22.3.10

Exposição de Rico Lins encerra com debate e oficina


Os últimos dias da exposição “Rico Lins: uma Gráfica de Fronteira” prometem muito movimento no Centro Cultural dos Correios – CCC Recife. Para os dias 26 e 27 de março, foram preparadas uma oficina para jovens ligados a programas sociais de arte, cultura e tecnologia, além de um debate histórico.

O debate
Um encontro marcado entre Rico Lins, Paulo Bruscky, João Roberto Peixe e h.d. Mabuse para dialogarem sobre fronteiras entre o design e outros campos da cultura, tecnologia, artes visuais e política cultural. Frutos de diferentes gerações, os participantes vão falar sobre experiências ricas e diversas vividas em suas carreiras fronteiriças entre arte e design.

O debate promete ser instigante, trazendo à tona embates e encontros entre técnicas artesanais e alta tecnologia, possibilidades de suporte, lugares para exibição, relações com os públicos, etc. Superando a fronteira das artes gráficas e visuais, também deverão ser tocadas as interfaces com as artes cênicas, música, literatura e com as culturas populares.

Para Rico Lins, o Design deve ser usado para pensar a Cultura, como ferramenta para o planejamento das políticas culturais. “É importante considerar o Design como processo. Mais do que uma atividade, Design é uma forma de pensar”, comenta Rico. O debate acontece no próximo dia 26 de março, às 19h, no CCC Recife, com entrada franca.

A oficina
A fim de deixar sementes de pensamento e prática acerca da área de atrito e contato entre o design e as artes plásticas, Rico Lins vai oferecer uma oficina exclusivamente para 20 jovens participantes dos programas de formação em arte e cultura Oi Kabum! e Programa Multicultural, este da Fundação de Cultura Cidade do Recife.

Antes da oficina, que acontece durante todo o dia 27 de março, os jovens participantes devem pensar em temas da atualidade e coletar referências visuais. Durante o encontro com Rico Lins, eles irão se reunir em equipes formadas por pessoas com temas semelhantes para trabalhar na tradução das ideias em símbolos gráficos.

O objetivo é retomar técnicas antigas de composição e impressão, o que tira um pouco os jovens da frente do computador e promove autonomia ao processo criativo e de produção.

A exposição
“Rico Lins: Uma Gráfica de Fronteira” continua em cartaz no quarto piso do Centro Cultural Correios – CCC Recife até 28 de março. Muito além de um portifólio do designer gráfico, ilustrador e educador Rico Lins, trata-se de uma instalação que reflete sobre uma área de atrito e contato entre o design e as artes plásticas.

Sobre Rico Lins
A carreira internacional de Rico Lins apresenta uma diversidade de setores de atuação para o design gráfico e, ao mesmo tempo, riqueza de ambientes de experimentação e reflexão sobre técnicas e tecnologias, combinando atividades profissionais, didáticas e curatoriais. Ao longo dos últimos 30 anos, Rico trabalhou em projetos para CBS Records, TimeWarner, NYTimes, Newsweek, MTV, Le Monde, Centre Pompidou, TV Globo, Ed Abril, Zoomp, Natura, SESC.

Coordenou o Master em Graphic Design no Istituto Europeo de Design em São Paulo, é membro do Comitê de Notáveis da Escola Panamericana e promove palestras e oficinas no Brasil e no exterior, como no Festival de Chaumont, RevelaDesign, SENAC, SENAI, FAAP, etc. Com exposições no Centre Pompidou, MAC-SP e MAM-Rio organizou, como curador, as mostra itinerante Brasil em Cartaz sobre o cartaz brasileiro, e a exposições Connexions>Conexões e Les Affiches de Chaumont no ano França-Brasil, em torno do design de autor. Participa ativamente em juris e exposições no Brasil e no exterior, e foi publicado internacionalmente nas principais revistas e livros especializados, recebendo entre outros prêmios as medalhas de ouro do NY Art Directors Club e da Society of Publication Designers, do Type Directors Club, o Prêmio Abril e o Design by Designers 2001. Formado pela ESDI-Rio, diplomado na Université de Paris VIII e Master pelo Royal College of Art, Londres. Membro da AGI - Alliance Graphique Internationalle.

SERVIÇO
O debate
Data: 26 de março de 2010 (sexta-feira)
Horário: 19h
Local: Auditório do Centro Cultural dos Correios Recife - 1o Piso
Av. Marquês de Olinda, 262 – Bairro do Recife – 3224.5739 / 3424.1935.
Entrada franca

Volkswagen lança “É Gol do Brasil”


Estreou ontem, dia 21/3, o comercial “Retribuição”, de 30”, com a participação do jogador Robinho. Ele dá o pontapé inicial na campanha ‘É Gol do Brasil”, criada pela AlmapBBDO para o carro mais vendido da Volkswagen do Brasil e do país há 24 anos. Com a presença do atacante da seleção brasileira de futebol como garoto-propaganda, a campanha aproveita o embalo da Copa do Mundo na África do Sul para disseminar o novo conceito do Gol, modelo lançado há 30 anos no mercado brasileiro de automóveis, no qual se consagrou por sua força, resistência e durabilidade. Esta é uma das maiores campanhas publicitárias da Volkswagen do Brasil em 2010.


A estratégia que deu origem à campanha considerou a forte ligação que a marca Volkswagen tem com todos os brasileiros, trata da paixão que os brasileiros tem pelo gol (no futebol) e pelo Gol da Volkswagen (nas ruas). Em um momento em que o assunto de todas as marcas será futebol, a estratégia garante exclusividade e diferenciação para marca – um produto chamado Gol ninguém mais tem.


A campanha terá mais filmes, anúncios, spots de rádio, web, merchandising, PDV e diferentes tipos de ações, além do patrocínio da cobertura do campeonato mundial de futebol na TV pela BandNews, BandSports e Band aberta, na web, pelo UOL, YouTube e MSN, e na Editora Abril. Até o início da Copa, em junho, a marca estará no patrocínio do Futebol Global, da SporTV e na ESPN/ESPN Brasil.


Na mídia impressa, marcará presença, no próximo fim de semana, com um anúncio de quatro páginas que abre com o logo da campanha, criado por Marcello Serpa, estampado na lona amarela que cobre o carro. O Gol aparece nas páginas seguintes, emoldurado por um texto que alinhava a história do carro a gols históricos que permanecem na lembrança dos brasileiros. Ele estará nas revistas Veja, Época e IstoÉ.



A campanha do Gol se estenderá às demais emissoras abertas e por assinatura, em mídia extensiva, nos cinemas e nos principais portais e sites de esportes, automóveis e entretenimento, além de links patrocinados. O conceito “É Gol do Brasil!” será o mote de merchandising em programas humorísticos e de esportes. Uma ação especial no programa Caldeirão do Huck, na Rede Globo, promete agitar a torcida brasileira. Programetes relacionados ao conceito da campanha serão exibidos em emissoras e portais. As redes sociais também serão envolvidas na nova comunicação, que promete ainda muitas surpresas durante a Copa da África do Sul.

Em breve, entrará no ar o segundo filme. Os próximos anúncios são também carregados de emoção e evocam a paixão dos brasileiros pelo futebol e a ansiedade pela aproximação da Copa do Mundo, no dia 11 de junho. Robinho se destaca em dois deles, em que um Gol está envolvido pela bandeira verde-amarela. Num dos textos, a saudação: “A Volkswagen do Brasil deseja boa sorte a outra fábrica de gols: a seleção brasileira de futebol”. No outro, bom humor: “Gol do Brasil. Procure na Rede Autorizada ou nas redes dos goleiros adversários”. Em outra peça impressa, o Gol está cercado de bandeiras e, sobre ele, o título: “O carro oficial da seleção brasileira também é o carro oficial da torcida brasileira”. A Volkswagen do Brasil patrocina a seleção brasileira até 2014.

Robinho
O atacante do Santos e da seleção participou das filmagens dos comerciais no Estádio do Pacaembu, em São Paulo. Foi dirigido por Clovis Mello, da Cine, no dia 15/3, à tarde. Pontual, chegou às 14 horas e, com o uniforme da seleção, gravou os textos e filmou em diferentes cenários. Durante o trabalho, conheceu o menino Luiz Fellype de Avila Garcia, que o representa em um dos comerciais. Num dos intervalos, não se fez de rogado, distribuindo autógrafos e posando para fotos com fãs.

Volkswagen Gol
Líder no mercado nacional há 23 anos consecutivos e projetado por brasileiros para brasileiros, o Gol conquistou os consumidores e se tornou uma marca dentro da Volkswagen. Seus principais atributos até hoje continuam sendo a robustez, a durabilidade e a confiabilidade, além do baixo custo de manutenção e alto valor de revenda.

O Novo Gol foi lançando em 2008 com design moderno e arrojado, maior espaço interno, novos e sofisticados detalhes de acabamento, uma nova plataforma, novo motor e câmbio, além de maior nível de tecnologia. O Novo Gol está disponível com quatro portas, nas versões 1.0, 1.6, 1.6 I-Motion, 1.6 Power e 1.6 Power I-Motion.

Ficha Técnica – Filmes
Anunciante: Volkswagen do Brasil
Título: “Retribuição”,
Produto: Gol
Diretor de Criação: Marcello Serpa, Luiz Sanches
Criação: Rynaldo Gondim, Marcelo Nogueira, Julio Andery, Andre Nassar
Produtora: Cine
Direção: Clovis Mello
Fotografia: Fernando Oliveira
Rtvc: Vera Jacinto
Trilha / Locutor: Tesis
Montador / Editor: João Branco/Clovis Mello
Finalizadora: Digital 21
Atendimento: Fernão Cosi, Filipe Bartholomeu, Camila Figueiredo
Planejamento: José Luiz Madeira, Cintia Gonçalves, Fernanda Barone, Renata Bonilha
Mídia: Paulo Camossa, Zuleide Rampazzo, Daniele Valle, Isabela Albero, Wagner Dobner
Aprovação: Flavio Padovan, Herlander Zola, Ana Paula Lobão

Ficha Técnica - Anúncio
Anunciante: Volkswagen do Brasil
Título: “É Gol do Brasil”
Produto: Gol
Diretor de Criação: Marcello Serpa, Luiz Sanches
Diretor de Arte: Luiz Sanches, Julio Andery, Andre Nassar
Redator: Marcelo Nogueira, Rynaldo Gondim
Logo: Marcello Serpa
Ilustrador: 6B Estúdio
Fotógrafo: Andreas Heiniger
Produtor Gráfico: José Roberto Bezerra
Atendimento: Fernão Cosi, Filipe Bartholomeu, Felipe Giacon, Priscila Freitas
Planejamento: José Luiz Madeira, Cintia Gonçalves, Fernanda Barone, Renata Bonilha
Mídia: Paulo Camossa, Zuleide Rampazzo, Daniele Valle, Isabela Albero, Wagner Dobner
Aprovação: Flavio Padovan, Herlander Zola, Ana Paula Lobão