18.8.10

Seminário no Masp reúne gestores de cultura

O Ministério da Cultura (MinC) realiza nesta quinta-feira (19) o primeiro Seminário de Gestão das Instituições, no Museu de Arte de São Paulo (Masp). Diretores, gestores, servidores públicos, especialistas, técnicos e acadêmicos ligados à gestão de cultura vão discutir questões relativas às sustentabilidades econômica e financeira das instituições culturais e artísticas brasileiras. O Secretário Executivo do MinC, Alfredo Manevy, abrirá o evento às 10 horas da manhã.

Os participantes vão apresentar também seus pontos de vista sobre os modelos de gestão e negócio, além da cooperação e parcerias entre o setor público, a iniciativa privada e o terceiro setor. A ideia é encontrar formas eficientes de manter a efervescência das atividades culturais e artísticas, conquistada no país nos últimos anos, combinando competência e agilidade com os necessários compromissos públicos de administração e transparência.

O Seminário é organizado pela Sociedade Amigos da Cinemateca, em parceria com o MASP, e pela Secretaria de Políticas Culturais do MinC. A partir dos resultados desse primeiro encontro, o objetivo é que as discussões tornem-se práticas permanentes e que gestores e diretores de instituições culturais e artísticas reúnam-se periodicamente para debater problemas, desafios e soluções de gestão e sustentabilidade.

Serviço
Seminário de Gestão das Instituições
19 de agosto de 2010, 10 horas

Local: Masp - Av. Paulista, 1578 - São Paulo - SP

Últimos dias do FILE - Até 29 de agosto

A 11ª edição do FILE - Festival Internacional de Linguagem Eletrônica -, cujas instalações ocupam a Galeria de Arte do SESI-SP, vai até 29 de agosto. Essa é a última oportunidade para o público interessado conferir a mostra, que reúne centenas de obras de arte eletrônica. A exposição está aberta à visitação pública gratuita às segundas-feiras, das 11h às 20h, de terça-feira a sábado, das 10h às 20h, e aos domingos das 10h às 19h.


As criações que integram o FILE 2010 mostram uma grande diversidade de pesquisas e de produções nacionais e internacionais. Participam desta 11ª edição cerca de 340 artistas - entre grupos, coletivos e trabalhos individuais - de 37 nacionalidades, com produções em várias áreas da cultura digital: arte interativa, games, performances, arte sonora, realidade virtual, discussões teóricas e workshop.

O FILE, maior festival de arte e tecnologia do Brasil e da América Latina e um dos maiores acontecimentos nesta área, há 11 anos vem inserindo o país no contexto mundial da arte e tecnologia, bem como da mídia arte, realizando uma compilação de produções artísticas no campo das artes eletrônicas e digitais e funcionando como um indicador da pluralidade dessas produções.

SERVIÇO
Exposição: FILE - Festival Internacional de Linguagem Eletrônica
Local 1: Galeria de Arte do SESI- SP - Av. Paulista, 1313 – Metrô Trianon-Masp
Datas e horários: até 29 de agosto- às segundas-feiras, das 11h às 20h, de terça-feira a sábado, das 10h às 20h, e aos domingos, das 10h às 19h.
Informações: (11) 3146-7405 / 3146-7406
Recomendação etária: livre
Entrada franca

Curso de Prospecção de Contas e de Novos Negócios pela APP

A APP, Associação dos Profissionais de Propaganda, uma das mais tradicionais associações de publicitários da América do Sul, promove a terceira edição do Curso de Prospecção de Contas e de Novos Negócios. O curso será realizado entre os dias 24 e 26 de agosto, das 19h30 às 22h, no auditório da entidade, na capital paulista.

O curso é composto de três encontros para discutir o tema “Como desenvolver uma carteira de clientes” com Mauro Sato, 28 anos de experiência no meio publicitário, que tem no currículo passagem pelas agências Ogilvy&Mather, Young&Rubicam, Leo Burnett, Talent e McCann; e Reginaldo Andrade, Diretor de Projetos Especiais da Editora Globo, professor de Planejamento de Comunicação e Mídia na FAAP e também acumula 20 anos de atuação na área de atendimento de empresas como Editora Abril, Editora Azul, TV Gazeta, RaeMP Comunicação entre outras.

“Nos últimos anos orientando empresas e profissionais, percebi que a grande maioria das pessoas espera respostas mágicas para descobrir onde está errando. Claro que existe técnica, mas eu gostaria de passar um segredo da prospecção que é fundamental, o “pulo do gato”, a informação obtida por meio da experiência que gera sucesso”, afirma Reginaldo Andrade, um dos instrutores do curso.

“A APP quer sempre agregar conhecimento e experiência de mercado para os profissionais do mercado publicitário e por isso convidamos dois especialistas cujos conhecimentos vem de encontro com esses objetivos”, conclui Paulo Chueiri, presidente da APP.

Agenda
Evento: Curso de Prospecção de Contas e de Novos Negócios: Como desenvolver uma carteira de clientes
Data: 24, 25 e 26 de agosto – 3 encontros, com total de 7 horas de curso
Hora: das 19h30 às 22h
Local: Auditório da APP
Rua Hungria, 664 – 12º andar
Adesão: R$ 450,00 (sócios) | R$ 750,00 (não sócios) – em até 3 parcelas
Informações: appbrasil@appbrasil.org.br
Tel.: (11) 3813-0188

Sobre a APP
A APP foi fundada em 29 de setembro de 1937 como Associação Paulista de Propaganda, tendo o poeta e publicitário Orígenes Lessa como primeiro presidente. Em 1989 foi rebatizada como Associação dos Profissionais de Propaganda, insígnia que mantém até hoje. A entidade surgiu da necessidade da atividade publicitária ter uma voz que não se calasse diante de temas e desafios do negócio publicitário e do profissional que atua na indústria da comunicação. Congrega os profissionais dos mais variados segmentos da publicidade nacional, estejam eles entre anunciantes, nas agências, nos veículos ou nas empresas fornecedoras de serviços, todos participando ativamente do desenvolvimento sócio-econômico e profissional do Brasil, especialmente no que diz respeito ao crescimento e contínua modernização das atividades produtivas, comerciais e de serviços. Em sua longa existência, a APP vem ajudando a fazer da propaganda uma das atividades profissionais de maior expressividade em nosso País e oferecendo para toda a América Latina preciosas colaborações técnicas, profissionalizantes e de desenvolvimento ético da profissão.

Prêmio “O Melhor da Arquitetura 2010”, da revista ARQUITETURA & CONSTRUÇÃO, anuncia os 65 finalistas

A equipe de redação da revista ARQUITETURA & CONSTRUÇÃO, da Editora Abril, acaba de concluir a pré-seleção dos 65 finalistas da terceira edição do prêmio “O Melhor da Arquitetura 2010”. Os projetos, todos construídos no Brasil entre janeiro de 2008 e maio de 2010, foram inscritos pelos autores e concorrem em 10 categorias e subcategorias: Intervenção urbana; Retrofit; Edifícios institucionais nas áreas de educação, cultura, saúde e lazer; Edifícios comerciais ou de escritórios (limitados a até 4 pavimentos ou 500 m²; e acima de 4 pavimentos ou 500 m²); Escritórios (instalações e interiores); Hotelaria (hotéis e resorts); Bares e Casas noturnas; Restaurantes; Lojas e showrooms; Condomínios residenciais unifamiliares horizontais ou verticais (limitados a até 5 pavimentos ou 3 000 m²; e acima de 5 pavimentos ou 3 000 m²); Residencial (cidade - até 200m2; de 200 a 500 m2; e acima de 500 m2 -, praia, campo).

Criado em 2008, quando a publicação completou 21 anos, o prêmio tem como objetivo destacar a criatividade dos profissionais, os projetos inovadores, as soluções sustentáveis, e os aspectos técnicos e estéticos, além de mostrar ao leitor as tendências em arquitetura e urbanismo que promovem a qualidade de vida nos espaços públicos, ambientes de trabalho, espaços comerciais e residenciais. Em 2010, foram 340 projetos efetivamente inscritos, recorde em relação à segunda edição, que contou com 296 trabalhos.

Agora, as 65 obras selecionadas serão analisadas em duas etapas. Na primeira, que vai de 9 de agosto a 22 de setembro, o responsável pela escolha é o público, que elege os projetos preferidos por meio da votação via Internet no hotsite do prêmio http://www.casa.com.br/arquitetura/premio2010. Paralelamente, uma comissão julgadora formada por professores e críticos de arquitetura, historiadores da área e editores avaliará os mesmos projetos e dará notas de acordo com os critérios estabelecidos, como funcionalidade, solução plástica, sustentabilidade ambiental e implantação e integração com o entorno. Da tabulação dessas notas, que inclui o voto popular, sairão os vencedores.

Nomes de destaque da arquitetura nacional se inscreveram nesta terceira edição do prêmio, entre eles, os escritórios Rocco Arquitetos Associados, Gustavo Penna Arquiteto & Associados, Studio Arthur Casas Arquitetura e Design, Elianne Klenner Arquitetos Associados e Oster & Tenório Studio.

Já, no dia 20 de outubro ocorre a cerimônia de entrega dos prêmios, quando os autores dos melhores trabalhos serão conhecidos e receberão um certificado e o troféu “O Melhor da Arquitetura 2010”. Os projetos vencedores serão publicados na edição da revista ARQUITETURA & CONSTRUÇÃO que circula no mês de novembro.

Além disso, nesta edição, haverá uma exposição dos projetos finalistas, no Museu da Casa Brasileira, em São Paulo, entre 26 de outubro e 21 de novembro. “A exposição reafirma nosso compromisso em ampliar o espaço de discussão sobre a arquitetura, além de divulgar trabalhos relevantes que, certamente, contribuem para melhorar a qualidade de vida nas cidades”, destaca Livia Pedreira, diretora de redação da revista ARQUITETURA & CONSTRUÇÃO

Globo.com apresenta preço promocional em campanha assinada pela WMcCann



A Globo.com lança hoje uma nova campanha para apresentar o preço promocional de assinatura. Criadas pela WMcCann, as ações publicitárias contam com filme, mídia impressa e spots.


“Touch Screen” é o nome do filme criado para anunciar a promoção da assinatura do provedor banda larga: R$ 0,99 mensais até o final do ano. Nele, o ator interage com uma tela de computador touch screen e informa o telespectador sobre as vantagens do provedor, como e-mails de 10 gigas e conteúdo de vídeos da Globo.


O rapaz, de forma muito divertida, alerta para o fato de que o usuário pode estar pagando bem mais caro pelo seu provedor atual, mas que como está há tanto tempo com ele, não parou para refletir a respeito.

A campanha começa a ser veiculada hoje na TV Globo e na sexta-feira em canais de TV a cabo e em cinemas de São Paulo.



Ficha Técnica
Títulos: “Touch Screen”
Campanha: Promoção 99 centavos
Produto: Provedor Globo.com
Cliente: Globo.com
CCO: Washington Olivetto
Diretor de arte: Eiji Kozaka
Redator: Marcelo Conde
Atendimento: Ronaldo Gasparini, Roberta Julianelli, Jorge Maio, Rebeca Nader
Aprovação pelo cliente: Guilherme Ferraz, Luis Felipe Reif
Atendimento RTV: Paula Moraes, Vandréia Ribeiro
Produtora: Volcano Hotmind
Produtor: Equipe Volcano Hotmind
Direção: Volcano
Fotografia: Leo Ferreira
Diretor de Arte: Max Pochon
Animação: Volcano Hotmind
Edição: Talles Martins
Finalização: Volcano Hotmind
Pós-produção: Volcano Hotmind
Produtora de Som: JUNK/OM
Trilha: JUNK/OM
Locutor: Renato Wiemer
Duração: 30"

Jornalismo e Publicidade e Propaganda: Conteúdo alinhado com as necessidades do mercado na Anhembi Morumbi

Design da Web, Convergência de Mídias e Jornalismo e Novas Mídias Digitais são disciplinas que fazem parte da grade curricular dos cursos de Publicidade e Propaganda e Jornalismo da Universidade Anhembi Morumbi. O contato próximo com este conteúdo atualizado, ainda em ambiente acadêmico, permite aos futuros profissionais enfrentarem o mercado de trabalho mais bem preparados e com um conhecimento diferenciado no currículo.

É o caso de Fausto Sposito, formado há dois anos em Jornalismo pela Universidade Anhembi Morumbi. Fausto atua neste mercado desde a época de estagiário. Atualmente, trabalha como coordenador de conteúdo e redes sociais e reconhece a importância de ter interagido com as novas mídias durante a graduação. “A experiência com reportagem multimídia na universidade foi o primeiro passo. O ambiente online ampliou a repercussão do material que produzimos e me ajudou a criar uma rede de contatos com profissionais da área de mídias digitais que mantenho até hoje”, afirma Fausto.

Yuri Franco, formado em Publicidade e Propaganda em 2009, é analista de mídia, responsável pela implementação e planejamento de campanhas de mídia online em uma das maiores agências de mídia digital interativa do Brasil. “Uma universidade que tem estrutura e força no mercado pode ajudar bastante no momento do aluno buscar oportunidades de trabalho. Os conhecimentos sobre o bom uso do meio digital aprendidos durante o curso certamente são levados para o ambiente profissional e agregados ao nosso trabalho do dia a dia”, acredita Yuri.

E aos interessados em ingressar em uma destas áreas promissoras, o Processo Seletivo da Universidade Anhembi Morumbi acontece no mês de agosto, com prova tradicional no dia 22 e prova agendada que pode ser realizada até o dia 21. Serão aceitas inscrições até o dia 20. Mais informações no site www.anhembi.br.

Imprensa Oficial lança revista “Pessoa” durante a Bienal do Livro


Publicação pretende fazer intercâmbio de obras poéticas e literárias produzidas em todos os países da comunidade lusófona . A distribuição será gratuita, privilegiando não só bibliotecas e centros culturais, mas também nas ruas e na Internet, para tornar a publicação acessível às pessoas que não têm trânsito nesses equipamentos públicos.

Promoção e incentivo à leitura, respeito à diversidade de ideias e tendências, intercâmbio entre as culturas dos povos formadores da comunidade lusófona. Esses são os objetivos principais da Revista Pessoa, editada pela Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, que será lançada nesta sexta (20), às 19h, no estande da empresa na 21ª Bienal Internacional do Livro, em São Paulo. A periodicidade será semestral.

O nome da revista está relacionado ao conceito da obra de Fernando Pessoa, que tem como traço marcante a utilização de heterônimos, no qual o poeta se expressava e integrava pelo mesmo código lingüístico: a língua portuguesa, também múltipla em sotaques e matizes culturas espalhados pelo mundo nos países lusófonos.

A revista pretende, nas palavras do editor Luiz Rufatto, “oferecer um espaço no qual, acima de possíveis diferenças étnicas, ideológicas ou de classe, cada um dos 260 milhões de habitantes da comunidade lusófona possa expressar a diversidade das manifestações culturais de lugares tão díspares quanto Portugal, Galiza, Brasil, Angola, Cabo Verde, Moçambique, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe, Timor-Leste, Macau e Goa.”

Embora o foco seja a literatura, a revista não se limita a abordar a línguagem escrita. Abre espaço também para falar de outras produções artísticas que envolvem a língua portuguesa, como o cinema, cuja produção nas telas vem se ampliando no idioma.

Além de promover e incentivar a leitura, a publicação pretende ser agente de intermediação entre os sujeitos da criação cultural e os sujeitos da transformação da língua. Para ampliar seu alcance, a distribuição será gratuita, com ênfase não só em bibliotecas, centros e espaços culturais e nas ruas, para democratizar o acesso à publicação alcançando também aqueles que não costumam ter trânsito nesses equipamentos públicos, por falta de oportunidade ou conhecimento. O conteúdo da revista ficará disponível ainda na internet, pelo endereço www.revistapessoa.com.

Em sua primeira edição, Pessoa apresenta poemas inéditos de dois autores africanos: “Crônica Verdadeira da Língua Portuguesa”, de João Melo, de Angola, e “7”, de Luís Carlos Patraquim, de Angola. A poesia brasileira está representada nos versos de “Amador”, de Fabrício Carpinejar. A revista traz ainda uma entrevista com o escritor caboverdeano Germano Almeida, na qual o autor fala sobre seu primeiro romance histórico, “A Morte do Ouvidor”, seu novo livro, e expõe suas ideias sobre literatura lusófona e fala sobre os “donos” da língua portuguesa. Nas páginas desta edição, a escritora Marina Colasanti mostra um capítulo inteiro do livro que está prestes a lançar pela Editora Record: “Minha guerra alheia”. Na seção “Pessoinha”, destinada a jovens leitores, a publicação abre espaço para quem está descobrindo o prazer de ler.

Neste primeiro número Fernando Pessoa ganha cinco páginas. A primeira matéria é sobre o Sensacionismo, corrente da vanguarda portuguesa a qual pertenceu o escritor; a segunda revela o espólio de sua produção literária e as questões jurídicas e políticas que permearam a liberação de seus livros como obra de domínio público. Embora o foco seja a literatura, a revista não se limita a abordar a língua escrita, e abre espaço para falar de outras produções artísticas que envolvem a língua portuguesa, como o cinema, cuja produção nas telas vem se ampliando no idioma.

Programa Avesso vive realidade 2.0, com 180 parcerias em diversos canais Online e Offline


Neste mês de Agosto, o Programa Avesso, a fim de disseminar mais seus conteúdos em diversos canais, fechou mais 9 parcerias com blogs (Blog do Gipo, IFD Blog, Será ki presta?, Ypsilon2), veículos online (ElogieAki, Ondasweb, allTV, BRtv Oline), e com a Associação de ex-alunos EXPM para exibição nas telas da ESPM. Atingindo um total de 174 “Touch-Points”.

Com 124 blogs, 6 portais, 3 Canais Out Of Home, 2 canais a Cabo, 24 veículos online que tratam de comunicação, marketing, comportamento, tecnologia, tendências e 10 universidades com os cursos de comunicação e marketing, o Programa Avesso tende a expandir sua divulgação, compartilhando ainda mais os bastidores das ações de comunicação. Conta também com uma presença efetiva em 5 mídias sociais, chegando a 15000 seguidores que acompanham as novidades do Avesso.

Sobre o Programa
O programa de três minutos de duração, que mostra os bastidores, já completa 11 anos de história. Se destaca, por sua ampla interação entre os meios, com uma linguagem dinâmica e moderna, é informativo, e ao mesmo tempo tem um caráter altamente recreativo.
O Avesso acredita na integração e convergência das mídias, assim como na clareza e a transparência da comunicação.

O Programa pode ser visto no site www.avesso.com.br.

Programa Avesso vive realidade 2.0, com 180 parcerias em diversos canais Online e Offline

Neste mês de Agosto, o Programa Avesso, a fim de disseminar mais seus conteúdos em diversos canais, fechou mais 9 parcerias com blogs (Blog do Gipo, IFD Blog, Será ki presta?, Ypsilon2), veículos online (ElogieAki, Ondasweb, allTV, BRtv Oline), e com a Associação de ex-alunos EXPM para exibição nas telas da ESPM. Atingindo um total de 174 “Touch-Points”.

Com 124 blogs, 6 portais, 3 Canais Out Of Home, 2 canais a Cabo, 24 veículos online que tratam de comunicação, marketing, comportamento, tecnologia, tendências e 10 universidades com os cursos de comunicação e marketing, o Programa Avesso tende a expandir sua divulgação, compartilhando ainda mais os bastidores das ações de comunicação. Conta também com uma presença efetiva em 5 mídias sociais, chegando a 15000 seguidores que acompanham as novidades do Avesso.

Sobre o Programa
O programa de três minutos de duração, que mostra os bastidores, já completa 11 anos de história. Se destaca, por sua ampla interação entre os meios, com uma linguagem dinâmica e moderna, é informativo, e ao mesmo tempo tem um caráter altamente recreativo.
O Avesso acredita na integração e convergência das mídias, assim como na clareza e a transparência da comunicação.

O Programa pode ser visto no site www.avesso.com.br.

Festival Colômbia na FAAP

O Festival Colômbia em São Paulo movimenta a cidade com ampla programação aberta ao público em diversos espaços culturais, entre eles a Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP), apoiadora do evento. Palestras, exibição de filmes, vídeos e fotografias, mostras de literatura e exposições integram o roteiro.

Na FAAP, as atividades começam amanhã, 19 de agosto, às 19h00, com um debate sobre “As Leis de Incentivo à Cultura no Brasil e na Colômbia”. Participam da palestra a produtora cultural Eva Laurenti e o cineasta Miguel Escobar. Em seguida, será exibido o filme “Maria Llena eres de Gracia”, de direção de Josua Marston, vencedor do prêmio Alfred Bauer. A protagonista, Catalina Sandino, foi a primeira colombiana a ser indicada ao Oscar, por seu papel no longa.

No dia 20 de agosto (sexta-feira), às 19h00, serão exibidos curtas-metragens de temas diversos produzidos numa parceria entre o Brasil e a Colômbia, além da exibição do longa-metragem “La Estratégia Del Caracol”, do diretor Sergio Cabrera. O filme foi um dos mais premiados do cinema colombiano.

O evento teve início no dia 11/08 e acontece até 12 de setembro. A programação completa e informações adicionais podem ser conferidas no site www.colombiaemsaopaulo.com.
Incentivando talentos

A graduação em Cinema da FAAP existe desde 1972. Muitos alunos passaram pelo curso e muitos deles se tornaram profissionais bem-sucedidos na produção de longas e curtas metragens, como Danilo Solferini, Beto Brant, Mara Mourão, Lais Bodansky e Esmir Filho. Atualmente, a Fundação é a maior produtora brasileira de curtas-metragens, uma vez que os alunos produzem o equivalente a dois longas por ano, ou seja, 80 latas de negativos nos formatos 35 e 16 milímetros.

Além disso, a Faculdade de Comunicação e Marketing se mobiliza para trazer nomes importantes do cinema nacional e internacional para que seus alunos tenham contato direto com as experiências de quem atua no mercado cinematográfico e o cotidiano que a área propõe para seus futuros cineastas. Nos últimos dois anos, passaram pelo campus atores e diretores de renome, como David Lynch, Win Wenders, Pablo Trapero, Liv Ulmann, Alina Marazzi, Maria de Medeiros e Luiz Villaça.

A FAAP também mantém parcerias com os mais importantes eventos brasileiros da área, como a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo e a Mostra Internacional de Curtas-Metragens.

Festival Colômbia na FAAP
Datas: 19 e 20/08/2010
Horário: a partir das 19h00
Local: FAAP – Auditório 1
Endereço: Rua Alagoas, 903 - Higienópolis
Informações: www.colombiaemsaopaulo.com.

Faculdade Santa Marcelina promove a 9ª Semana de Antropologia

A Faculdade Santa Marcelina, FASM, promove a 9ª Semana de Antropologia, nos dias 18 e 19 de agosto, das 9h20 às 11h. O evento, aberto ao público e gratuito, é um encontro de cultura e arte. No primeiro dia, o público contará com a presença da antropóloga Marcela Bertelli, que é gestora cultural pela Fundação Clóvis Salgado, de Minas Gerais, e diretora da DUO Informação e Cultura.

No dia 19, a convidada é Sarah Barbosa, advogada, pós-graduada pelo Centro Latino-Americano de Parapsicologia e atualmente professora desta mesma Instituição, que realizará uma apresentação sobre O Santo Sudário. Além de promover o debate cultural, os participantes poderão conferir apresentações musicais e leituras de textos produzidos pelos alunos da FASM.

Programação
18 de agosto – quarta-feira
9h20 às 11 h
Apresentação Musical e leitura de textos produzidos pelos alunos da FASM
O Encontro na Cultura e na Arte com Marcela Bertelli

19 de agosto – quinta-feira
9h20 às 11 h
Apresentação dos alunos da FASM
O Santo Sudário com Sarah Barbosa

9ª. Semana de Antropologia
Data: 18 e 19 de agosto
Horário: das 9h20 às 11h
Local: Teatro Santa Marcelina – Sala Laura Abrahão, da Faculdade Santa Marcelina
Endereço: Rua Dr. Emilio Ribas, 89 Perdizes – São Paulo
Não necessita de inscrições.

aculdade Santa Marcelina promove a 9ª Semana de Antropologia

A Faculdade Santa Marcelina, FASM, promove a 9ª Semana de Antropologia, nos dias 18 e 19 de agosto, das 9h20 às 11h. O evento, aberto ao público e gratuito, é um encontro de cultura e arte. No primeiro dia, o público contará com a presença da antropóloga Marcela Bertelli, que é gestora cultural pela Fundação Clóvis Salgado, de Minas Gerais, e diretora da DUO Informação e Cultura.

No dia 19, a convidada é Sarah Barbosa, advogada, pós-graduada pelo Centro Latino-Americano de Parapsicologia e atualmente professora desta mesma Instituição, que realizará uma apresentação sobre O Santo Sudário. Além de promover o debate cultural, os participantes poderão conferir apresentações musicais e leituras de textos produzidos pelos alunos da FASM.

Programação
18 de agosto – quarta-feira
9h20 às 11 h
Apresentação Musical e leitura de textos produzidos pelos alunos da FASM
O Encontro na Cultura e na Arte com Marcela Bertelli

19 de agosto – quinta-feira
9h20 às 11 h
Apresentação dos alunos da FASM
O Santo Sudário com Sarah Barbosa

9ª. Semana de Antropologia
Data: 18 e 19 de agosto
Horário: das 9h20 às 11h
Local: Teatro Santa Marcelina – Sala Laura Abrahão, da Faculdade Santa Marcelina
Endereço: Rua Dr. Emilio Ribas, 89 Perdizes – São Paulo
Não necessita de inscrições.