2.8.10

Pão de Açúcar e S.O.S. Mata Atlântica lançam novas sacolas retornáveis


As lojas da rede Pão de Açúcar, a partir do dia 2 de agosto, recebem três novos modelos de sacolas retornáveis desenvolvidos em parceria com a Fundação SOS Mata Atlântica. Parte da renda adquirida com a venda das sacolas é revertida para projetos focados na conservação da Mata Atlântica desenvolvidos pela ONG.

As novas sacolas retornáveis são confeccionadas em material 100% PET, tem capacidade para suportar até 20 quilos e são oferecidas com três diferentes estampas e cores. As estampas, que remetem a biodiversidade da Mata Atlântica, são: de borboletas nas sacolas verdes, de pássaros nas ecobags azuis e de macacos nas amarelas. "A parceria com a Fundação adiciona mais um ingrediente importante a nossa ação, pois com o uso das sacolas retornáveis é possível reduzir o consumo de sacolas plásticas, contribuindo assim com a proteção da Mata Atlântica", destaca Ligia Korkes, gerente de sustentabilidade do Grupo Pão de Açúcar.

Segundo a Fundação SOS Mata Atlântica, cerca de 122 milhões de pessoas vivem na região da Mata Atlântica, onde estão as maiores cidades do País. “Embora ela já tenha sido 93% devastada, ainda é essencial para nossa sobrevivência e nossa qualidade de vida, fornecendo água, ar puro e clima ameno, entre vários outros recursos”, completa Segundo Mario Mantovani, diretor de mobilização da instituição.

O lançamento reforça a parceria de cinco anos de sucesso entre do Grupo Pão de açúcar e a Fundação SOS Mata Atlântica, que teve início em 2005 com o lançamento do primeiro Programa de Sacolas Retornáveis do varejo brasileiro. A oferta de ecobags faz parte do programa de redução de sacolas plásticas como forma de estimular o consumo consciente. Segundo Ligia Korkes, a renovação dos modelos é uma maneira de comunicar o programa e de atrair os clientes para a causa. Hoje a rede Pão de Açúcar comercializa oito modelos de sacolas e, desde o início do projeto, já vendeu mais de 880 mil sacolas, sendo cerca de 212 mil, só em 2010.

Retornáveis na Rede Pão de Açúcar
O Pão de Açúcar foi pioneiro no lançamento de sacolas retornáveis no varejo brasileiro. Além dos novos modelos em parceria com a SOS Mata Atlântica, a rede Pão de Açúcar oferece mais 5 opções em sacolas retornáveis: quatro em ráfia sintética e uma em algodão com a frase “eu sou uma sacola verde”.

“Reduzir, reutilizar e reciclar são as premissas que norteiam nossos programas ambientais. Dentro desse objetivo, buscamos continuamente oferecer alternativas práticas e cotidianas que atendam prontamente às necessidades dos nossos consumidores e colaborem com a disseminação dos conceitos do consumo consciente”, afirma João Edson Gravata, diretor de operações da rede.

Embalagens mais resistentes – Em fevereiro de 2009, a rede Pão de Açúcar passou a oferecer sacolas plásticas mais resistentes e conseguiu reduzir em 26% o volume de embalagens que circulam mensalmente nas lojas. A embalagem mais resistente suporta 6 quilos de produtos ante 4,5 quilos na versão anterior. “Essa ação está alinhada aos esforços da rede para oferecer soluções viáveis que colaborem com a redução das sacolas plásticas e seu impacto no meio ambiente”, destaca Gravata.

Estações de Reciclagem
E para complementar o ciclo de consumo consciente, as novas sacolas plásticas mais resistentes podem ser reutilizadas e também recicladas. Basta entregar os plásticos em qualquer uma das 110 Estações de Reciclagem Pão de Açúcar Unilever, instaladas das cidades de São Paulo, Araçatuba, Barueri, Bauru, Brasília, Botucatu, Campinas, Campos do Jordão, Cotia, Curitiba, Fortaleza, Goiânia, Indaiatuba, Itu, João Pessoa, Marília, Ourinhos, Piracicaba, Recife, Ribeirão Preto, Rio de Janeiro, Santo André, São Bernardo, São Caetano, Santos, São José do Rio Preto, São Sebastião, Taubaté e Teresina.

Desde 2001, ano do início do projeto, a empresa já arrecadou mais de 36 mil toneladas de materiais recicláveis e óleo de cozinha. Só em 2010, as Estações de Reciclagem Pão de Açúcar Unilever arrecadaram 4 mil toneladas de janeiro a junho. A média de arrecadação por mês de cada estação é de 600 toneladas.

Outro programa para incentivar o consumo consciente é o Caixa Verde. Lançado em março de 2008 como um projeto piloto de reciclagem pré-consumo em uma loja Pão de Açúcar, o Caixa Verde agradou o público e ganhou espaço em mais 39 supermercados da rede e já arrecadou cerca de 724 mil embalagens. O programa tem como objetivo estimular os clientes a reciclar embalagens (papel, papelão e plástico) antes de levá-las para casa. Exemplificando: ao invés de levar a pasta de dentes e sua respectiva caixinha, o cliente leva só o tubo. As doações são voluntárias.

Adriana Lafer Rosset se inspira em poesia de Manoel de Barros para compor sua primeira mostra


“Queria transformar o vento. Dar ao vento uma forma concreta e apta à foto”... Inspirada na poesia, O Vento, de Manoel de Barros, a fotógrafa paulistana Adriana Lafer Rosset apresenta sua primeira exposição individual. Trata-se da mostra Ao Vento, que será realizada em São Paulo, no Espaço de Arte Trio, no período de 10 de agosto a 19 de setembro, com curadoria de Rosely Nakagawa, maior especialista no Brasil em fotos de arte.

Ao Vento é resultado de um estudo minucioso que revela o desejo da artista em tornar a fotografia mais palpável e, para isso, ela foi buscar uma nova forma de impressão para expor o seu trabalho, e encontrou no tecido, mais especificamente no cetim de seda, uma forma de concretizar esta sua vontade, que é a de fazer com que sua obra se torne mais duradoura.

“Além disso, a escolha do cetim de seda para a impressão das fotos também se deve ao fato desse material combinar com o estilo do trabalho desenvolvido por Adriana, que dá atenção aos detalhes ao registrar uma imagem, tem um olhar mais intelectual, que remete ao sonho, e por esse tecido ser fino e delicado, traz essa ideia à tona”, destaca Rosely Nakagawa.

A fotógrafa gosta muito de retratar a natureza e para essa mostra foram selecionadas belas imagens de paisagens, como árvores, folhas e plantas, quase sempre relacionadas com o vento. A exposição, que traz 14 imagens no formato 1,00 x 0,66 m, impressas em cetim de seda, desperta no espectador o encantamento e, por essa razão, as obras não serão fixadas na parede, só contarão com um pequeno suporte de acrílico para apoiá-las. Uma outra série de oito fotos, no mesmo formato, foram impressas em papel de fibra de algodão com tinta permanente e emolduradas na forma tradicional.

Para concluir esse projeto, Adriana pesquisou intensamente, voltou várias vezes ao mesmo lugar para registrar a melhor imagem, observou muito a luz para dar um sentido real ao que queria mostrar.


As fotografias serão comercializadas, com tiragens limitadas, com preços a partir de R$ 3.000, garantindo a exclusividade das obras.

Perfil
Adriana Rosset cursou Publicidade, mas, desde criança teve contato com a fotografia. “Meu pai sempre gostou de fotografar o dia-a-dia da minha família e foi por meio dele que me encantei por essa arte”.

Adriana começou a fotografar por hobby, mas hoje a fotografia se tornou uma grande paixão, presente em todos os momentos da sua vida. Para se aperfeiçoar, buscou vários cursos e workshops com o intuito de se especializar nessa área. Um dos primeiros trabalhos que desenvolveu foi o de fotografar o ambiente familiar, registrando o cotidiano de seus filhos e amigos. Esse projeto, denominado Brincadeira de Criança, chamou a atenção de Carlos Moreira, um dos fotógrafos mais respeitados do Brasil e que foi um de seus professores. “Através da orientação dele, cheguei em Rosely que foi quem me ajudou a dar uma direção ao meu trabalho quando muito sensivelmente, enxergando uma relação estreita entre minhas imagens e a poesia de Manoel de Barros, me apresentou a sua obra. Essa individual mostra um pouquinho deste encontro”, destaca Adriana.

Ao Vento , Exposição de fotografias de Adriana Lafer Rosset
Abertura: 10 de agosto, às 19h
Exposição: De 11 de agosto a 19 de setembro
Local: Espaço de Arte Trio
Visitação: De Segunda a Sexta-feira e Domingo das 12h às 15h30
Endereço: Rua Gomes de Carvalho, 1759, Vila Olímpia, SP
Tel.: (11)3757-3333
Manobristas no local

WMcCann assina filme da campanha do novo Chiclets


A WMcCann criou uma campanha para um novo produto da marca Chiclets, que conta com um filme de 30”. Com muito alto astral e energia, o filme “Bola” apresenta o novo Chiclets Fusão Refrescante Recheio. As cenas se passam em momentos diversos vividos por jovens. Em todas elas, a nova goma de mascar passa rolando em formato gigante e todos param para olhar, curiosos com a novidade, até que um casal experimenta o produto. Num clima de romance, eles se beijam, e é revelado que ambos têm a mesma sensação de estar rodando dentro de uma bola (como as mostradas no comercial).




Ao final do filme, uma lhama entra em cena para mostrar o novo produto e o locutor completa: “Novo Chiclets Fusão Refrescante Recheio. O jeito Chiclets de se refrescar.” O novo sabor é uma refrescante, emocionante, alucinante, recheante (uma palavra inventada para o comercial) mistura de sabores menta e recheio gel.





Ficha Técnica
Título: "Bola"
Campanha: Bola
Produto: Chiclets Fusão Refrescante Recheio
Cliente: Cadbury
CCO: Washington Olivetto
Diretor de Criação: Eric Sulzer, Tales Bahu
Redator: Rubens Marinelli
Diretor de Arte: Renato Zandoná, Fabiano de Queiroz "Tatu"
Atendimento: Julianna Rojas, Kaori Abe, Ricardo Munhoz, Maira Catenacci
Aprovação pelo cliente: Maria Mujica, Pilar Solano, Andres Stella, Simone Perpetua, Alexandra Santi, Gonzalo Uribe, Gustavo Mesquita, Vinicius Germano, André Zanin, Alexandre Thompson, Bruno Macario
Planejamento: Aloísio Pinto, Eduardo Iguelka, Ramiro Amaral
RTV: Paula Moraes, Manoela Estellita
Produtora: Primo Buenos Aires
Produtor: Caro Cordini
Direção: Felipe & Pancho
Fotografia: Leandro Filloy
Diretor de Arte: Tony Pipo
Animação: Bitt Animation
Edição: Fede Peretti
Finalização: Bitt Animation
Efeitos: Bitt Animation
Pós-produção: Seba López
Produtora de Som: Tesis
Trilha: Marcos Vaz (Tesis)
Locutor: Reinaldo Rodrigues
Duração: 30''
Mídia: Silvia Restad, Viviane Vela

IED promove o Open Day


O Istituto Europeo di Design (IED) abre suas portas no próximo dia 5 de agosto de 2010, das 13h às 20h30, e promove o ‘Open Day’. Uma oportunidade para que interessados e futuros alunos conheçam um pouco mais sobre os cursos oferecidos pela instituição e suas instalações, além do know-how do IED nos mercados de Moda e Design e Artes Visuais.

Durante o evento, será oferecida uma programação com atividades dirigidas, onde os futuros alunos poderão participar de um workshop e desenvolver um trabalho criativo com o tema ‘Minha Cidade’, com direito a comissão julgadora. O grupo vencedor receberá um desconto de 20% na mensalidade do curso escolhido.

Desde outubro de 2009, o IED obteve o credenciamento do MEC como primeira faculdade internacional do Brasil a ministrar cursos nas áreas de Design de Produto, Design de Interiores, Design de Moda, Produção Joalheira (com ênfase em jóias, acessórios e complementos), Design Gráfico e Produção Multimídia (com ênfase em Digital e Virtual Design), além da pós-graduação.

Ainda nesta data serão anunciados os ganhadores do concurso ‘Todo Dia Criativo’, projeto realizado pelo IED que oferece bolsas de estudo aos melhores projetos inscritos.

Agenda
‘Open Day’ – Istituto Europeo di Design (IED)
Data: 05 de agosto de 2010
Local: IED – Istituto Europeo di Design
R. Maranhão, 617 – Higienópolis São Paulo/SP
Inscrições: http://www.ied.edu.br/sao_paulo/contacto/inscricao-evento/
Horários: das 13h às 21h
Informações: (11)3660-8000

Inscrições do Prêmio Fernando Pini começam hoje


A edição 2010 do prêmio contará com 64 categorias, divididos em 12 segmentos de trabalho gráfico. Ainda serão distribuídos três prêmios de Atributo Técnico do Processo — chamados de Grand Prix –, que conferem a Melhor Impressão, o Melhor Acabamento Editorial e o Melhor Acabamento Cartotécnico entre todos os produtos finalistas do Pini. O concurso também distribui prêmios para fornecedores do setor gráfico em 14 categorias.

O calendário do 20° Prêmio Brasileiro de Excelência Gráfica Fernando Pini é o seguinte:

· Inicio das Inscrições: 2 de agosto
· Término das inscrições com desconto: 10 de setembro
· Término das inscrições: 17 de setembro
· Julgamento da 1° fase: 1ª quinzena de outubro
· Julgamento da 2° fase: 1° quinzena de novembro
· Cerimônia de premiação: 23 de novembro

O Prêmio Brasileiro de Excelência Gráfica Fernando Pini foi criado em 1991 pela Abigraf (Associação Brasileira da Indústria Gráfica) e ABTG (Associação Brasileira de Tecnologia Gráfica). A premiação é a maior da indústria gráfica na América Latina.

Patrocinadores
Sebrae; Chambril; Fibria; AGFA; Antalis; Cromos; Heidelberg; Ibema; Real Graphics.

Mais informações sobre o 20ª Prêmio Brasileiro de Excelência Gráfica Fernando Pini podem ser encontradas no site www.fernandopini.org.br

NEOGAMA/BBH reforça atendimento, planejamento e mídia

Diana Santos, Marie Madeleine Mitre e Arthur Taneli

A NEOGAMA/BBH tem três novos reforços em sua equipe. No atendimento, a novidade é Arthur Tanelli (ex- DM9DDB), o novo gerente de atendimento para a conta institucional de Bradesco. Já Diana Santos (ex- Namosca) é a nova supervisora de planejamento para Diageo, Hospital São Luiz e Renault. Ambos têm experiência em grandes contas: enquanto Arthur atendeu clientes como Bosch, Chivas Regal, Itaú, Nissan e Perdigão; Diana trabalhou com empresas como Ambev, LG, Mars, Natura e Sadia. Também foi contratada Marie Madeleine Mitre (ex- Trip Editora e Valor Econômico), que atuará como coordenadora de mídia online da agência.

Washington Olivetto recebe Título de Cidadão Carioca

Paulista típico, considerado há muitos anos uma das referências de São Paulo, Washington Olivetto vai viver uma situação atípica: será recebido, no próximo dia 26 de agosto às 18h30, com toda pompa e circunstância na Câmara Municipal do Rio de Janeiro (cidade que adora e onde também mantém residência fixa) para ser agraciado com o Título de Cidadão Honorário do Município do Rio de Janeiro.

A cerimônia acontecerá no Plenário Teotônio Villela e terá como anfitriões os Vereadores Andrea Gouvêa Vieira e Jorge Felippe.

Para compor a mesa de honra da Câmara Municipal do Rio de Janeiro, Washington Olivetto convidou 6 cariocas famosos, mas só um da gema: Andre Midani, carioca da França; José Bonifácio de Oliveira Sobrinho (Boni), carioca de Osasco; Ricardo Amaral, carioca de São Paulo; Zuenir Ventura, carioca de Minas Gerais; Uruguaio, da Barraca do Uruguaio do Posto 9 em Ipanema, carioca do Uruguai; e Walter de Mattos, carioca, do Rio de Janeiro mesmo. Washington explica a escolha desses convidados como um gesto simbólico: “o Brasil é o país que gente do mundo inteiro adota como segunda pátria. E o Rio é a maior síntese disso”.

Washington Olivetto está muito feliz em receber o título e na oportunidade receberá também a presença dos amigos, familiares e clientes da WMcCann, que diga-se de passagem é a maior agência de publicidade da cidade do Rio de Janeiro.

“Um Percurso, Uma História- O Salão Paulista de Belas Artes”


Mais de 60 obras do Acervo dos Palácios de artistas que participaram dos Salões Paulistas de Belas Artes, entre os anos de 1934 a 2003, estarão expostas no Palácio dos Bandeirantes na mostra “Um Percurso, Uma História- O Salão Paulista de Belas Artes”, que se inicia no dia 11 de agosto e vai até o dia 15 de novembro. A abertura oficial para convidados e imprensa será no dia 10 de agosto, terça-feira, às 20h.

Entre as obras expostas estão as de artistas como César Anderáos, Tarsila do Amaral, Aldo Bonadei, Ernesto De Fiori, Luis Morroni, Anita Malfatti, Oscar Pereira da Silva, Rebolo, Alfredo Volpi, Victor Brecheret, Antonio Rocco, Ângelo Simeone, Pacheco Ferraz, Colette Pujol, Oswaldo Teixeira, Levino Fanzeres, Dakir Pareiras, K.Takahashi, Emídio Carvalho e Oscar Campiglia.


A mostra, que tem como Curadora a Dra. Ana Cristina Carvalho, do Acervo dos Palácios do Governo paulista, traz, também, a reflexão sobre uma das formas de incentivo às artes praticada pelo Governo do Estado entre as décadas de 1930 e 2000, com alguns períodos de interrupção e discussão dessa forma de investimento público. A Curadora destaca: “Pretende se contar a historia dos Salões e mostrar a sua importância no cenário das artes no período dos anos de 1930 á década de 1970, quando também outros salões apareceram no contexto das artes projetando as novas gerações de dos artistas”. Muitos dos artistas atualmente reconhecidos participaram desses salões.


O Salão Paulista de Belas Artes foi um evento artístico criado em novembro de 1933 pelo decreto estadual nº 6 111, assinado pelo interventor federal em São Paulo Armando de Sales Oliveira. O regulamento foi elaborado pelo Conselho de Orientação Artística do Estado.


Entre os vários incentivadores da idéia de um salão anual em São Paulo, nos moldes do Salão Nacional de Belas Artes, destacaram-se o arquiteto Alexandre Albuquerque e o pintor Clodomiro Amazonas. O primeiro salão foi inaugurado em 25 de janeiro de 1934, data em que se comemora a fundação da capital paulista.


SERVIÇO
Palácio dos Bandeirantes
Avenida Morumbi, 4.500 – Portão 2
Informações: 2193.8282 – monitoria@sp.gov.br
Agendamento eletrônico: www.acervo.sp.gov.br
Aberto ao público das 10 às 17 horas, de terça a domingo.
Grátis.

Comercial & Cia fala sobre a criatividade e inovação em mídia

O Comercial & Cia, programa de rádio que aborda os bastidores e novidades do meio publicitário, vai ao ar no dia 02 de agosto, e traz como tema principal a criatividade e inovação na área de mídia.

Para falar do assunto o entrevistado do programa é o vice-presidente de mídia da agência Lew’LaraTBWA, Luiz Ritton. O publicitário discute sobre a área de media art, que analisa o comportamento da marca e também sobre como é possível inovar nas diferentes mídias.

Comercial & Cia conta ainda com a coluna “Mobilizado”, com Leo Xavier, falando sobre o iPad. E no quadro “Propagandaria”, os criativos da Talent criam, com muito bom humor, uma fictícia campanha inovadora para uma empresa petroleira.

Comercial & Cia é apresentado na Rádio BandNews FM todas as segundas-feiras, 21h20.

Wow! Comunicação emociona os pais em nova campanha para O Boticário

Com a chegada do Dia dos Pais, a Wow! Comunicação, de Curitiba (PR), preparou uma ação que promete encantar os homenageados nesta data. Com o objetivo de divulgar a linha de produtos masculinos como sugestões de presentes e promover a experimentação do lançamento da fragrância Quasar Ônix para a data, a agência irá atingir cerca de 100 mil consumidores com amostras do produto em bares e restaurantes. Ao todo, serão trabalhadas oito cidades do país: São Paulo, Campinas, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, Porto Alegre, Recife e Fortaleza.

Beto Ghidini, diretor de criação da Wow!, explica a ação: “No porta-contas, além das amostras da nova fragrância, os clientes receberão um folder com a linha de produtos com um bilhetinho do pai dizendo ‘Você viu as opções de presente do Boticário para o dia dos pais? Adorei todas. Beijo do Paizão’”.

A ação se estenderá a até o dia 8 de agosto, quando será comemorado o Dia dos Pais.