25.11.09

AlmapBBDO é a grande vencedora da noite do 31° Prêmio Profissionais do Ano




A AlmapBBDO, segunda agência mais premiada do mundo em 2009 segundo o Gunn Report, se destacou mais uma vez e conquistou os 3 prêmios da categoria nacional oferecidos pela Rede Globo de Televisão no 31° Prêmio Profissionais do Ano. A agência, comandada por José Luiz Madeira e Marcello Serpa, teve sete indicações e os comerciais “Teste”, da Casa do Zezinho, “Cachorro-Peixe”, da Volkswagen, “Repressão” e “Contágio”, do Boticário, foram os premiados. Além desses, os finalistas foram “Caixas”, para Caminhões Volkswagen, “Todo Mundo”, para New Beetle, da Volkswagen, “Presente”, para O Boticário, e “Críticos”, para Havaianas.



“Cachorro-Peixe”, 9º comercial mais premiado do mundo em 2009 e ganhador do primeiro Leão de Ouro do Brasil em Cannes na subcategoria automóveis depois de 27 anos, conquistou o troféu de Mercado Nacional. O filme “Teste” criado para a Casa do Zezinho, que conquistou um Leão de Prata em Cannes em 2008, foi premiado na categoria Institucional. Os comerciais “Repressão” e “ Contágio”, do Boticário, que lançaram o posicionamento “Acredite na Beleza”, foram premiados na categoria Campanha Nacional.


A cerimônia de entrega foi ontem à noite (24/11), no espaço HSBC Brasil, em São Paulo, e premiou comerciais veiculados na Rede Globo de Televisão no período de 1° de abril de 2008 e 31 de março de 2009 nas categorias regional e nacional.

Exposição Design francês no Centro Cultural Banco do Brasil



A partir do dia 30 de novembro São Paulo sedia uma mostra inédita sobre design, tecnologia e sustentabilidade e recebe consagrados nomes internacionais e grandes pensadores franceses na exposição “Saint-Étienne, Cité du Design”, que o Centro Cultural Banco do Brasil traz em comemoração ao Ano da França no Brasil. A mostra, que já passou por Brasília, Rio de Janeiro e Curitiba, fica em São Paulo até o dia 31 de janeiro do próximo ano e durante dois meses vai apresentar propostas de design e arquitetura sustentável da França.



Concebida e produzida pelo Grupo AG de Brasília em parceria com a Embaixada da França no Brasil e a cidade de design de Saint-Étienne, a Saint-Étienne, Cité du Design tem curadoria do arquiteto italiano Nicola Goretti e da francesa Josyane Franc, responsável pelas relações internacionais da Cité du Design e da Escola Superior de Arte e Design de SaintÉtienne. A mostra traz pela primeira vez ao Brasil projetos e obras inéditas da Bienal Internacional de Design Saint-Étienne 2008, realizada desde 1998 em Saint-Étienne, conhecida como a ‘cidade do design’ e considerada hoje um dos principais polos mundiais de design ao lado de Milão.


“A proposta é a realização de uma exposição sobre design e arquitetura sustentável da França com trabalhos da célebre Saint-Etienne, Cité du Design. Serão apresentados objetos e peças de design de talentos franceses e os projetos vencedores da Bienal Internacional de Design Saint-Etienne 2008”, explica o curador Nicola Goretti.


Com design diferenciado e energia gerada pelas substâncias químicas do limão, o Relógio Citrus (FOTO), de Anna Gram, é um exemplo do que o público poderá encontrar nesta exposição.

Peças como o lustre elaborado com potes de vidro e fios elétricos, de Noemie Bonnet Saint-Georges, e a instalação de corações de retalhos de pelúcia recuperados, projeto de Roxane Andrés, também estarão em destaque. Protótipos de garrafas de polipropileno cromado a vácuo, cadeira de dois pés para ser apoiada no canto das paredes e cabide fabricado com cordas de escalada recicladas integram o conjunto de obras que serão trazidas ao Brasil.


Apresentando trabalhos com design pensado de modo sustentável, a mostra “Saint-Étienne, Cité du Design” é dividida em três módulos independentes formando um conjunto de ideias e projetos-modelo que consideram as características sociais e econômicas da realidade para a qual estão sendo projetados, sem deixar de lado a estética e a praticidade:

• Design Flight Number 10: projetos desenvolvidos por designers franceses de renome internacional selecionados pela Bienal Internacional Design Saint-Étienne 2008 que questionam os modos de vida, de criação, de pesquisa e de produção. Artistas como Céline Merhand, Anais Morel e os irmãos Ronan e Erwan Bouroullec terão obras expostas. O objetivo é divulgar as ideias que norteiam os pensamentos para potencializar a criatividade das novas gerações de profissionais e valorizar o progressivo desenvolvimento sustentável.

• Mini City Eco Lab: laboratório da minicidade ecológica desenvolvida pelo filósofo e jornalista John Thackara, que propõe ideias inovadoras de adaptação da vida moderna dentro do conceito de sustentabilidade. A apresentação agrupa uma série de projetos em pequena escala, constituindo exemplos determinantes na transição para um mundo sustentável buscando melhorar elementos da vida cotidiana como alimentação, energia, água, mobilidade e educação.

• Cité Du Design - Impressões: Fotografia e Vídeo: contempla cinco áreas de atuação com algumas questões primordiais do design e do pensamento contemporâneo da França em relação à produção industrial. Este módulo também será composto por painéis com a planta legendada e a origem do projeto da Cité du Design.

Ciclo de Palestras
Completando a exposição, no dia 7 de dezembro, às 18 horas, será realizado um ciclo de conferências com grandes nomes do design francês para promover um intercâmbio técnico e de conhecimento entre a França e o Brasil. Fernando Mascaro, consultor em design sustentável, discute o “Design sustentável para a produção massiva”, Ethel Léon, crítica e curadora de design, apresenta o tema “Bienal de Saint-Étienne, centro e periferia” e Edson Matsuo, diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Grendene/Melissa, fala sobre o “Design Melissa – o conteúdo da marca”.

A designer Roxane Andrès e os curadores da exposição, Nicola Goretti e Josyane Franc, também participam das conferências internacionais que acontecem na Faculdade de Belas Artes. O curador apresentará o tema “Latino América, um olhar”.

Cité du Design: Espaço de vanguarda
Antiga vila no interior da França, Saint Étienne se desenvolveu devido ao artesanato de armas brancas e armas de fogo durante o século XVI e se tornou uma cidade industrial.

Em 1859, foi criada a Escola Superior de Belas Artes que, em seguida, tornou-se a Escola Superior de Arte e Design de Saint-Étienne. Em 1998 a escola promoveu a primeira Bienal Internacional de Design, acontecimento que impulsionou a criação da Cité du Design, em 2005, com uma visão do futuro. A cidade foi concebida para agrupar todos os personagens do design do mundo econômico, cultural, artístico, científico e tecnológico.

Em 2008, a Bienal Internacional de Saint-Étienne completou 10 anos, evento original e único, construído como um fórum internacional que acolheu numerosos criadores brasileiros.

Um Panorama da Literatura de Cordel e do Repente de Viola


Desafios de Cordel apresenta duas autênticas manifestações da cultura popular brasileira: a literatura de cordel e o repente de viola.

Os poemas, inspirados nas famosas pelejas entre cantadores repentistas, são enriquecidos por belas ilustrações, incluindo a xilogravura, típica das capas dos folhetos tradicionais.

Venha prestigiar este lançamento no dia 28 de novembro, às 11h30 na Rua Fradique Coutinho, 915 - Pinheiros, São Paulo - LIVRARIA DA VILA.

Revolução Digital é um dos temas da ESPM na HSM ExpoManagement 2009

O professor e coordenador do Núcleo de Marketing Digital da ESPM, Marcelo Lobianco, ministrará a palestra “Revolução Digital”, em 2 de dezembro, quarta-feira, das 16h45 às 17h45, na HSM - ExpoManagement 2009.

O professor discutirá o impacto da ‘Era Digital’ nos últimos 10 anos; como a internet 2.0 afetou a indústria como um todo; além da busca por serviços, a exemplo do mercado imobiliário, onde cerca de 80% da população utiliza a internet para fazer a primeira busca.

A HSM - ExpoManagement 2009 é conhecido por trazer os experts mundiais em management. Por isso, a ESPM montou um auditório interativo para falar dos mais diversos assuntos e áreas do mercado.

A Escola estará presente na Expo nos dias 30 de novembro, 1 e 2 de dezembro. Durante os três dias de evento, os participantes terão acesso a quinze palestras que trazem as principais tendências de negócios, em áreas como comportamento do consumidor, marketing estratégico, educação, empresas familiares, gestão de pessoas, branding, agronegócio, varejo, embalagem, e comunicação digital. A programação completa, com todas as palestras, está disponível no link.

A ESPM
A Escola surgiu em outubro de 1951, com o nome de Escola de Propaganda de São Paulo. Foi Fundada por Rodolfo Lima Martensen, com o apoio decisivo de um grupo de publicitários da época e de Pietro Maria Bardi, diretor do Masp. No ano seguinte, a primeira turma de alunos ingressava para a escola. A ESPM é uma instituição sem fins lucrativos e considerada um centro de excelência no ensino da propaganda, marketing, administração de empresas, design, gestão e negócios internacionais e atualmente está presente em São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Brasília.

ESPM na HSM
Data: 30 de novembro, 1 e 2 de novembro de 2009

(segunda a quarta)
Auditório: 1
Local: Transamérica Expo Center.
Avenida Dr. Mário Villas Boas Rodrigues, 387, Santo Amaro.
www.expomanagement.com.br
Informações (11) 4689-6666

Revista CASA&mercado lança Anuário em festa do Prêmio Top Of Mind

Premiação é realizada há 12 anos e reconhece as empresas mais lembradas do setor, segundo votação dos especificadores. Anuário está na sua 12ª edição e estará nas bancas em dezembro.

A Editorial Magazine realiza na próxima segunda-feira, dia 30 de novembro, às 19h no HSBC Brasil o Prêmio Top Of Mind 2009 da revista CASA&mercado, juntamente com o lançamento do Anuário CASA&mercado, que chegará às bancas em dezembro. Todos os anos, profissionais de todo o Brasil dedicam parte do seu tempo para responder à pesquisa que revela as empresas mais lembradas dos segmentos de arquitetura, decoração e construção.

O Instituto de Pesquisas Datafolha foi o responsável pela pesquisa do prêmio, que ouviu 350 especificadores – entre arquitetos, designers de interiores e paisagistas – por abordagem telefônica, num universo de 3.068 nomes. A Editorial Magazine também procurou ouvir entidades do setor para identificar empresas que poderiam merecer os destaques de Empresa do Ano e Empresa Cidadã. A Empresa do Ano deveria ser escolhida por: investimento no profissional do setor; investimento em design; ou investimento no país com exportações, geração de empregos, entre outros. Já a Empresa Cidadã deveria ser eleita com base em produtos sustentáveis ou apoio a projetos de responsabilidade social e/ou sustentabilidade. Ao compilar as respostas fornecidas pelas entidades, a votação dos profissionais indicou, na categoria Empresa do Ano, a Suvinil, com 46%. Já a eleita na categoria Empresa Cidadã foi a Ornare, com 47%.

Com tiragem de 15 mil exemplares, o Anuário CASA&Mercado de 2010 será lançado durante a premiação, sendo 3000 deles distribuídos para os profissionais da área e os demais vendidos em bancas estratégicas e livrarias de todo o Brasil. Esse ano, o anuário conta com 362 páginas e traz na capa uma homenagem ao centenário de nascimento de Burle Marx, tema da matéria principal. O anuário vem dividido em 18 segmentos (de áreas externas a vidros e espelhos, além de serviços), e cada um deles possui determinado número de itens que foram alvo da votação. Anexado ao anuário está o encarte com os resultados da pesquisa Top of Mind.

Criado pela publisher Sandra Leise e pelo publicitário Renato Marin, titulares da Editorial Magazine, o Anuário se transformou numa das principais referências técnicas de arquitetos e decoradores do país. A comemoração também se tornou importante marco da agenda de eventos do setor e o espaço ganha cenografia especial - este ano, assinado pelo arquiteto Fernando Brandão.

Projeto ‘Pense Melhor’

Empreendimentos baseados em valores humanos e organizacionais é a proposta dos cursos “Empreender é a Solução” e “Gestão Baseada em Valores” oferecidos pela Pós-Graduação da Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP), em São Paulo. Os cursos serão realizados amanhã, 26 de novembro (quinta-feira), a partir das 08h00. As inscrições estão abertas.

“Empreender é a Solução” abordará formas de transformar colaboradores em empreendedores de oportunidades e inovações. O programa inclui maneiras de desenvolver o empreendedorismo, as características de um empreendedor, como distinguir a invenção da inovação e a elaboração de um plano de negócios.

O curso tem quatro horas de duração – das 08h00 às 12h00 – e será ministrado pelo professor Victor Mirshawka, diretor cultural da FAAP e autor de diversos livros nas áreas de gestão da qualidade, criatividade, administração educacional, estatística e pesquisa operacional. Os participantes receberão certificado e o livro Empreender é a Solução, escrito pelo professor.

O curso “Gestão Baseada em Valores” tratará da importância dos valores humanos e organizacionais como ferramenta para a tomada de decisões na carreira e na vida. Haverá revezamento de professores durante as quatro horas de aula — das 14h00 às 18h00. São eles: Getúlio de Souza Nunes, doutor em Educação, mestre em Engenharia e coordenador pedagógico da FAAP Pós-Graduação; Antonio de Loureiro Gil, doutor em Controladoria e Contabilidade; e Aurélio Hess, mestre em Administração, professor da Pós-Graduação da FAAP. Todos irão demonstrar a necessidade de pensar e agir para vencer em todos os âmbitos da vida.

O programa completo com os temas abordados pelo Projeto Pense Melhor está disponível no site http://pos.faap.br/pensemelhor/. As inscrições podem ser feitas pelo telefone (11) 3662-7449 e o investimento é de R$ 150,00 por cada curso.

Projeto ‘Pense Melhor’
Local: FAAP – Centro de Excelência
Data: 26/11/2009 (quinta-feira)
Horário: das 8h00 às 12h00 - Empreender é a Solução
das 14h00 às 18h00 - Gestão Baseada em Valores
Endereço: Rua São Vicente de Paulo, 463 – Auditório – Santa Cecília
Investimento: R$ 150,00 cada curso
Inscrições: (11) 3662-7449 ou pos.palestras@faap.br

Comitê de Marketing Trends

O WTC Business Club realiza nesta sexta-feira, dia 27 de novembro, o Comitê de Marketing Trends com participação do palestrante Paulo Leal, sócio-diretor da Mondo Artes, empresa do Grupo ABC focada em Marketing Cultural e espetáculos musicais da Broadway.

Leal falará sobre a convergência do Marketing, Entretenimento e as Artes para viabilizar grandes espetáculos para grandes marcas.

O encontro de negócios envolve empresários associados ao WTC Business Club.

Serviço
WTC Centro de Convenções – Sala Le Havre – 1º Andar
Data: 27 de novembro - sexta-feira
Horário: das 8h às 10h
Avenida das Nações Unidas, 12.551
Tel.: (11) 3043-7102

Vencedores do concurso de arte digital Retrorize!

Mais de três mil internautas elegeram os vencedores do concurso da galeria virtual Urban Arts, que deu a novatos a possibilidade de expor seus trabalhos junto a um consagrado coletivo de artistas

A marca Apple, Michael Jackson, a série Bones, as Olimpíadas de 2016 e Amy Winehouse foram os grandes vencedores do concurso de arte digital Retrorize!, promovido pela galeria virtual Urban Arts. Com o tema Dê a Cara de Ontem Para as Coisas de Hoje, o concurso escolheu cinco de um total de 49 trabalhos selecionados para a disputa, a partir de 150 enviados por 88 artistas.

O objetivo da Urban Arts foi dar oportunidade a novos talentos, além de incentivar, partindo de uma estética retrô, a releitura de ícones da atualidade. Os participantes fizeram um incrível exercício criativo ao abordar figuras e contextos dos mais diversos — de Barack Obama a Harry Potter, do filme Cidade de Deus ao seriado Lost.

Os cinco vencedores foram definidos após a apuração de mais de 3 mil votos de visitantes do site, que acessaram mais de 5 mil vezes a galeria dos finalistas. O resultado é uma curiosa viagem no túnel do tempo, transportando o espectador a algum momento singular do século passado.Vamos conhecê-los:

1. The Ipop Revolution, de Ana Paula Caldas. É uma recriação de uma campanha de 2006 do já clássico tocador de mídia da
Apple.

2. The Man in The Mirror, de Celinha Fink. Uma curiosa releitura da capa de uma revista de 1928, com Michael Jackson.

3. Bones Season Finale, de Amanda Porto. E se a série da Fox, Bones, fosse exibida nos anos 50?

4. Rio de Janeiro 2016, de Edison de Sá. Imagine o pôster das Olimpíadas de 2016 sendo produzido em... 1916.

5. Amy Winehouse, de Pablo Lobo. Uma cara anos 60 para o último CD da cantora.

Os vencedores vão receber prêmios em dinheiro, produtos e assinaturas de revista. Mas o melhor de tudo é ter a oportunidade de expor seu trabalho em um espaço que apresenta criações de profissionais de peso.

Sobre a Urban Arts
Desde maio de 2009 em operação, o www.urbanarts.com.br, criado e capitaneado por André Diniz e Camila Espinosa, já se tornou uma referência no mundo da arte digital e ilustração. Seu acervo apresenta quadros e pôsteres criados por mais de 50 artistas importantes no mercado. Entre eles estão: Estúdio My.s, Katkiller Rodrigo Rocha, Alexandre Abiuro, Marcelo Daldoce, Olivier Lutaud, Pablo Lobo e Rodrigo Buim. Lúcio Carvalho trouxe mais brilho ao time em novembro de 2009. O acervo da Urban Arts é atualizado mensalmente, com a entrada de novos artistas e designers.

Como comprar
As vendas dos pôsteres ilustrados com os trabalhos são realizadas pelo site www.urbanarts.com.br (tel. 011/3063-1222). Compras podem ser feitas por Cartões de Crédito (aceitamos Visa, Mastercard, Diners, American Express, Hipercard, Aurora), Transferência bancária (Bradesco, Itaú, Banco Real e Banco do Brasil) ou Cartões de débito (Visa Electron, Mastercard Maestro). As entregas são realizadas em até 12 dias úteis para todo o Brasil. O valor do frete varia de acordo com a região e as dimensões do produto.

Link para os trabalhos vencedores:
http://picasaweb.google.com.br/rlcpress08/PremiadosConcursoRetrorize#5407777489205233410