7.12.09

Prêmio Profissionais do Ano 2009 da revista DECORAR

Pelo segundo ano, a revista DECORAR – voltada unicamente para a cidade de São Paulo e dividida por regiões – premiará os arquitetos e designers de interiores de acordo com votação dos lojistas. O evento já tem data marcada – acontece no próximo dia 9 de dezembro, a partir das 19h30, no Museu Brasileiro da Escultura (MuBE), com cenografia do designer Kiko Sobrino.

A data coincide com o lançamento de sua edição de dezembro, especial de Aniversário, que traz na capa a arquiteta Fernanda Marques.

Os critérios adotados para a escolha dos profissionais premiados deste ano são semelhantes aos utilizados na primeira edição do evento. A pesquisa foi realizada entre setembro e outubro junto aos lojistas inseridos na Região Metropolitana: além da capital, estão incluídas as cidades do ABC e também o Litoral. Cada pólo de decoração ou grupo de lojistas enviou à Editorial Magazine um formulário no qual indicou, em ordem de preferência, os profissionais que considera mais parceiros – seja por pontuação, seja por fidelização.

O número de formulários respondidos por região definiu a proporcionalidade do total de profissionais premiados. Participaram da votação os pólos de Alphaville (inserido na região Oeste), D&D Shopping, Lar Center, Núcleo de Decoração de São Paulo e Polo Design Center (ABC). Lojistas do Tatuapé e Jardim Anália Franco compuseram a pesquisa na região Leste.

Como na primeira edição, a região Sul compareceu ao prêmio com um maior número de profissionais indicados – em 2008, dos 194 lojistas participantes, 40% estavam concentrados ali.

A participação dos lojistas é voluntária e não envolve qualquer custo. Também é dos votantes a responsabilidade pela indicação dos nomes, seguindo critério que tanto pode envolver o volume de vendas quanto suas ações de relacionamento com os especificadores.

C&A lança primeira loja ecológica no Brasil

A C&A inova mais uma vez e inaugura a sua primeira loja ecologicamente sustentável no Brasil, nesta terça-feira (08/12), em Porto Alegre (RS). Trata-se da segunda unidade “verde” da empresa no mundo. A primeira foi inaugurada em 2008, em Mainz, na Alemanha. O espaço em Porto Alegre, que foi totalmente remodelado, adota conceitos de sustentabilidade com o objetivo de racionalizar o consumo de água, de energia e, consequentemente, de emissão de C0².

A preocupação ecológica na unidade é percebida desde a utilização de produtos ambientalmente corretos até a criação do espaço de sustentabilidade ao cliente. A loja Eco da C&A localiza-se à Rua dos Andradas, 1620, no Centro – Porto Alegre (RS).

Uma das atrações da nova loja é o “Espaço Cliente”, um local exclusivo de informações sobre sustentabilidade e com coleções sustentáveis da C&A, como camisetas de algodão orgânico, sacolas retornáveis, chinelos de pneu reciclado e camisetas de malha feitas com garrafas pet recicladas. O local ainda contará com coletor de lixo eletrônico, como celulares, pilhas e baterias; painéis com ações de sustentabilidade da C&A e monitores especialmente treinados para dar informações sobre o assunto.

Outra novidade é o telhado verde na cobertura, com 640 m², que estará finalizado em fevereiro do ano que vem. Além de promover a biodiversidade, o isolamento térmico acarretará a redução do calor e do frio no interior da loja e, conseqüentemente, a menor necessidade do uso do ar condicionado. A vantagem de se criar esse ambiente agradável aos funcionários é a melhor absorção da água da chuva, evitando-se sobrecarregar as redes pluviais. A intenção futura é organizar visitas públicas, principalmente para escolas públicas, para incentivar a educação ambiental.

Outras iniciativas diminuem os impactos ambientais gerados pela reforma e no funcionamento da unidade. São elas:


  • iluminação inteligente, com lâmpadas econômicas e sensores de presença nas escadas;
  • paredes claras as quais melhoram as condições térmicas, reduzindo o uso de ar condicionado;
  • uso de painéis solares, instalados na cobertura, para o aquecimento da água dos chuveiros;
  • gerenciamento remoto de demanda que controla o uso do ar condicionado conforme a temperatura e o número de usuários na loja;
  • troca dos motores das escadas rolantes
  • substituição de grande parte dos equipamentos eletrônicos por modelos de baixo consumo, com selo norte-americano EnergyStar;
  • chuveiros e torneiras de baixa vazão;
  • mictório a seco (sem água);
  • sistema de irrigação eficiente, com 50% de aproveitamento de águas pluviais para irrigação do telhado verde, eliminando o uso de água potável;
  • uso de tintas com quantidade mínima de substâncias nocivas à saúde.
As medidas visam, também, baixar o consumo de água entre 30% e 40%, em dois anos, e em 20% o de energia.

Demais ações, que serão finalizadas até fevereiro de 2010, são:
Reciclagem - Metais, plásticos, papel, papelão, vidro e resíduos orgânicos serão separados na loja em local específico e direcionados à coleta seletiva ou às cooperativas de reciclagem. Os resíduos durante a construção da loja também seguiram para a reciclagem;
Bicicletário – Espaço para 5% dos ocupantes do prédio (em horário de pico) para guardar bicicletas, além de mapa com a localização dos pontos próximos de ônibus.

Ações constantes
A preocupação com o meio ambiente é uma constante no cotidiano da empresa. A C&A implementou coleta seletiva e a utilização de dosadores de água e de energia em toda a empresa. As lojas de todo o país usam sacolas oxibiodegradáveis, em substituição às de plástico, e adotaram o papel reciclado nas embalagens de presentes e em todo material de papelaria usado na empresa.

A C&A também adotou o uso de biodiesel em 100% da sua frota, como forma de reduzir a emissão de poluentes dos caminhões movidos a diesel. Além disso, desde 2008, realiza o controle de qualidade da fumaça emitida pelos caminhões que utiliza. Os veículos aprovados recebem um ‘Selo Verde”, criado pela C&A.