15.3.10

CCPR abre inscrições para 7º Festival do Anuário


Já estão abertas as inscrições para o 7º Festival do Anuário do Clube de Criação do Paraná (CCPR), que vai selecionar as melhores peças criadas por agências paranaenses no último ano e veiculadas local e nacionalmente.

Em 2010, o regulamento traz algumas novidades, como a exclusão das séries de anúncios, que deverão ser inscritos separadamente; a volta da categoria Campanha, a pedido do mercado; inclusão do profissional mais votado do interior do Paraná no júri de Propaganda e uma nova distribuição das peças na categoria Design.

As peças inscritas serão avaliadas por um júri especializado em cada uma das categorias: Propaganda, Design, Comunicação Digital, Promoção e Marketing Direto. Os profissionais que irão compor o júri serão eleitos pelos sócios criativos do CCPR. As peças selecionadas pelos jurados serão editadas em livro (Anuário) e DVD, com o objetivo de preservar a memória da comunicação paranaense.

Podem ser inscritos no 7º Festival do Anuário trabalhos que se enquadrem em uma das cinco categorias mencionadas acima, e veiculados ou executados até o dia nove de março deste ano.

Regulamento e ficha de inscrição estão disponíveis no site do CCPR (www.ccpr.org.br) para download. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail festival@ccpr.org.br ou pelo telefone (41) 3253-7180.

Projeto gráfico
O diretor de criação da JWT Curitiba, Fábio Miraglia, aceitou o convite da diretoria do CCPR) para desenvolver o projeto gráfico do 7º Anuário. Miraglia é um dos diretores de arte mais premiados do mercado, eleito várias vezes profissional do ano no anuário do CCPR, além de já ter conquistado vários prêmios nacionais e internacionais.

Até 2008, o projeto gráfico era escolhido por meio de um concurso promovido entre os sócios criativos do Clube, que apresentavam suas propostas. Em 2009, a diretoria optou por inovar e convidar um profissional do mercado para criar o projeto, que nesse ano foi realizado pelo Miran. Seu projeto obteve destaque internacional, sendo publicado inclusive em um site chinês (http://www.seecoo.com.cn/index.asp?mag=newgraphic&issue=23)

Além deste reconhecimento internacional, vale lembrar que o 2º Anuário do CCPR já foi premiado no Prêmio Max Feffer, promovido pela Suzano Papéis, que premia a criatividade e qualidade gráfica de projetos de todo o Brasil.

O 7º Anuário do CCPR será lançado no dia 4 de dezembro, Dia Mundial da Propaganda.

TAM contrata Priestmangoode para revisão completa de design

A empresa aérea TAM contratou o grupo londrino Priestmangoode para realizar uma revisão completa de design da frota após um concorrido processo de seleção.

O contrato de três anos prevê que a Priestmangoode refaça o design e detalhe interiores de cabines de toda a frota da TAM, incluindo o novo Boeing 777 e o Airbus A350. O processo de design incluirá uma renovação do design dos assentos de todas as classes, das cozinhas, dos depósitos, sanitários e da arquitetura da cabine, quando possível. A Priestmangoode também desenvolverá um novo design para os uniformes da equipe da TAM e para os serviços de bordo.

O projeto de reforma de design é uma parte importante da estratégia de crescimento da TAM. Nos últimos quatro anos, desde que a empresa assumiu a posição de maior empresa área do Brasil em sucessão à Varig, seu crescimento foi rápido. A TAM continua uma acentuada curva de crescimento e deseja assumir uma posição entre as principais linhas aéreas internacionais, especialmente a posição de maior linha aérea operando no Hemisfério Sul.

Luke Hawes, Diretor da Priestmangoode, declarou: “Nosso trabalho com a TAM é crucial para o desenvolvimento da marca, dando à empresa a experiência de cliente necessária para que ela se torne um grande nome internacional. Nossa experiência de voo com a TAM nos mostra que o serviço é excepcional. Mas a atual apresentação de marca simplesmente não está à altura da empresa. O design que aplicaremos a toda a frota a apresentará como um importante nome internacional e fornecerá as ferramentas necessárias à boa concorrência com as principais empresas aéreas do mundo".

Sobre a Priestmangoode
A Priestmangoode é um grupo britânico multidisciplinar líder em design, atuando em design de produtos, ambientes, transportes e embalagens para um rol de importantes marcas ao redor do mundo. De seu premiado design para o conceito interior das novas Linhas Aéreas Kingfisher ao lançamento de conceitos de design para os Airbus A350 e A380, a Priestmangood lidera o cenário internacional de design de interiores de aeronaves, trabalhando com diversas operadoras e fabricantes, incluindo nomes como Airbus, Boeing, Lufthansa, Malaysia Airlines e Qatar Airways. A longa experiência da empresa na criação de valor de design por meio de interiores luxuosos de aeronaves levou a um recente compromisso de desenvolvimento de design para o quarto de hotel de melhor custo-benefício no mundo, o ETAP da Accor, além de seis outras marcas de hotéis. Os projetos inovadores da Priestmangoode, que otimizam o aproveitamento do espaço, compõem hoje portifólios no mundo todo, de diversas marcas. A Priestmangoode anunciou recentemente um contrato para redefinir toda a marca da frota da Turkish Airlines.

Rafael Murió participará da Artexpo New York 2010


Uma tela do pintor paulista Rafael Murió será exposta na 32ª Edição da Feira Internacional de Arte Contemporânea “Artexpo New York 2010”, considerada a maior Feira de Artes do mundo, que será realizada entre os dias 25 e 28 de março, no Pier 94, Hudson River, em Nova York (Estados Unidos). O artista será representado pela Waylight Eventos Culturais, sob a curadoria de Geni Settanni.

A mostra reunirá cerca de 400 galerias e artistas plásticos de todo o mundo que apresentarão pinturas, gravuras, desenhos, esculturas, fotografias, cerâmicas, giclée, litografias e obras de vidro. A expectativa é receber mais de 25 mil visitantes, entre marchands, colecionadores, leiloeiros, curadores, críticos de arte, representantes comerciais, arquitetos, designers e compradores em geral.

Com 47 anos de carreira, Rafael Murió vem se destacando por ser um dos pintores com maior presença em eventos internacionais. Só no ano passado, suas obras estiveram em importantes mostras e galerias de países, como Chile, Espanha, Estados Unidos, França, Inglaterra e Portugal.

Seus quadros estão presentes em acervos de grandes colecionadores, principalmente europeus, americanos e australianos. No País, podem ser encontrados nos principais leilões do mercado de arte, além de galerias e museus. Detém inúmeros certificados, prêmios e menções honrosas, além de registros em diversos guias de arte. É filiado à Associação Internacional de Artes Plásticas (AIAP UNESCO), à Associação Internacional de Arte (IAA UNESCO), à Academia Latino-Americana de Arte (ALA), Academia Brasileira de Arte Cultura e História (ABACH), à Associação Paulista de Belas Artes (APBA) e ao Sindicato dos Artistas Plásticos no Estado de São Paulo (SINAPESP).

Curitiba recebe agência Runway

Um novo jeito de fazer marketing e comunicação. Esta é a proposta da agência de marketing e comunicação integrada Runway, que acaba de chegar a Curitiba. Segundo Mari Rieping, Diretora de Estratégia e Inovação da empresa, um dos diferenciais da empresa será a atuação em diversos segmentos de comunicação voltados para as áreas gastronômica, de moda, educacional, arquitetura e decoração. “Cada vez mais vemos o marketing abrangendo áreas que antes nem se preocupavam com a comunicação. Isto mudou. Por isso, acreditamos na inovação do nosso trabalho, que pretende ajudar nossos clientes a se comunicar de forma dirigida e eficaz com o público desejado.”, comenta.

E para conseguir o resultado desejado a agência conta também com a Runway School, escola especializada em cursos de marketing e de propaganda. Elaborada em parceria com o Instituto Marton de Educação, a escola oferece cursos rápidos e viáveis e conta com profissionais experientes na área de comunicação. “Os temas das aulas abordam as principais tendências do marketing e da publicidade, além de estratégias de comunicação e a utilização de novas mídias. Os cursos vão desde a gestão de projetos, criação, comportamento do consumidor até marketing esportivo, marketing voltado para micro e pequenas empresas, entre outros”, explica a sócia da Runway, Letícia Gonçalves.

Perfil da Runway
A Runway é uma empresa de marketing e comunicação integrada. As ações da Runway englobam todo o conjunto de atividades de planejamento, concepção e concretização de projetos de marketing. Além disso, a empresa conta também com a Runway School, escola especializada em cursos de marketing e propaganda. Mais informações no site www.runwayconcept.com.br

ESPM realiza III Semana Cultural

Com o intuito de incentivar o envolvimento com as artes plásticas, cinema, teatro e música, o Centro Acadêmico da ESPM realiza a III Semana Cultural a partir do dia 15 até 19 de março, de segunda a sexta-feira, na ESPM São Paulo. Os visitantes poderão conferir atividades como oficina de grafite e teatro, exibição de filmes, palestra com os músicos Gabriel O Pensador e Marcelo Yuka e show com a banda Nação Zumbi.

Para abrir a Semana, no dia 15 de março, segunda-feira, a partir das 14hs, a ESPM apresentará uma oficina de grafite em parceria com a Red Bull e uma palestra com a curadora do projeto Red Bull House of Art, Maria Ribeiro. Durante o evento, alunos e visitantes poderão conferir também uma oficina de artes plásticas com o grafiteiro PIX, apoiado pela ONG “Um teto para meu País”.

No dia 16 de março, terça-feira, a partir das 15hs, a convidada é a cineasta Laís Bodanzky, diretora do premiado filme “O Bixo de 7 Cabeças” e criadora do projeto “Cine Tela Brasil”, um cinema itinerante que percorre todo o Brasil divulgando curtas e longas metragens.

Em 17 de março, quarta-feira, a partir das 14hs, o dia é dedicado ao Teatro, com apresentação do grupo Olaria Grandes Bosta, formado por ex-alunos da ESPM. Na sequência, haverá uma oficina de teatro com professores da Escola.

Os músicos Gabriel O Pensador e Marcelo Yuka apresentarão a palestra “Re-socialização do indivíduo através da cultura”, no dia 18 de março, quinta-feira, a partir das 18hs.

Para encerrar a III Semana Cultural, em 19 de março, sexta-feira, a partir das 14hs, será realizado um Sarau com apresentação de bandas dos alunos da ESPM e, por fim, show com a banda Nação Zumbi.

A Semana é aberta ao público em geral e com entrada franca nos dias 15, 16 e 17 de março. Nos dias 18 e 19 de março, o evento é fechado e exclusivo para alunos da ESPM. Para participar os interessados devem se inscrever pelo telefone (11) 5085-4600 ou centralinfo@espm.br.

Programação III Semana Cultural ESPM
Dia: 15 de março, segunda-feira
Horário: a partir das 14hs – Quadra Nova
Abertura oficial da III Semana Cultural
Palestra com a curadora do projeto Red Bull House of Art, Maria Ribeiro
Oficina de artes plásticas com o grafiteiro PIX

Dia: 16 de março, terça-feira
Horário: a partir das 15hs – Auditório Renato Castelo Branco
Palestra e exibição de filmes com a cineasta Laís Bodanzky.

Dia: 17 de março, quarta-feira
Horário: a partir das 14hs – Auditório Philip Kotler
Oficina de teatro
Apresentação do grupo Olaria Grandes Bosta

Dia: 18 de março, quinta-feira
Horário: a partir das 18hs – Auditório Philip Kotler
Palestra com os músicos Gabriel O Pensador e Marcelo Yuka

Dia: 19 de março, sexta-feira
Horário: a partir das 14hs – Quadra Nova
Sarau com apresentação de bandas dos alunos da ESPM
Show com a banda Nação Zumbi.

Informações III Semana Cultural ESPM
ESPM – Campus Profº Francisco Gracioso
Rua Dr. Álvaro Alvim, 123, Vila Mariana
(11) 5085-4600
centralinfo@espm.br
www.espm.br

Projeto Revale - Design Simples


Durante três meses, em trabalho voluntário, estudantes de design se empenharam na criação de novos produtos para uma cooperativa de marcenaria especializada em reaproveitar madeira de pallets usados. Situada no Vale do Sol, periferia de Barueri, a Cooperativa Unindo Forças vinha sofrendo dificuldades para gerar uma renda mínima aos seus cooperados. Buscando mudar esta realidade, o laboratório experimental Design Simples criou o projeto Revale.


Divididos em três equipes, os universitários se organizaram em três frentes de desenvolvimento com estratégias diferentes e ao mesmo tempo complementares: projetar produtos de alto valor agregado, produtos voltados ao comércio na comunidade local e produtos com algum grau de inovação.



Após intenso trabalho são apresentados os resultados deste projeto. Uma linha de produtos feitos com madeira de pallets reaproveitada. Através de um blog dedicado ao projeto é possível conhecer todo o percurso e o processo de design. (www.designsimples.com.br/revale)



Sobre o Design Simples
Laboratório experimental de design que trabalha de modo colaborativo, unindo pessoas com diferentes habilidades, para explorar novas idéias e equacionar os problemas mais complexos. Apostando na experimentação como caminho para a inovação, buscam propor novas soluções, para bens e serviços, capazes de elevar as relações de consumo e torná-las mais sustentáveis.

Blog REVALE
www.designsimples.com.br/revale

Ficha Técnica
idealização e gestão do projeto
Rafael Gatti

equipe de design inovação
Bruno Zaitsu (líder)
Erick Fugii
Fernanda Valerio
Larissa Petronilho
Marcos Kazama
Tamira Yae Waki

equipe de design produtos locais
Ana Clara Goyeneche (líder)
André Noboru
Debora Midori
Francisco Varejão Manara
Hugo Chinaglia
Lucas Colebrusco

equipe de design valor agregado
Fábio Takao (líder)
Amanda Iyomasa
Cibele Scera Lee
Eduardo Camilo Ferreira
William Kimura
identidade visual

Gabriel Garbulho

projeto gráfico
André Noboru
plano de comunicação
Rodolfo Arouca

apoio
Cooperativa Unindo Forças
Mínimo Design

realização
Design Simples