7.6.10

Comercial & Cia fala sobre o Festival de Cannes

O Comercial & Cia, programa de rádio que aborda os bastidores e novidades do meio publicitário, vai ao ar pela Rádio BandNews FM, no dia 07 de junho, com um bate papo sobre Cannes, o festival mais badalado da publicidade.

No programa dessa semana, Marco Versolato, vice-presidente de criação da Young & Rubicam Brasil, que será jurado na categoria Outdoor no Festival de Cannes, fala sobre suas expectativas em relação à atuação brasileira, comenta a participação brasileira no júri do prêmio e as novas categorias.

Lô Politi, na coluna “O filme da Semana”, fala sobre um comercial em branco e preto dirigido por Dorian Taterka. E Beth Furtado comenta sobre os “recados públicos” em sua coluna “Ideias e Tendências”.

Comercial&Cia é apresentado na Rádio BandNews FM todas as segundas-feiras, 21h20.

VEJA.com lança novo portal de notícias e aplicativo para iPhone

Nasce um novo portal de notícias, reformulado visualmente, editorialmente, com conteúdo diferenciado e personalizado para quem busca entender a fundo o Brasil, o mundo e o impacto dos acontecimentos em sua vida. Trata-se do novo portal de notícias da revista VEJA, com lançamento previsto para primeira quinzena de junho. O novo canal terá também conteúdo de notícias específico para celulares e iPhone.

O novo portal de notícias reflete a evolução da VEJA ao longo da última década, uma vez que em 1997 foi lançada a primeira versão da revista na internet e hoje, 13 anos depois, é lançado um portal interativo, personalizado, que proporcionará diversos tipos de integração entre o mundo das notícias e o leitor, incluindo a integração com redes sociais.

Um dos objetivos da VEJA é se manter como referência em opinião e contextualização dos fatos, e como eles impactam diretamente nas vidas profissional e pessoal de cada um no Brasil e no mundo. “O momento traduz a relevância jornalística da revista VEJA para a internet, onde fica claro que não basta informar e sim entender as notícias e os fatos. Queremos e vamos mudar a cara do jornalismo na internet. Assim como a revista VEJA hoje é um marco editorial na mídia impressa do país, o novo portal também será um marco na era digital”, afirma Cláudio Ferreira, diretor administrativo e comercial da VEJA. Por conta do novo projeto, a VEJA ampliou a redação, investiu em jornalistas especialmente treinados para conteúdos de internet, criou novas editorias para internet e abriu duas novas sucursais, estando agora presente no Rio e Brasília, além de São Paulo.

O novo portal de notícias também terá conteúdo exclusivo para celulares e iPhone. Por meio do aplicativo VEJA, os leitores poderão encontrar os melhores conteúdos online e da revista divididos em notícias, frases do dia, lista TOP 10, vídeos, colunistas e blogs.

As cotas ouro do novo portal de notícias já estão abertas para os interessados. O Banco Bradesco foi o primeiro a estabelecer a parceria.

Carreta itinerante para Brahma Fresh


Alexandre Tullii, André Egido e Conrado Santos da Agência Fuel de São Paulo, criaram um produto inovador e democrático, para a AmBev de Belém do Pará: uma carreta itinerante para Brahma Fresh - uma das marcas de cerveja mais populares na região - composta de telão de LED de alta qualidade, onde a população terá a oportunidade de assistir os jogos da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 2010, gratuitamente. A carreta conta, ainda, com um super bar, lounge com espaço para uma banda, e também para 150 convidados VIPs. Além disso, foram também criados anúncios para os mais importantes jornais da cidade, spots para as rádios que vão anunciar os locais onde a carreta estará e as atrações pós-jogos.

A execução do projeto carreta Brahma Fresh está sob a responsabilidade de Marcelo Sakoda, produtor da Agência Fuel.

A carreta Brahma Fresh terá o seguinte roteiro:
11/06 às 18h00, coquetel de lançamento da carreta, no Complexo Feliz Luzitânia;

15/06 a partir das 14h30, a carreta estacionará na Aldeia Amazônica David Miguel. Após o jogo, show da banda FB Mania;

20/06, também a partir das 14h30, será a vez da Doca, no bairro do Reduto e após o jogo, o show ficará por conta da banda Jeito Inocente;

25/06 a partir das 10h30, a torcida Brahma Fresh, se formará na Praça do Relógio, no Comércio.

Após o jogo, será apresentado o show da banda Forró Bom de Farra.

Os convidados da carreta Brahma Fresh, receberão camisetas personalizadas.

"A idéia é formar uma super torcida nas ruas de Belém. Sabemos que a capital do Pará é uma das cidades que concentra as maiores torcidas do Brasil, a do Remo e do Paysandu. Este, inclusive, foi um dos motivos para Belém ser uma das poucas capitais do país a receber esta ação", explica o coordenador do projeto carreta Brahma Fresh, Conrado Santos, da Agência Fuel.

Vale apresenta campanha "Descobridores"


A Vale lançou, neste domingo, a campanha Descobridores. A ação, que envolve filmes para a TV aberta e paga, peças para mídia impressa e internet, apresenta a Vale em sua essência, mostrando a atuação sustentável da empresa dentro e fora do Brasil. O objetivo da campanha também é informar o que a Vale faz, bem como o resultado de suas atividades na vida das pessoas, mostrando o uso dos minérios em carros, computadores e outros utensílios do dia a dia do homem moderno. Mostra também que a empresa está presente nas florestas, nos rios, no ar, ajudando a preservar o meio ambiente.


O filme “Descobridores”, por exemplo, ao mesmo tempo em que reforça o compromisso da empresa com o desenvolvimento sustentável, apresentando iniciativas de inovação, tecnologia e pesquisa, respeito à diversidade, compromisso com o meio ambiente e responsabilidade social, mostra também que o impulso para descobertas faz parte da natureza humana. A mensagem fica evidente na locução em off do filme: “Somos descobridores. Está na natureza dos seres humanos. Porque desde o início a humanidade se pergunta: Amanhã como é que vai ser?”. O filme também revela a Vale como mineradora global não apenas por estar presente em diversos países, mas por pensar no mundo.


O fim do filme é um verdadeiro convite à reflexão: “Nós não temos todas as respostas, mas como descobridores também não temos medo das perguntas. Pois são as perguntas que nos movem, movem o mundo e movem você. Porque não existe futuro sem mineração. E não existe mineração sem pensar no futuro”.



As peças para mídia impressa e as ações para internet (www.descobridoresvale.com.br) carregam rigorosamente o mesmo conceito do filme para a TV e já começaram a ser veiculadas.

FICHA TÉCNICA FILME
Título: Descobridores
Duração: 1x90”, 1x60” e 1x30”
Anunciante: Vale
Produto: Institucional
Agência: Africa
Criação: Flavio Waiteman/Zico Farina/Sibely Silveira
Diretor de Criação: Sérgio Gordilho/Flavio Waiteman/Zico Farina/Sibely Silveira
Produção/agência: Daniela Andrade/Leonardo Alves
Atendimento: André Silveira/Ana Hasegawa/Fabricio Aurichio
Mídia: Luiz Fernando Vieira/Fábio Freitas/Francisco Custódio/Cristiane Petrucci
Planejamento: Pedro Cruz/Carolina Mello
Produtora/filme: Paranoid BR
Direção/filme: Luis Carone
Direção/fotografia: Pierre de Kerchove
Produção/filme: Equipe Paranoid
Montagem / edição: Alex Lacerda
Finalização/ pós Produção: Paranoid BR
Produtora/som: Junk/om
Produção/som: Junk/om
Canto/locução: Ricardo Duarte Fleury
Aprovação/cliente: Carla Grasso/Sérgio Giacomo/Rodrigo Soares/Érica Rabelo
Data da primeira inserção: 06 de junho de 2010

Exposição Camisas Oficias das Seleções na Copa

O Shopping Metrô Itaquera, já vestido de verde-amarelo, exibe, em três espaços temáticos, as camisas oficiais das 32 seleções participantes da Copa do Mundo na África do Sul 2010. Os visitantes conferem de perto os detalhes variados do manto sagrado de cada país.

A entrada é gratuita e funciona de segunda a sábado das 10h às 22h, domingos e feriados das 14h às 20h. Até dia 11/07. ENTRADA FRANCA.


Shopping Metrô Itaquera
Av. José Pinheiro Borges, s/n - 1º piso. Anexo a Estação Corinthians Itaquera do Metrô. www.shoppingitaquera.com.br - tel: 2040-3640.

Minc estreia campanha para divulgar os patrimônios da Humanidade no Brasil


Por ocasião da realização da 34ª Sessão do Comitê do Patrimônio Mundial da Unesco, em Brasília, o Ministério da Cultura veiculará campanha criada pela DM9DDB para estimular a população a conhecer, valorizar e preservar os 19 sítios brasileiros que são patrimônio da humanidade reconhecidos pela Unesco: Parque Nacional do Iguaçu, Paraná – Costa do Descobrimento, Bahia e Espírito Santo – Parque Nacional Serra da Capivara, Piauí – Reserva Mata Atlântica, São Paulo e Paraná – Parque Nacional do Jaú, Amazonas – Pantanal Mato-grossense, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul – Reservas do Cerrado: Parque Nacional dos Veadeiros e das Emas, Goiás – Parque Nacional de Fernando de Noronha, Pernambuco - Conjunto Arquitetônico e Urbanístico de Ouro Preto, Minas Gerais – Centro Histórico de Olinda, Pernambuco – Ruínas de São Miguel das Missões, Rio Grande do Sul – Santuário do Bom Jesus de Matosinhos em Congonhas do Campo, Minas Gerais – Centro Histórico de Salvador, Bahia – Conjunto Urbanístico de Brasília, Distrito Federal – Centro Histórico de São Luís, Maranhão – Centro Histórico de Diamantina, Minas Gerais –Centro Histórico de Goiás, Goiás – Arte gráfica e pintura corporal dos índios Wajãpi – Samba de Roda do Recôncavo Baiano.



A estratégia de comunicação pretende se valer, em primeiro lugar, da eficiência da propaganda e de seu impacto na sociedade para divulgar o conteúdo das mensagens elaboradas. É uma comunicação de utilidade pública voltada para formadores de opinião e pessoas que tenham identificação com o tema, capazes de propagar a mensagem no seu dia-a-dia.


Trata-se de uma comunicação mobilizadora que eleva os patrimônios ao status de espetáculo e elege o brasileiro como protagonista , o maior patrimônio do Brasil. É um convite a viver, cuidar, preservar e valorizar os nossos patrimônios mundiais. Por meio de anúncios de página dupla e simples veicularemos nas principais revistas semanais de grande circulação e relevância para a população em geral. Também nas revistas mensais segmentadas dirigidas a formadores de opinião da área cultural , com adequação editorial ao mercado de cultura, economia, negócios e política.



FICHA TÉCNICA
Agência DM9 DDB
Cliente Ministério da Cultura
Título Patrimônios
Produto Utilidade Pública
Direção de Criação Sergio Valente e Edi Peixoto
Criação Bruno Figueiredo e Heitor Dias
Atendimento Andréa Bazzan e João Lobo
Planejamento Ana Cecília Andrade
Mídia Francisco Rosa e Giovano Marques
Produtor Gráfico Daniel Borges e Rafaela Severo
Fotógrafo Alexandre Magno
Ilustração UP Ilustrações
Finalização 24/7
Data de Produção Maio de 2010
Veiculação Revistas mensais e semanais.
1ª Veiculação 07/06/2010

Palestra “História do Design Automobilístico”

Rexford Parker, americano especialista em planejamento de produtos de montadoras como Nissan, Hyunday, Mazda e Lotus, faz palestra sobre história do design automobilístico nos dias 8 e 9 de junho

A primeira patente de um automóvel, registrada por Karl Benz, na Alemanha, há 125 anos, deu inicio à História do Design Automobilístico, que será contada nos dias 8 e 9 de junho por Rexford Parker, especialista em automóveis e professor emérito do Art Center (Califórnia, EUA), uma das principais escolas de design do mundo. O evento é gratuito e será no Centro de Convenções da Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP).

A convite do curso de Design da Mobilidade da FAAP, Rexford Parker vai realizar duas palestras para abordar a influencia da cultura no design de veículos e no design de produtos. Além disso, Parker fará a sua leitura como estrangeiro sobre o design brasileiro, considerado como criativo e de grande valor.

Para o professor Fabio Ferrero, coordenador do curso de Design da Mobilidade da FAAP, resgatar a história do design automotivo é de extrema importância para os profissionais e interessados a ingressar na área, uma vez que “o conceito de design surgiu após a revolução industrial e sua trajetória está entrelaçada à invenção dos veículos automotores”.

Para participar das palestras é necessário fazer inscrição através do site da FAAP (http://www.faap.br/pos) ou pelo telefone (11) 3662-7449. A entrada é gratuita e as vagas são limitadas.

Palestra “História do Design Automobilístico”, com Rexford Parker
Datas e Horários

08/06 (terça-feira) - das 19h00 às 22h30
09/06 (quarta-feira) – das 09h00 às 12h30

Local
Centro de Convenções da FAAP – Prédio 5
Endereço: Rua Alagoas, 903 – Higienópolis
Informações e Inscrições: (11) 3662-7449 ou através do site http://www.faap.br/pos

Workshop de ilustração gratuito para profissionais em São Paulo

O Instituto Callis promove, no próximo dia 12 de junho, sábado, um workshop gratuito para profissionais com a renomada coreana Yang Hye-Won, ilustradora do livro “Quem vai ficar com o pêssego?”. O evento está marcado para às 10h e é voltado para os profissionais de ilustração.

A ilustradora Yang Hye-Won formou-se em Design na Universidade de Seul para Mulheres. É membro ativo da Associação Editorial Coreana de Belas Artes. Na Coreia do Sul já ilustrou mais de sete livros infantis.

Serviço: Data: 12/06/2010
Horário: a partir das 10h
Local: Instituto Callis
(Rua Oscar Freire, 379 – 6º andar)
Preço: gratuito
Contato: sueli@callis.com.br

Revista Hola! Brasil chega em 9 de junho


O mercado editorial brasileiro receberá em junho uma marca mundial: a revista Hola!, Publicação focada em personalidades do entretenimento e da sociedade, brasileira e internacional, Hola! Brasil – editada pelo Grupo Siquini Editorial – terá design diferenciado e altíssima qualidade gráfica e editorial, com fotos primorosas e entrevistas de qualidade.

Pioneirismo no Brasil – Hola! Brasil será impressa com selo verde FSC, um dos mais importantes do mundo e que comprova a utilização de papeis provenientes de florestas manejadas de forma ecologicamente correta. Hola! Também adotará em todo o seu processo produtivo a utlização da tinta ecológica Agri-Web, composta por materiais renováveis e biodegradaveis que nao prejudicam a natureza, o que a torna mais uma vez pioneira dentro do seu segmento.

Com isso, a Hola! Brasil passa a ser a primeira dentre as publicações mundiais da Hola! a adotar estes selos de responsabilidade sócio-ambiental. “Isso mostra o comprometimento de fazer um produto de altissima qualidade. A Hola! sempre se pautou pelo respeito para com o leitor e para com as pessoas que sao notícias em suas páginas. No Brasil vamos além, respeitando também o meio ambiente e as gerações futuras”, destaca Claudemir Siquini, publisher da revista.

Muito mais conteúdo - No Brasil, além de garantir a seus leitores entrevistas exclusivas internacionais com com importantes personalidades, a revista irá mostrar também os lançamentos e as tendências em moda, arte, decoração, design, cultura, gastronomia e beleza. Hola! Brasil será semanal, com tiragem inicial de 70 mil exemplares, impressos pela Grafica Plural e distribuídos em todo país pela Fernando Chinaglia.

A Hola! Brasil irá manter a essência da publicação de origem espanhola, que virou referência no mundo, sendo vendida em mais de 70 países. Com Hola! Brasil, passam a ser 13, além da Espanha, os países com edições próprias da revista – Brasil, Inglaterra, Canadá, México, Rússia, Tailândia, Grécia, Marrocos, Sérvia… São 12 milhões de leitores por semana, todos interessados nas grandes entrevistas exclusivas, cobertura de grandes festas e nos temas que cercam a vida de personalidades, tratados sempre de forma elegante e respeitosa. Por conta deste comprometimento, Hola! se tornou a revista preferida dos artistas. Basta dizer que Tom Cruise e Kate Holmes escolheram Hola!, com exclusividade, para serem fotografados em seu casamento na Itália. Brad Pitt e Angelina Jolie também apresentaram em Hola! seu casal de gêmeos.

Campanha – A agência Publicis criou a campanha de lançamento da Hola! Brasil. O plano de mídia inclui investimentos de 10 milhões de reais ao longo de um ano, com anúncios em jornais, rádios, TV e internet.

A Hola! Brasil será editada no País pelo Grupo Siquini Editorial, que conta em seu portfólio com as revistas Golf Life, Polo, Iate Life, Dome e Goumert, entre outras. A equipe de Hola! é composta por mais de 50 profissionais, e conta com colaboradores em vários países. A criação do projeto Hola! Brasil e a direção da revista é da jornalista Andrea Dantas, profissional com passagem pelos maiores veículos do país, como Veja, Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo, IstoÉ, entre outros. A direção de fotografia é de Marcos Rosa, profissional com larga experiência em imagens de personalidades e no jornalismo de entretenimento.

Histórico - Fundada na Espanha em 1944 por António Sánchez Gómez, Hola! inaugurou o segmento que trata da vida de personalidades famosas e seu lifestyle, de aspectos luxuosos com ar cosmopolita – hoje um dos principais nichos do setor editorial em todo planeta.

Hola! foi lançada pouco depois do final da Segunda Guerra Mundial e serviu para aproximar a então destroçada sociedade espanhola de ambientes onde reinava o bem estar e a elegância. Sua fórmula fez sucesso e resultou em excelentes níveis de vendas na Espanha e em muitos outros países. No seu país de origem, as vendas ultrapassam regularmente os 600 mil exemplares por edição semanal, o que correspondem a mais de três milhões de leitores.

Apoiado e inspirado no sucesso da revista espanhola, seu diretor, Eduardo Sánchez, filho dos fundadores, resolveu lançar no final dos anos 80 a versão inglesa da Hola!, batizada de Hello! A tiragem inicial de 200 mil exemplares rapidamente ultrapassou meio milhão.

Sinônimo de rigor informativo, qualidade e glamour, a grife Hola! está comprometida com a apresentação da parte mais bonita da vida por meio de entrevistas e pela cobertura de eventos sociais e culturais, como festivais de cinema e semanas internacionais de alta-costura.

Chef Orlando Glingani é destaque no evento Design & Gastronomia G&D

O evento Mostra de Mesas Decoradas criado pela loja Grifes & Design, que reuni em um só espaço as mais conceituadas e renomadas marcas de louças internacionais como as grifes Lladró, Christofle, Lalique, Fabergé, Daum, Kenzo, Kosta Boda, Orrefors, Rosenthal, Sèvres, Valentino, Vera Wang e Versace entre outros, convidou Orlando Glingani, gourmet e gerente de inovações e marketing da Kopenhagen, para criar um cardápio que harmonize perfeitamente com toda a criação de mesa decorada pela arquiteta e decoradora Camila Valentini.

Nesta edição a Mostra de Mesas Decoradas trabalhará o mês dos namorados, onde design e gastronomia unem renomados arquitetos, decoradores e chefs de cozinha em uma consistente receita: o prazer do sabor apresentado pelo belo. O objetivo do evento é de inspiração, onde convidados e clientes possam levar um pouco das criações para sua festa, das mais conservadoras às mais ousadas.


As receitas desenvolvidas por Orlando são mais do que sofisticadas. O gourmet usou em sua criação a base de cacau e chocolate, remetendo ao universo do qual Orlando faz parte. “A mostra que une o melhor do design e da gastronomia será memorável e extremamente luxuosa, em total sinergia com o posicionamento da Kopenhagen“.

Figos estufados com queijo coalho ao molho de chocolate de origem Madagascar na concentração de 55% de cacau, e foie gras caramelado em crispes de cacau sobre radicchio e mini rúculas com geléia de laranjas Kinkan, são as entradas. O prato principal consiste na elaboração de um carré de carneiro acompanhado de carpaccio de abacaxi flambado sobre farofa de banana da terra com nozes Pecan e finalizado com caviar de chocolate Kopenhagen. E para a sobremesa, especialidade do chef, foram criadas duas receitas. A primeira é uma névoa de cacau sobre ninhos de merengue de chocolate recheados com compota de manga e alecrim cristalizados. A segunda opção é uma tarte marzipan com folhas de ouro comestível 23k.

Formado em artes plásticas pela FAAP, Orlando uniu seu talento para trabalhar com a plasticidade das coisas com a paixão pela gastronomia. Inspirado pelo sabor marcante e inigualável do chocolate, a intervenção de sua arte está precisamente na elaboração de pratos que despertem os sentidos e instiguem o consumidor a encontrar um novo prazer a cada degustação. “Tudo ao meu redor é levado em conta no momento da criação, os ingredientes, a situação, a inspiração e a grande motivação em criar algo esperando ver o brilho nos olhos e o suspiro em cada mordida”. Suas criações vão muito além das delícias à base de cacau. Orlando também assina com exclusividade o cardápio do Kopenhagen Gourmet Station, onde é possível encontrar clássicos da marca transformados em irresistíveis pratos.

O início da Mostra Design e Gastronomia será no dia 08 de junho, com um coquetel para convidados especiais e imprensa, às 20h, na loja Grifes & Design, localizada na Alameda Gabriel Monteiro da Silva 795. Após o coquetel de abertura, a exposição estará à disposição do público até o final do mês.

MOSTRA DESIGN E GASTRONOMIA
08 a 30 de junho
Horário: 10h às 20h
Endereço: Alameda Gabriel Monteiro da Silva, 795
Local: Loja Grifes & Design

Exposição "Peladas"



De 11 de junho a 11 de julho, o MorumbiShopping apresenta a exposição Peladas, idealizada pelo geógrafo, jornalista e fotógrafo Caio Vilela. Nos últimos dez anos, o profissional viajou pelos quatro cantos do planeta produzindo reportagens para diversos jornais e revistas nacionais e internacionais, e aproveitou cada uma dessas vivências para fotografar flagrantes de peladas em 25 países diferentes.

A exposição retrata uma reunião de histórias e imagens nas ruas e estádios de cidades do Tibete, Antártida, China, Irã, Egito, entre outras, mostrando que a paixão pelo futebol é capaz de unir todos os povos. Segundo Vilela, “O futebol é idioma universal, uma força de integração entre os povos, religião para alguns, lazer para outros”.

A exposição estará localizada no corredor do piso superior expansão do MorumbiShopping. A visitação é gratuita.




O jornalista e comentarista esportivo Juca Kfouri comenta o trabalho de Vilela:
“Que viagem! Caio Vilela foi passando. Passou por um, por dois, por três, por quatro, por cinco, por 26!, e marcou um golaço. Ao vivo e em cores. Vinte e seis partes diferentes do mundo! Tão diferentes como os Estados Unidos e a China, mas tão iguais quando em torno de uma bola de futebol. Pelas esquinas do mundo, o fotógrafo foi registrando cenas improváveis, por mais prováveis que sejam as cenas que só o futebol proporciona. Brasil e Argentina. Vietnã e Camboja. Nepal e Nova Zelândia. África do Sul, é claro, o país da próxima Copa, e Uruguai, o da primeira. Se é um perna de pau confesso com a bola nos pés, o artista vira craque com uma câmera nas mãos. E compartilha generosamente com você aquilo que registrou com raro talento e sensibilidade, cada página uma surpresa, cada cenário um gol de placa. Ora, por que perder tempo com palavras? As imagens, as imagens que vêm aí valem mais, muito mais que...”



Exposição ‘Peladas’ – MorumbiShopping
Data: 11 de junho a 11 de julho de 2010
Horário: De segunda a domingo (inclusive feriados) das 10h às 22h
Local: Piso Superior expansão
Visitação Gratuita

Sobre Caio Vilela
Caio Vilela é geógrafo, jornalista e fotógrafo. Já cruzou mais de 50 fronteiras, nos dois hemisférios, produzindo reportagens para diversos jornais e revistas nacionais e internacionais. Caio nasceu pouco antes da Copa de 1970 numa família de são-paulinos. Seus primeiros amigos eram de uma escolinha do bairro palmeirense da Pompéia, mas descobriu sua verdadeira identidade sozinho, aos 7 anos, na torcida do Corinthians.

Prêmio Senai-SP Excellence Design


A primeira edição do prêmio SENAI-SP EXCELLENCE DESIGN abre inscrições dia 25, que devem ser feitas pelo site do prêmio (www.sp.senai.br/premiodesign). O Prêmio é aberto à participação de produtos industrializados, fabricados e produzidos por empresas legalmente constituídas no Estado de São Paulo e ou profissionais paulistas da área de design.

O Prêmio SENAI-SP EXCELLENCE DESIGN tem como objetivo a valorização setorial por meio da premiação de produtos de excelência em design, promovendo as empresas que investem e, que, portanto, acreditam no design como elemento estratégico de inovação, de competitividade, de sustentabilidade e capaz de melhorar a vida das pessoas.

O prêmio busca contemplar todas as cadeias produtivas do Estado de São Paulo, através das categorias:

AMBIENTES – O design como fator de melhora na ambientação da vida das pessoas. Essa categoria envolve produtos que estão relacionados a todos os ambientes com os quais o ser humano se relaciona no cotidiano, tanto o local de moradia, quanto de trabalho, ambientes comerciais, de lazer, de estudo e ambientes públicos Móveis, Iluminação, Eletrodomésticos, Objetos, Elementos de construção, Mobiliário urbano;

CORPO – O design como fator de melhora no cuidado com o corpo. Essa categoria envolve produtos que cumpram tanto funções estéticas, quanto de saúde e melhoria da qualidade de vida Acessórios do corpo, Cuidados pessoais, Cuidados com a saúde;

INTER-RELAÇÕES – O design como fator de melhora nas relações entre as pessoas, diminuindo distâncias e facilitando o entendimento mútuo e comunicação. Essa categoria envolve produtos ligados tanto à diminuição da distância física, quanto a promover a comunicação e integração Lazer, Transporte, Eletrônicos / Comunicação, Embalagem;

TRANSFORMAÇÃO – O design como ferramenta de auxílio na construção do mundo em quem vivemos. Objetos industriais ou domésticos usados com o objetivo de construir e transformar ambientes, processos e objetos Ferramentas, Máquinas.

O julgamento terá, além do júri técnico composto por profissionais de notoriedade e renomada experiência, representantes de entidades e instituições; o voto popular cujo objetivo é o de promover a “democratização” e a disseminação das principais idéias e inovações do design, tornando-as acessíveis à toda população.

Os critérios de avaliação para o julgamento dos produtos para todas as categorias serão:
• Características ao produto (grau de inovação, processo construtivo, fabricação, materiais, componentes, usos e funções).
• Relação com o usuário (estética, ergonomia, funcionalidade, usabilidade/ universalidade, segurança e bem estar).
• Relação com o meio ambiente (durabilidade/ ciclo de vida do produto, baixo impacto ambiental, processo racional e eficiente, otimização de matéria-prima, possibilidade de reuso do produto, considera a toxidade).
• Aspectos mercadológicos (lucratividade, valor da marca, abrangência de mercado, potencial de consumo).

Com periodicidade anual, a princípio, o Prêmio SENAI EXCELLENCE DESIGN terá um papel estratégico no sentido de promover e valorizar os produtos produzidos e pensados no Estado de São Paulo, fortalecendo a identidade brasileira nas áreas de design e inovação. Na medida em que a premiação se estende em âmbito nacional e internacional, esta identidade se fortalece ainda mais e possibilita alavancar novos negócios, sobretudo, no contexto da exportação, diminuindo as barreiras entre as nações e favorecendo as relações de comércio.

Flavia Alessandra endossa campanha contra a violência doméstica


Flavia Alessandra não para. Prestes a entrar no quinto mês de gestação de sua segunda filha, acaba de gravar sua participação como a jornalista inescrupulosa e manipuladora Flora Beltrão, no filme “Não se Preocupe, Nada Vai dar Certo”, comédia policial dirigida por Hugo Carvana.

Entre idas ao obstetra, suas tarefas como mãe, esposa, mulher e profissional, a atriz participa ativamente da campanha Fale Sem Medo – não à violência doméstica, promovida pelo Instituto Avon. Sua imagem com o Anel da Atitude é um apelo à paz, para que tanto homens quanto mulheres se conscientizem de que a violência doméstica é um problema que pode ser contido por meio de mudanças comportamentais, muita informação e aplicação de leis. “Eu e você podemos usar, presentear, divulgar e colaborar para que milhares de mulheres tenham um futuro com infinitas possibilidades.”



Pesquisa realizada pelo Instituto Avon e Ibope mostra que a violência doméstica está no topo de um ranking dos temores da brasileira (56%), preocupando mais que Aids e câncer de mama. De acordo com estimativa da Anistia Internacional e Organização Mundial de Saúde (OMS), uma em cada três mulheres já sofreu violência, que é a maior causa de morte em mulheres de 16 a 44 anos. Calcula-se que 70% dessa violência vêm ocorrendo dentro do ambiente familiar.

A venda de cada Anel da Atitude por R$ 10 gera uma doação de R$ 4 para o Instituto Avon, que aplicará o dinheiro em projetos que visam erradicar a violência doméstica no Brasil. O acessório pode ser encontrado nos folhetos de cosméticos da empresa até o final do mês de junho.

Ministério da Cultura lança prêmio para cordelistas

Poetas, editores, produtores e pesquisadores que atuam com as culturas populares agora têm um prêmio de incentivo a suas produções. É a primeira ação de incentivo ao cordel desde a regulamentação da profissão, em 14 de janeiro. O Ministério da Cultura lança amanhã (8), em Juazeiro do Norte (CE), o Edital Prêmio Mais Cultura de Literatura de Cordel 2010 – Edição Patativa de Assaré, que fará a seleção de 200 iniciativas culturais vinculadas à criação e produção, pesquisa, formação e difusão da Literatura de Cordel e linguagens afins. Estão orçados R$ 3 milhões, distribuídos entre as iniciativas contempladas. As inscrições encerram-se dia 30 de julho de 2010.


Em 2009, Patativa do Assaré recebeu in memorian a Comenda da Ordem do Mérito Cultural do Ministério da Cultura em comemoração ao seu centenário e em reconhecimento a sua relevante contribuição à cultura popular brasileira. Também em sua homenagem o Programa Mais Cultura dedica a primeira edição do Prêmio de Literatura de Cordel.

O prêmio vem ressaltar a importância da Literatura de Cordel como patrimônio imaterial brasileiro, entendendo sua unicidade e papel fundamental na construção da identidade e da diversidade cultural brasileira. Podem concorrer poetas, repentistas, cantadores, emboladores, xilógrafos e demais artistas populares e profissionais da cultura em quatro categorias. O diretor de Livro, Leitura e Literatura do MinC, Fabiano dos Santos Piúba, explica que o prêmio é resultado das demandas apresentadas no Seminário de Políticas Públicas para Cordel, realizado em maio de 2009. “Esse prêmio vem estabelecer um canal direto com poetas e cantadores populares que terão acesso a recursos para criação, produção, difusão, capacitação, pesquisa e projetos de formação leitora”, diz.

Na primeira categoria, voltada para a Criação e Produção, serão 100 prêmios, sendo 80 publicações de obra inédita ou reeditada em folheto de cordel no valor de R$ 7 mil cada, e 20 produtos artísticos formatados em livro, CD e DVD voltados para a literatura de cordel, xilogravura, repente, cantoria, coco, aboio e embolada no valor de R$ 22 mil cada.

Para a categoria de Pesquisa (dissertações de mestrado, teses de doutorado ou reedição de livros publicados até 30 de maio de 2010) serão contempladas 10 iniciativas, no valor de R$ 25 mil cada.

Outros 50 projetos serão contemplados na categoria de Formação, destinada tanto para a qualificação de profissionais como para a formação leitora do público em geral, através do Cordel (cursos, seminários, oficinas, dentre outras atividades sócio-culturais de caráter educativo). Serão 10 prêmios para a manutenção e ampliação de atividades existentes, no valor de R$ 25 mil cada e outros 40 para projetos novos, no valor de R$ 15 mil cada.

Aqueles que divulgam o cordel e suas manifestações afins também poderão concorrer ao prêmio nesta edição, na categoria Difusão, que beneficiará 40 propostas. Os projetos podem ser em formato de evento (festivais, mostras, de shows e espetáculos, feiras, etc.) ou de produto cultural (como jornais, revistas, programas de rádios e sites, entre outros). Em qualquer um dos formatos, os prêmios serão divididos da seguinte forma: 10 iniciativas existentes (manutenção e ampliação da programação), no valor de R$ 30 mil cada, e 30 novas iniciativas, no valor R$ 20 mil cada.

Podem participar Pessoas Físicas com comprovada atuação na área literária ou cultural e Pessoas Jurídicas de direito privado, com ou sem fins econômicos com no mínimo três anos de existência e comprovada atuação em atividades de cunho literário, artístico-cultural e/ou editoriais. Neste caso, a inscrição está aberta para as categorias de produção, formação e difusão. Cada candidato poderá inscrever até dois projetos, em categorias diferentes, podendo ser selecionado em apenas uma das categorias inscritas.

O edital completo encontra-se nos sites: www.cultura.gov.br ou mais.cultura.gov.br