20.8.10

PAPO DA VEZ - Eduardo Pedro



Primeiramente nos fale um pouco da Kriando.

A Kriando é uma empresa focada em desenvolvimento de marca e Design gráfico. Procuramos trabalhar de forma eficaz e estratégica para o desenvolvimento da Marca e Projetos dos clientes. Trabalhamos desde projetos simplificados, até projetos extensos e complexos.

"Fazemos branding. Ajudamos a desenvolver marcas e negócios. Oferecemos inteligência estratégica e objetividade nas soluções, atuamos de forma ampla ou restrita de acordo com as características e complexidade de cada projeto e o universo das suas necessidades."

Hoje, sou sócio e responsável pela produção gráfica da Kriando.

Você é produtor gráfico, onde um profissional como você entra em um job?
Eu sempre falo que o produtor gráfico é quem transforma o sonho em realidade. O design é apresentado ao cliente em forma de imagem, ou maquete, e nós produtores temos que materializar aquilo. Entramos no "job" quando o projeto gráfico começa a ser desenvolvido, até para ver o que é possível ou não (ainda acredito em que nada é impossível). Resumindo um pouco: 1º passo: analisamos o layout, viabilizamos o projeto para que ele possa ser orçado, procuramos os fornecedores competentes para o desenvolvimento daquele projeto, orçamos, e além de orçar, buscamos opções para que aquele mesmo projeto possa ter uma melhoria de custo em produção. 2º passo: apresentamos ao cliente os orçamentos e os materiais (de forma física, ex: amostra de papéis, enobrecimentos, ....). 3º passo: Negociação. 4º passo - finalizar o PROJETO, para que ele possa ser encaminhado para o fornecedor, ou fornecedores, de forma 100% correta. 5º passo - acompanhar a produção do material no fornecedor, evitando desperdícios e erros. 6º passo - logística e entrega do projeto (sonho) para o cliente. Isso foi de forma bem reduzida um relato do que fazemos, varia muito de projeto a projeto.

O que te levou a ser produtor gráfico, você sempre quis seguir esta carreira?
Foi o destino! Fui convivendo com o design e vi que minha área era aquela. Vi que poderia ser um produtor, por sempre ter garra em trabalhos, e sempre ser muito curioso, ir atrás de novidades, ter garra e firmeza nas coisas. Acho que estas são características essenciais para qualquer PRODUTOR, (gráfico, artístico, de eventos, de shows). Nunca me dei por vencido em
possibilidades, sempre vou atrás do possível e o que julgam impossível.

Fez algum curso de especialização? Eles são válidos?
Fiz uma especialização em produção gráfica de 2 anos. Tudo que é relacionado a aprender é válido! Você não só aprende com um educador, mas você aprende com troca de experiências de pessoas que estão ao seu lado. Você aprende coisas que você não domina e que um amigo/colega sabe e domina aquilo. Você descobre fontes que não imaginava existir. Você se valoriza, e se posiciona no mercado. Você cria um networking, e uma relação com pessoas daquele meio, e quando bate um desespero você tem a quem recorrer.

Não pretendo parar por ai, tem muitos cursos bacanas que ainda quero fazer! Me falta tempo, mas SIM, vale muito a pena qualquer tipo de aprendizagem! Até em marcar de tomar um café com amigos, você aprende!

O produtor gráfico interfere e influencia o criativo?
Sim. Colocamos limites nas criações, principalmente quando se sabe que a verba do cliente é pequena. E também ajudamos muito na criação, falando as possibilidades de aplicações de acabamento e enobrecimento de determinados PROJETOS. Muitas vezes também colocamos limite, porque para aquele determinado PROJETO o que o criativo está pensando não vai ser viável!

Todos os papéis e tintas são iguais? São funcionais ou vitais?
Não!

Todos os papéis e tintas têm suas funções, e um difere do outro. O que as vezes existe semelhança é um tipo de papel ou tinta que é fabricado por mais de uma indústria, e isso varia qualidade.

Vou especificar algumas das funções em forma de tópicos, fica mais fácil de
entender:

- enobrecimento
- ecologicamente correto
- funcionalidade
- viabilidade de custo
- viabilidade de projeto
(depende muito de cada projeto)

Quanto a funcional e vital, em alguns casos 100% funcional, em outros 100%
vitais, em outros os 2.

Você busca referências em livros ou na web?
Eu busco referência em tudo que vejo. As vezes você está em um restaurante e o cardápio é feito em algo que você nunca viu, pronto, aquilo se tornou uma referência. Mas livro e internet são muito úteis, principalmente para ter referências mundiais do mercado, e do design, muitas coisas são feitas fora do Brasil que ainda é muito difícil ver por aqui (de forma física), mas sabemos que é por conta da viabilidade de custo. Infelizmente a importação de determinadas matérias são completamente inviáveis por conta de impostos, transportes, e outras variáveis.

A primeira impressão é a que fica?
É! Ou você pode mudar ela, em uma segunda impressão!

Por isso procure sempre produzir o material com bons profissionais, bons fornecedores, que a qualidade do seu projeto vai ser aquilo que você espera.

E com isso, vai transmitir aquilo que quer!

"Abraços a equipe DESIGN INFORMA, e a todos os leitores e seguidores do BLOG. Sucesso para todos. Fica aqui meu e-mail de contato: eduardo@kriando.com.br e não deixem de visitar: www.kriando.com.br"

LG personaliza convidados no Prêmio Multishow



O beauty stylist Fernando Torquatto é o convidado da LG para caracterizar aqueles que passarem pelo espaço da empresa, na 17ª edição do Prêmio Multishow de Música Brasileira, que acontece na próxima terça-feira (24/8), no Rio de Janeiro.


A ação faz parte da campanha de divulgação da nova série de celulares LG Cookie, que conta com diversas opções de personalização de sua interface pelos usuários.

Estréia hoje no Design Informa o PAPO DA VEZ

Hoje estréia uma nova sessão no Design Informa, o PAPO DA VEZ com os principais profissionais de comunicação / arte / design do mercado.

Classics Illustrated está de volta ao Brasil


Em 1990, a editora norte-americana First Comics, conhecida por apresentar ao ocidente o mangá Lobo Solitário, de Kazuo Koike e Goseki Kojima, além de outros materiais autorais como American Flagg!, de Howard Chaykin; Badger, de Mike Baron; Grimjack, de Timothy Truman; e John Sable Freelance, de Mike Grell; iniciou também a publicação da série Classics Illustrated, uma coleção que adaptou grandes obras da literatura mundial, adaptadas por alguns dos melhores artistas do mundo.

Kyle Baker, Bill Sienkiewicz, Gahan Wilson, Rick Geary, P. Craig Russell, Jill Thompson, Steven Grant, Dan Spiegle, Tom Mandrake, Michael Ploog, Charles Dixon, Joe Staton, Pat Boyette, e muitos outros, foram reunidos em 27 álbuns publicados nos Estados Unidos. Alguns anos depois, a série chegou a ser lançada no Brasil, no entanto, somente uma parte desta coleção ganhou sua versão brasileira.

E é com muito orgulho e satisfação que a HQM Editora, casa de sucessos editoriais como Os Mortos-Vivos e Estranhos no Paraíso, traz de volta ao Brasil a série que conquistou crianças, jovens e adultos do mundo todo, agora de forma completa, incluindo ainda três volumes inéditos, nunca antes publicados em nenhuma parte do mundo. Abrindo a coleção com chave de ouro, a série traz em seu primeiro volume Alice Através do Espelho, obra de Lewis Carroll, adaptada pelo premiado Kyle Baker.

Nesta obra-prima da fantasia, a jovem Alice atravessa o espelho para entrar em uma de suas mais estranhas e singelas aventuras já contadas. Ao mesmo tempo cômica e ameaçadora, a jornada de Alice Através do Espelho a introduz para as Rainhas Branca e Vermelha, Tweedledum e Tweedledee, Humpty Dumpty e uma leva de outros divertidos personagens, cada um mais agradável que o outro. Lewis Carroll cria uma terra magnífica, onde as possibilidades são limitadas apenas pela imaginação. As encantadoras ilustrações pintadas por Kyle Baker são o retrato definitivo da viagem de Alice a este colorido mundo dos sonhos.

Classics Illustrated - Volume 1: Alice Através do Espelho terá seu lançamento no próximo sábado, dia 21 de agosto, na 21ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, no estande da Comix Book Shop.

Classics Illustrated - Volume 1: Alice Através do Espelho
De Lewis Carroll
Adaptado por Kyle Baker
Formato 21 x 28 cm
52 páginas coloridas
Capa-dura
R$ 39,90

CCPR prorroga inscrições para o Mostre a Cara 2010 até 10 de setembro

Foram prorrogadas até o dia 10 de setembro as inscrições para o Mostre a Cara 2010, evento promovido pelo Clube de Criação do Paraná (CCPR), voltado aos estudantes de comunicação, artes visuais, design e áreas afins.

O concurso funcionará nos moldes do Young Lions, em que os grupos de criação recebem um briefing surpresa e devem criar uma campanha. “Sempre escolhemos como cliente uma ONG ou instituição que realiza trabalhos sociais ou culturais, e que esteja precisando de uma campanha de comunicação”, explica Alexandre Magno, presidente do CCPR.

Os trabalhos serão avaliados pelos jurados mais votados do 7º Festival do Anuário e por diretores do CCPR, e as três melhores peças acompanharão o anuário deste ano com os trabalhos premiados das agências. Aquele que for escolhido pelo cliente, entre os três melhores, será produzido em parceria com fornecedores do mercado e veiculado na mídia. “Para os estudantes é uma oportunidade de desenvolver um trabalho real, no mesmo ritmo de agência, além de serem orientados por profissionais do mercado que acompanharão o desenvolvimento das linhas criativas nos dois dias de concurso”, completa Magno.

A inscrição é gratuita, mas é preciso ser associado do CCPR para poder participar. Regulamento e ficha de inscrição já estão disponíveis no site do Clube (www.ccpr.org.br). Mais informações pelo email ccpr@ccpr.org.br ou pelo telefone (41) 3253-7180.