais @plannerfelipe
Gerente de Planejamento da Tesla. Palestrante e professor universitário. Autor do livro “Planejamento Estratégico Digital”.

Euripedes Magalhães @euripedesm
Diretor de premiado com shortlist em Cannes (2007). Professor e Coordenador da Pós de Marketing Digital da Faculdade Impacta

Local

Espaço Maestro
Rua Maestro Cardim, 1.170 – Paraíso - São Paulo – SP.

Ponto de referência: Atrás do Shopping Paulista.
Metrô mais próximo: Estação Paraíso (linha azul/verde).


Investimento

Valor R$300,00
Pagamento em 2x, 50% na reserva de vaga (R$150,00) e 50% no dia do curso (R$150,00).
10% de desconto para pagamento Integral antecipado – R$270,00.

Estudante (graduação e pós) R$210,00
Pagamento em 2x, 50% na reserva de vaga (R$105,00) e 50% no dia do curso (R$105,00).
10% de desconto para pagamento Integral antecipado – R$190,00

* Desconto especial para grupos de no mínimo 5 integrantes e ex-participantes Integra.
Os valores passarão para R$240,00 e R$170,00 (estudantes)

Consulte-nos para saber sobre outros descontos para grupos.

No valor está incluso coffee, material de apoio e certificado de conclusão.

Inscrições e informações: http://www.integracursos.com.br/cursos/html/ebranding.html

Reclame em cobertura especial do Cannes Lions 2011

O Reclame desta quinta-feira, 30, às 17h, abre a série de especiais sobre o 58º Cannes Lions 2011, que aconteceu entre os dias 19 e 25 de junho. A equipe do programa esteve lá, conferindo tudo o que rolou na semana mais importante da publicidade mundial para reunir os filmes, cases e campanhas que mais fizeram sucesso no festival que deu ao Brasil 68 Leões e consagrou a AlmapBBDO como Agência do Ano.

Para você ficar sabendo tudo sobre o Festival, o Reclame preparou um diário com tudo o que rolou nos sete dias mais importantes da publicidade mundial e também o que os delegados fazem e recomendam para aproveitar bem a semana! Tudo isto você acompanha a partir do próximo programa.


No Multishow
Quinta-feira, às 17h
Horários alternativos: sexta-feira, às 15h15; sábado, às 8h, e segunda-feira, às 7h30.

Na Globosat HD
Terça-feira, às 20h
Horários alternativos: quinta-feira, às 15h30; sábado, às 16h30; domingo, às 11h30 e segunda, às 14h30.

Ficha Técnica
Produção: New Content
Apresentação: Bruna Calmon
Direção de redação: Toshio Yamasaki
Direção artística: Roger Garcia
Direção de novos negócios: Emerson Souza
Direção de atendimento: Márcio Goulart
Direção de cena: Fernando Cirillo
Reportagem: Luna França
Câmeras: Cleber Isler e Filipe Augusto
Coordenação de produção: Luiza Brasca
Assistência de produção: Marcela Gonçalves
Edição e finalização de imagens: Raphael Ferreira e Vinícius Álvares
Assistência de edição de imagens: Sami Makino.

Apex-Brasil e CBL trazem formadores de opinião de diversos países para conhecer mercado editorial brasileiro

Com programação que inclui apresentações na CBL e no Itaú Cultural e um debate sobre tradução de obras em língua portuguesa, que acontecerá na Flip, "Projeto Imagem" tem como foco promover o mercado editorial do país no exterior

Jornalistas, críticos literários, editores e acadêmicos de seis países das Américas e daEuropa chegam ao Brasil no próximo dia 3 de julho para uma série de eventospromovidos pelo Brazilian Publishers, parceria entre a Câmara Brasileira do Livro – CBL –e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos – Apex-Brasil. A iniciativa, conhecida como “Projeto Imagem”, terá programações em São Paulo e Paraty, durante a Flip 2011, e tem como objetivos melhorar a percepção que esses formadores de opinião têm do mercado editorial brasileiro e aproximá-los de autores, editores e outros agentes literários do país.

Além da coordenação da CBL e da Apex-Brasil, o Projeto Imagem conta também com o patrocínio do Sebrae-RJ.

Foram convidados para a maratona jornalistas e críticos literários de publicações como Financial Times (Reino Unido), Le Monde (França), Público (Portugal) e The New York Review of Books (EUA), além de autores, editores e agentes literários. A programação inclui dois dias de eventos em São Paulo e um debate em Paraty.
A agenda dos convidados começa no dia 4 de julho em São Paulo, com visita à Companhia das Letras, onde serão recebidos por Luiz Schwarcz. No Itaú Cultural, eles serão apresentados ao programa Conexões, querealiza o mapeamento da literatura brasileira no exterior. O levantamento tem identificado um amplo e inédito número de profissionais estrangeiros que estudam ou pesquisam temas e autores da nossa literatura.

No dia seguinte, ainda na capital paulista, o grupo visitará a sede da CBL, onde serão mostrados os números do mercado editorial, através da apresentação da pesquisa CBL/Fipe.

Toda a programação culminará na realização de dois painéis de debate na Casa da Cultura de Paraty, no dia 7, das 19h às 22h, durante a Flip 2011. No primeiro, profissionais com experiência na promoção de literatura e de autores brasileiros no exterior falarão de sua experiência no segmento e apontarão oportunidades e dificuldades enfrentadas. Em seguida, editores estrangeiros e autores de língua portuguesa se apresentarão em painel que também contará com a presença de Galeno Amorim, presidente da Fundação Biblioteca Nacional.

Sobre o Brazilian Publishers

Criado em 2008 como uma parceria entre a CBL e a Apex-Brasil, o Brazilian Publishers tem como objetivo a promoção e a divulgação da produção editorial brasileira no mercado global. Para isso, o Projeto aposta em ações que vão desde a capacitação das editoras para atuar no mercado internacional àquelas destinadas a promover os autores brasileiros e suas obras em outros países, com a participação em feiras de livro (como Guadalajara, Frankfurt, Bolonha, Paris Cook Book Fair e a Flip, dentre outras) e eventos literários.

Veja abaixo o perfil dos convidados:

Erroll McDonald (Editor, EUA)
É editor executivo da Pantheon Books, uma das subsidiárias do grupo editorial Random House. McDonald é reconhecido pelo apuro editorial, faro para descobrir bons livros e tornou-se mais conhecido que alguns dos escritores cujos livros edita. Tem grande interesse por literatura em tradução, tendo sido responsável por introduzirvários autores de países periféricos nos Estados Unidos, incluindo Wole Soyinka, o primeiro africano a vencer o Prêmio Nobel de Literatura.

Ángel Gurría-Quintana (Jornalista, tradutor e escritor, Reino Unido)
Estudou história em Cambridge. Contribui regularmente para o Financial Times e tem considerável experiência em tradução. Tem também matérias publicadas nos periódicos The Observer, The Economist, The Paris Review e Prospect. Contribui com a Festa Literária Internacional de Paraty (Flip). Pesquisa a história do Rio de Janeiro.

Raphaelle Rerolle (Jornalista, França)
É jornalista do Le Monde desde 1986. Anteriormente, trabalhou na área de sociedade e também no suplemento semanal Le Monde des Livres, como responsável pela literatura estrangeira, antes de se tornar repórter do Monde 2. É chefe de redação adjunta do Le Monde des Livres.

Isabel Coutinho (Jornalista, Portugal)
Estudou na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. É jornalista do jornal Público e, desde 1996, assina semanalmente a coluna Ciberescritas sobre o futuro dos livros, a presença de escritores na Internet e a relaçãoentre as novas tecnologias e a literatura.

Edwin Frank (editor, New York Review of Books)
É diretor editorial da New York Review Books e editor dos selos NYRB. A New York Review of Books é uma das revistas literárias mais influentes dos Estados Unidos. Em 1999, estabeleceu também um braço literário que conta com três selos – “NYRB Classics”, “NYRB Collections” e “NYRB Children's Collection”. O selo “NYRB Classics” reedita livros esgotados e traduções de clássicos da literatura mundial.

Veja a programação completa do Projeto Imagem

4 de julho – São Paulo - SP
10h às 12h – Visita à Companhia das Letras com recepção de Luiz Schwarcz
15h às 18h – Apresentação do programa Conexões, no Itaú Cultural (Claudiney Ferreira, Felipe Lindoso, Prof. Gustavo Sorá e João Cezar Castro Rocha)

5 de julho – São Paulo - SP
10h às 12h30 - Apresentação na CBL (Pesquisa CBL/Fipe) e café com associados do Brazilian Publishers
13h às 14h – Almoço com a diretoria da CBL no Quinta do Museu
14h às 15h – Visita guiada no Museu da Casa Brasileira
18h às 19h – Visita à Livraria da Vila Lorena

7 de julho – Paraty - RJ
19h – Painel 1 – Literatura em língua portuguesa: caminhos abertos
Com: Claudiney Ferreira, do programa Conexões do Itaú Cultural; Prof. Gustavo Sorá, da Universidad Nacional de Córdoba; Lúcia Riff, da Agência Riff; Nicole Witt, da Literary Agency Mertin; Jonah Straus, da Straus Literary.
Mediação de Ángel Gurría-Quintana.

20h30 – Painel 2 – Literatura em tradução no mundo: oportunidades e barreiras
Com: Galeno Amorim, Presidente da Fundação Biblioteca Nacional; Ravi Mirchandani, editor da Atlantic Books; Erroll McDonald, editor da Pantheon Books/Random House; Valter Hugo Mãe, autor português; Marcelo Ferroni, autor e editor brasileiro.

Madeira na “Mostra Black”

 Apto Paris - Dado Castello Branco - foto de Romulo Fialdini

Evento reúne projetos inéditos de 14 dos mais renomados arquitetos brasileiros. A Montana é parceira de profissionais que utilizam madeira como material construtivo.


 Apto Paris - Dado Castello Branco - foto de Romulo Fialdini

Até 17 de julho realiza-se a 1ª Hyundai Mostra Black em São Paulo. O projeto reúne os principais nomes da arquitetura, decoração e paisagismo nacionais como David Bastos, Dado Castello Branco, Roberto Migotto, Fernanda Marques, entre outros. A Montana Química participa do evento em dois ambientes, em parceria com a Luzes e Cores, empresa especializada em pintura imobiliária de alto padrão.

O “Apartamento”, inspirado em Paris, é um projeto de Dado Castello Branco onde foram utilizados produtos para laquear portas, janelas e outras esquadrias. A Laca PU Branca Fosca da Montana é especificada pelos arquitetos, para aplicação nesses componentes do imóvel, para criar uma identidade com o acabamento do mobiliário de alto padrão.

A Montana também participa do ambiente “Champagne Bar”. O projeto, assinado pelo arquiteto David Bastos, utiliza madeira tratada de pinus em viga laminada da ArtPine. O acabamento de todas as estruturas de madeira foi feito com stain Osmocolor, que protege e embeleza a madeira. Além disso, tem registro do Ibama, exigência legal prevista inclusive em norma ABNT, mais especificamente a NBR 11702 para a categoria de Stain preservativo para madeira.

Neste evento fica evidente a sinergia dos produtos Montana nas três áreas de atuação da empresa – Vernici (acabamento de móveis), Osmose (madeira tratada em autoclave) e Revenda & Construção (proteção e acabamento de estruturas e esquadrias de madeira) – em projetos arquitetônicos de alto padrão.

Serviço – A 1ª Hyundai Mostra Black realiza-se de 22 de junho a 17 de julho na rua Groenlândia, 448, Jardins, em São Paulo, capital.
De terça a sábado, das 11h às 20h30 e domingos das 11h às 19h30. Os ingressos custam R$ 100,00; estudantes pagam meia entrada.
Mais informações pelo telefone (11) 2609.2522.

Tito lança @agencybrazil


Com o objetivo de auxiliar as agências de publicidade na construção de estratégias para campanhas publicitárias e na concepção da imagem da agência no mercado publicitário brasileiro, chega ao mercado a @agencybrazil empresa de marketing que busca otimizar os investimentos de mídia das campanhas publicitárias por meio de convergência digital, assessoria de imprensa, relações públicas e criação de conteúdo para novas mídias.

A @agencybrazil (agencybrazil.co.cc) nasce pensando grande, com foco no entendimento do negócio do cliente. A empresa passa a agir na consultoria das agências de comunicação em operação na América Latina que estejam realizando projeto cujo objetivo maior seja a criação de plataformas inovadoras que permitam interações diretas e diálogos constantes que valorizem a marca. Com interferências de novos formatos, eventos, plataformas móveis, redes sociais, blog content, aplicativos, além de intervenções urbanas, a @agencybrazil vai além de uma simples assessoria de imprensa, trabalhando em parceria com o departamento de criação/planejamento da agência, a fim de criar a melhor estratégia e garantir a maior repercussão possível nos formadores de opinião.

Uma empresa especializada em convergência digital, possui recursos próprios que favorecem um melhor planejamento estratégico para a comunicação de uma agência de publicidade. Com uma equipe multidisciplinar e uma rede de consultores para geração de conteúdo, permite uma ação mais rápida e eficaz. O grande diferencial da @agencybrazil é trabalhar como unidade virtual e, assim, alcançar várias regiões.

O novo modelo de negócios é focado em novas fórmulas e, para fazer jus a isso, a empresa irá atender seus clientes pelo Twitter (@agencybrazil) criando um maior envolvimento com plataformas online.

Ligado ao pensamento estratégico-criativo de seus clientes, a ideia é trabalhar com a formatação de brief multidisciplinar para criar soluções que chamem a atenção e faça barulho. Para marcar o início de suas atividades, a agencybrasil.co.cc (@agencybrazil) criou uma ação, bem-humorada, nas redes sociais. Intitulado “Seja Pop no Brasil”, a ação visa a mostrar personagem “pop” da história brasileira e convidar as agências de publicidade a se tornar “pop” também.

De acordo com Tiago Ribeiro "Tito", a decisão de criar a @agencybrazil surgiu a partir da procura das agências de publicidade pela criação de projetos, dada a grande carência de boa ativação de campanhas no mercado brasileiro. Depois vieram as conversas com os grandes anunciantes brasileiros, que expressaram a vontade de trabalhar com uma maior ativação e, daí, começou uma fase de pesquisa para criar um novo conceito em assessoria e consultoria. “A @agencybrazil vai trabalhar em parcerias com agências de propagandas, com um único objetivo: criar soluções de comunicação que valozirem o trabalho criativo da agência dando maior visibilidade à agência e à sua campanha, seja na TV, seja numa plataforma móvel”, afirma Tito, diretor de conteúdo.