25.11.10

Com projeto do Teleton, AACD vence Prêmio Aberje 2010

Com o case “12º Teleton – Sua ajuda é o que nos move”, a AACD conquistou o Prêmio Aberje 2010, um dos mais tradicionais e importantes prêmios de Comunicação no Brasil. Em cerimônia realizada na tarde desta quinta-feira (25), no Espaço Rosa Rosarum, na capital paulista, a entidade recebeu a homenagem na categoria Comunicação Integrada.

O trabalho premiado contou os desafios e estratégias de comunicação adotadas para que a 12ª edição do Teleton, em 2009, atingisse a meta estabelecida e arrecadasse os R$ 19 milhões para a construção de uma nova unidade da AACD. “Estávamos no auge da crise econômica e os recursos eram escassos. Conseguimos montar um plano de captação de parcerias com públicos estratégicos e criar projetos essenciais para a execução do Teleton”, afirma Eduardo de Almeida Carneiro, presidente voluntário da AACD. Sob o conceito “Sua ajuda é o que nos move”, a campanha abordou a deficiência física com leveza por meio da utilização de crianças pacientes da instituição e incentivou a mobilização e o engajamento para a causa com o auxilio de celebridades.

A campanha contou com a criação de diversos materiais de divulgação, como filmes, spot, mídia online, impressa, mídias sociais e canais alternativos que foram transmitidos gratuitamente pelos veículos de comunicação parceiros da instituição. Com o sucesso da estratégia adotada em 2009, a AACD superou sua meta e arrecadou R$ 19,3 milhões para a construção da unidade de Poços de Caldas (MG).

O projeto de comunicação do Teleton 2009 teve veiculação gratuita em mais de 120 veículos jornais e revistas, 59 rádios, 45 emissoras de TV aberta e fechada, 30 salas de cinema, 20 sites, mídias alternativas como painéis rodoviários, cartazes em restaurantes e academias de ginástica, além do disparo de mais de 5 milhões de e-mails marketing. As divulgações espontâneas trabalhadas pela assessoria de imprensa da entidade foram divulgadas em mais de 300 veículos de todo País e em diversas áreas como economia, social, terceiro setor, especializados e de variedades.

Sobre a AACD
A AACD, Associação de Assistência à Criança Deficiente, completou 60 anos de atividades, como uma instituição privada, filantrópica, sem fins lucrativos que tem como missão "Promover a prevenção, habilitação e reabilitação de portadores de deficiência física, especialmente de crianças, adolescentes e jovens, favorecendo a integração social". Realiza mais de 5.760 atendimentos por dia em suas 9 unidades distribuídas pelo Brasil. Unidades: AACD Ibirapuera (SP), AACD Mooca (SP), AACD Osasco (SP), AACD Recife (PE), AACD Uberlândia (MG), AACD Porto Alegre (RS), AACD Nova Iguaçu (RJ), ARCD São José do Rio Preto (SP) e ARCD Joinville (SC), estas duas últimas como unidades filiadas. Atualmente, estão em construção três novas unidades, uma em Poços de Caldas (MG), com recursos do Teleton, e duas na capital paulista (Zona Norte e Zona Sul), em parceria com Prefeitura e Governo do Estado de SP.

Programa Avesso mostra a largada “indoor” Motorola i897



O Avesso traz nessa semana os bastidores de uma ação muito criativa realizada em alguns shoppings de São Paulo e do Rio de Janeiro. A ação contempla a simulação de largada de Fórmula 1 com os frequentadores de alguns shoppings de São Paulo e Rio de Janeiro. A “escuderia” responsável pelo trabalho é composta por Ferrari, Motorola, Nextel, Fast Shop e Ogilvy.

Quem assina a ação é a agência Ogilvy, que teve essa ideia a partir da informação do briefing de unir o mundo da tecnologia com a adrenalina da Fórmula 1. O propósito da ação é um lançamento do celular Motorola i897 Ferrari Especial Edition, exclusividade Nextel. Wagner Mendonça, Diretor de Vendas Motorola nos conta que a Motorola e a Ferrari têm um acordo para desenvolvimento de produtos, e a Nextel entra com o serviço líder push-to-talk (PTT).

O trabalho de criação da proposta “tecnologia/adrenalina”, foi de transformar as cancelas dos shoppings em um “grid de largada” de Fórmula 1, o que dá a sensação ao motorista de uma “pole position”. Andreia Vasconcelos, Gerente de Marketing da Motorola, completa, “não queríamos instigar o consumidor a sair correndo, mas sim experimentar um pouco da emoção do grid de partida”. Um painel luminoso sinaliza a largada e a cancela sobe, nesse momento entra em cena o inconfundível ronco do motor Ferrari e, como disse Frederico Saldanha da Ogilvy, “tem uma certa ironia, porque todo mundo quando entra no Shopping, vai correndo até achar a uma última vaga disponível”.

Dentro dos shoppings, a ação se estendeu até as lojas Fast Shop, como conta ao Avesso, Luiz Carlos Pimentel, Diretor de Marketing da rede de lojas: “Em São Paulo incluímos os shoppings Eldorado, Paulista e Jardim Sul e no Rio de Janeiro, o Fashion Mall e Niteroi Paulista. Eu mesmo fui muito impactado pela ação”, confessa entusiasmado. Dentro das lojas, recepcionistas a caráter atendiam os clientes.

A empresa responsável pela montagem de toda a estrutura nas cancelas foi a Focos Cenografia. Vários testes foram realizados para que tudo acontecesse de forma sincronizada e segura, sem alterar o ambiente do local.

Os frequentadores dos shoppings aprovaram a ação, afinal quem não quer se sentir como Ayrton Senna, ao menos “enquanto a cancela não sobe”?.

Fred Siqueira passa a integrar o time da WMcCann


A WMcCann apresenta mais uma novidade: a agência acaba de contratar o diretor de criação Fred Siqueira, ex- AgênciaClick Isobar.

Fred chega a WMcCann num momento de expansão da área digital. “Minha linha de trabalho não diversifica on e offline. Acredito que ser vanguarda criativa hoje significa saber promover, da melhor forma, o diálogo entre marcas e consumidores e, ao mesmo tempo, apertar os botões certos para atrair mais pessoas para essa conversa".

O criativo foi responsável pelos primeiros grandes trabalhos digitais da Coca-Cola no Brasil entre os anos de 2004 e 2006, quando partiu para os EUA.

Fred conta com quase 15 anos de carreira e muitos prêmios, entre eles 7 Leões em Cannes. Antes de chegar a WMcCann, o criativo passou por agências internacionais como AKQA e Organic em SãoFrancisco.