11.5.10

Carybé e a história da escultura brasileira são temas de lançamentos no Museu Afro Brasil

O Museu Afro Brasil terá nesta quinta-feira, a partir das 19 horas, um lançamento duplo de obras ligadas às artes visuais: “As Artes de Carybé” e “De Valentim a Valentim – a escultura brasileira – Século XVIII ao XX”, editados pela Imprensa Oficial do Estado de São Paulo e Museu Afro Brasil. O endereço do Museu Afro Brasil é Avenida Pedro Álvares Cabral, s/n, Parque do Ibirapuera, Portão 10. A entrada é franca.



As Artes de Carybé
Famoso em todo o mundo como Carybé, o pintor, ilustrador, desenhista, ceramista, escultor, pesquisador, historiador e jornalista Hector Julio Paride Bernabó tem sua genialidade associada à Bahia, cuja essência soube sintetizar em desenhos, aquarelas, esculturas e grandes murais. Argentino de nascimento e baiano por opção, Carybé foi um dos mais produtivos e inquietos artistas que a Bahia abrigou. Agora sua trajetória ganha um livro, “As Artes de Carybé”, editado pela Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, em parceria com os institutos Afro Brasil e Carybé.

Organizada por Emanoel Araujo, diretor-curador do Museu Afro Brasil, a obra bilíngue – português e espanhol – apresenta reproduções de pinturas, desenhos e ilustrações e fotos de esculturas e murais, além de esboços que marcaram a arte brasileira do século XX. Os trabalhos apresentados no livro são entremeados por diversos textos de pessoas com quem conviveu, como Jorge Amado, Rubem Braga e José Cláudio da Silva. Há ainda uma poesia de Vinícuis de Moraes em homenagem ao artista. “As artes de Carybé” tem em seu final toda a cronologia de vida e obra do artista e suas exposições individuais e coletivas.



De Valentim a Valentim
A obra “De Valentim a Valentim – a escultura brasileira – Século XVIII ao XX”, de Mayra Laudanna e Emanoel Araujo, conduz o leitor a uma viagem por mais de 200 anos, do rococó carioca até a escultura geométrica, desde o mineiro Mestre Valentim, nascido em 1745, até o baiano Rubem Valentim (1922 a 1991). São registros que remontam à chegada da Missão Artística Francesa e percorrem fatos e momentos importantes como as atividades da Academia Imperial de Belas Artes e Liceu de Artes e Ofícios, as visitas de escultores italianos a São Paulo e o modernismo. A obra tem 448 páginas ricamente ilustradas.

Fruto de intensa pesquisa, o livro tem textos sobre cada um dos escultores retratados. Alguns, encontrados em museus, acervos, bibliotecas ou em jornais de época, muitas vezes assinados pelos próprios artistas. Os outros, com breves cronologias, foram produzidos pelos autores. Como ilustração, as obras expostas no Museu Afro Brasil, em março de 2009, que retratam não só a história da escultura brasileira, mas também a de escultores europeus que estiveram no Brasil e por aqui deixaram sua marca. Os trabalhos pertencem hoje aos acervos do Museu Nacional de Belas Artes, Museu Histórico Nacional do Rio de Janeiro, Museu Mariano Procópio de Minas Gerais e a colecionadores particulares de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Há ainda fotografias de monumentos públicos e tumulares. No total, 350 obras estão fotografadas.

Entre os outros escultores retratados estão Rodolfo Bernardelli, De Chirico, Nicola Rollo, Adolfo Rollo, Honório Peçanha, Arlindo Castellani, Menotti Del Picchia, Victor Brecheret, Antonio Gomide, Galileo Emendabili, Lelio Coluccini, Celso Antônio, Ernesto de Fiori, Francisco Brennand, Frans Krajcberg, Mario Cravo Júnior e Carybé.

Bullet tem novo Diretor de Criação

A Bullet anuncia a promoção de Rubens Casanova, que há 3 anos atuava como Diretor de Arte da agência. Agora o profissional entra para o time dos Diretores de Criação, junto a Cesar Leite, Adriano Cerullo e Anna Karina Brockes Merel, que se reporta a Mentor Muniz Neto, VP Executivo de Criação.

Rubens dirigirá os trabalhos desenvolvidos para uma das mais novas divisões da Bullet: a “Dos Mesmos Criadores”. Voltada a projetos de conteúdos relevantes para marcas, essa divisão embala promocionalmente projetos de conteúdo utilizando várias mídias, estratégias vendedoras e eficientes, para potencializar a participação de anunciantes em produções especiais. O primeiro projeto da “Dos Mesmos Criadores” foi o programa Zero Bala, criado para a Volkswagen, em parceria com a Endemol Brasil, que foi ao ar no fim de 2009 e no começo de 2010.

Topz Cosméticos renova a linha de curativos Salvelox


A linha de curativos Salvelox, que está no mercado há quase 30 anos, passou por uma profunda reformulação. Os novos produtos são mais flexíveis, confortáveis, aderentes e possuem uma adaptação perfeita inclusive nas articulações. Todas estas inovações fazem com que a linha passe a assinar como Salvelox - especialista em curativos, pois conseguirá atender as mais variadas necessidades e demandas dos consumidores. Com isso, a empresa espera crescer 20% neste mercado em 2010.


"Estudamos profundamente as necessidades de nossos consumidores e desenvolvemos produtos que vão atender as demandas dos diferentes públicos, oferecendo sempre os benefícios da Topz Cosméticos que são qualidade e preço. Além disso, redesenhamos a marca que ficou mais moderna e atrativa, passando a ser mais condizente com o posicionamento do nosso produto", afirma a gerente de marketing, Vânia Bitencour.

Ao todo o consumidor contará com 13 diferentes apresentações de embalagens, que chegam às gôndolas de supermercados e farmácias de todo Brasil a partir de maio. São curativos para a toda família, embalagem para o bolso, variados, ilustrados da Pucca e Tom & Jerry, antisangramento entre outros.



Dentre as novidades podemos destacar: Salvelox versão redonda - o produto é transparente, prático e imperceptível e pode ser utilizado para pequenos cortes, acne, pós barba; Salvelox versão variados, com caixa mista, oferece todos os tamanhos em um único cartucho; Salvelox versão básica possui menor preço para quem procura qualidade com economia.

Marquise Ibirapuera estreia campanha clássica e moderna


Com o objetivo de transmitir a sofisticação e o resgate de linhas arquitetônicas consagradas nos anos 60, Yuny e R.Yazbek lançam campanha publicitária para anunciar o Marquise Ibirapuera. Com vista para o parque mais famoso da cidade, o empreendimento de altíssimo padrão contará com uma campanha que explorará um revival charmoso e elegante que culmina com a assinatura “Marquise Ibirapuera. Poucas coisas são para sempre”. Os trabalhos, com cortes que valorizam as linhas “retrô” e toques de modernidade, terão a marca de quatro fotógrafos consagrados: Cássio Vasconcellos, Daniel Klajmic, Renato Elkis e Kadu Niemeyer, sobrinho do arquiteto Oscar Niemeyer.



A campanha, elaborada pela agência Ogilvy/FAV, teve veiculação no jornal O Estado de S.Paulo e, até o mês de julho, deve incluir ainda outros anúncios impressos em veículos nacionais de grande porte, com foco especial nas classes A e B.

Kristian Schuller assina campanha de Ipanema


Transformar a sandália de dedo num acessório fashion, que extrapola o ambiente praiano e acompanha as últimas tendências de moda. Foi com essa inspiração que o fotógrafo alemão Kristian Schuller clicou a nova campanha das sandálias Ipanema, da Grendene. O resultado pode ser conferido, a partir de hoje, nas principais revistas do País. A criação ficou a cargo da agência Africa.


“Buscamos um fotógrafo internacional, que é referência em inovação e sofisticação, para reafirmar o conceito de moda que marca nossa coleção”, explica Pedro Adamy, supervisor de marketing da marca Ipanema.

A sessão de fotos aconteceu nesta semana em Los Angeles e resultou em três anúncios. O primeiro foi feito embaixo d’água e retrata um modelo com tiras de spikes, ou tachas, um dos hits deste outono/inverno. O segundo tem a floresta como pano de fundo e mostra uma estampa tropical, reforçando a brasilidade da marca. Já o último traz outra tendência da temporada: um ambiente retrô e multicolorido, que remete ao design dos anos 80, com a sandália de listras. No conjunto, as imagens destacam a diversidade e a versatilidade da Ipanema.



Para acompanhar a produção das fotos, dois profissionais de criação da Africa viajaram aos Estados Unidos: Roberto Cippola, um dos mais conceituados diretores de criação do país, e Jeferson Rocha, diretor de arte. Na Califórnia, o know-how da equipe se somou ao glamour da capital do cinema.

A campanha será lançada semanas antes do Fashion Rio e do São Paulo Fashion Fashion Week, os principais eventos de moda do Brasil, que têm a Ipanema como uma das marcas patrocinadoras.

SOBRE KRISTIAN SCHULLER
O fotógrafo alemão Kristian Schuller, que assina a nova campanha da marca Ipanema, é considerado uma figura inovadora na moda contemporânea. Misturando experimentalismo e sofisticação, seu estilo ganhou páginas das revistas mais baladas do planeta, como Vogue, Harpers’s Bazaar e Tatler. Schuller clicou também celebridades do alto escalão das passarelas, como Gisele Bündchen e Heidi Klum. No currículo do alemão, ainda estão campanhas publicitárias para grifes como Rolls Royce, BMW, Speedo, Sony e Swatch. Como diretor de arte, Schuller dirigiu eventos de moda da relevância da estilista inglesa Vivienne Westwood e do Festival de Moda das Galerias Lafayette, em Paris. Na televisão, ele se tornou conhecido como um dos jurados do programa “Germany’s Next Top Model”, versão alemã do reality show de maior sucesso no mundo fashion. Atualmente, o fotógrafo mora em Paris.

FICHA TÉCNICA MÍDIA IMPRESSA
Agência: Africa
Anunciante: Grendene SA
Produto: Ipanema
Criação: Sergio Gordilho/Paulo Junger/Jeferson Rocha
Diretor de Criação: Sergio Gordilho/Cássio Zanatta
Atendimento: Marcelo Passos/Cecilia Cilento/ Flávia Godoy
Mídia: Luiz Fernando Vieira /Fábio Freitas /Antonio Arbex
Art Buyer: Andrea Marcondes Godoy
Fotógrafo: Kristian Schuller
Produção Gráfica: Marcelo Duprat/Patricia Silva
Aprovação/cliente: Pedro Adamy

Reclame traz as novidades do Mobile Marketing com Leo Xavier e apresenta o case da DM9DDB para o Zoo Safari

O Programa Reclame, atração que desvenda o mercado publicitário, exibido pelo canal Multishow, vai ao ar quinta-feira,13 de maio, e traz uma matéria especial com Léo Xavier, diretor geral da PontoMobi, que apresenta as novidades do segmento de mobile marketing.

O Reclame mostra também o making of do novo filme para Nextel com MV Bill, que faz parte da segunda fase da campanha “Bem-vindo ao clube de quem não tem limites”, criada pela Loducca.MPM.

Além disso, o programa apresenta um case da DM9DDB para o Zoo Safari, em que figuras de animais são adesivadas nas faixas de pedestres de alguns shoppings de São Paulo despertando a curiosidade de quem passa por ali.

Reclame é exibido pelo canal Multishow às quintas-feiras, 17h, com reprises às sextas 15h15, sábados 8h, domingos 3h30, segundas 7h30 e quartas 1h30.

Ficha Técnica
Direção de redação: Toshio Yamasaki
Direção artística: Roger Garcia
Direção de novos negócios: Emerson Souza
Direção de cena: Fernando Cirillo
Reportagem: Renata Ribeiro
Câmera: Cleber Isler
Coordenação de produção: Luiza Brasca
Edição e finalização de imagens: Raphael Ferreira
Assistência de edição e produção: Felipe Botas.

Getty Images é a nova agência fotográfica exclusiva da FIFA

A Getty Images, empresa responsável pela distribuição de conteúdo visual e multimídia, é a nova agência fotográfica autorizada pela FIFA (Federação Internacional de Futebol) para cobrir todos os seus torneios, inclusive a Copa do Mundo de 2010. As imagens capturadas farão parte da Coleção FIFA, que será distribuída pela própria Getty Images pelo site: www.gettyimages.com/fifa.

A coleção tem o objetivo de oferecer aos clientes da Getty a oportunidade de licenciar fotos únicas de torneios organizados pela FIFA como a Copa do Mundo de Futebol e de Futsal, a Copa das Confederações, entre outros eventos. “Considerando o futebol como um dos esportes mais populares do mundo e com grande demanda internacional por conteúdo, a Getty Images tem orgulho de oferecer esta coleção de imagem excepcional tanto para mídia como para fãs ao redor do mundo”, afirma Paulo Schmid, diretor da Getty Images Brasil.

Durante a Copa do Mundo da África do Sul, fotógrafos da Getty Images da Coleção FIFA estarão disponíveis em cada uma das 64 partidas, capturando cenas e fornecendo novos ângulos fotográficos do maior evento esportivo do mundo. Além dos fotógrafos, uma equipe de profissionais de edição acompanhará toda a cobertura por meio da plataforma de distribuição global da Getty, que garante que as imagens de cada jogo estejam disponíveis no site em poucos minutos. Isso se deve a tecnologia de fibra óptica que garante agilidade e eficiência no processo de transmissão de imagens da cobertura.

Sobre a Getty Images
A Getty Images é líder mundial na criação e distribuição de conteúdo visual, clipes de filmes e produtos multimídia, além de seu mais novo produto: música. A Getty Images atende a clientes em mais de 100 países e é a primeira empresa à qual profissionais da área de criação e mídia recorrem para encontrar, adquirir e gerenciar imagens e outros conteúdos digitais. Os fotógrafos e as imagens premiadas da empresa ajudam clientes a criar trabalhos inspiradores que aparecem diariamente nos jornais, revistas, campanhas publicitárias, filmes, programas de televisão, livros e web sites mais influentes do mundo. Acesse www.gettyimages.com.br e saiba mais sobre o papel da Getty Images no mundo da comunicação digital.