16.10.09

Macau – Uma História de Sucesso


Depois de passar por Lisboa e Maia (Portugal) e pelo Rio de Janeiro e antes de seguir para universidades dos EUA e Canadá, chega a São Paulo a exposição itinerante ‘Macau – Uma História de Sucesso’. Idealizada pelo Instituto Internacional de Macau (IIM), a mostra será inaugurada no dia 19 de outubro e segue até o dia 23, no Centro Fecomercio de Eventos.

Com cerca de 100 painéis fotográficos (medidas de 1m x 2m) assinados pelo artista gráfico macaense Victor Marreiros, a exposição abre com sete painéis que mostram as relações seculares entre Brasil e Macau e conta ainda com peças, textos, números e gráficos sobre as transformações pelas quais passou Macau desde que o poder de soberania foi transferido para a República Popular da China, em 1999 – e que, em dezembro deste ano, completa 10 anos. “Trata-se de um balanço positivo da década da Região Administrativa Especial de Macau - RAEM e conseqüentemente, do êxito da política ‘um país, dois sistemas’, destaca José Lobo Amaral, vice-presidente do IIM.

Escolhido para compor o acervo de obras em comemoração ao décimo aniversário, o consagrado designer Victor Marreiros trabalhou as fotos individualmente dando seu toque artístico aos painéis. Chefe do Setor Gráfico do Instituto Cultural do Governo da R.A.E de Macau, Diretor Artístico da Revista Cultura da Victor Hugo Design e membro fundador do CAC “Círculo dos Amigos da Cultura de Macau” e da Associação de Design de Macau, Marreiros acumula diversos prêmios, entre os quais ‘Medalha de Mérito Profissional pelo Governo’, ‘Título Honorífico de Valor pelo Governo R.A.E de Macau’. Ficou em primeiro lugar em Design de Logotipo para o Instituto Emissor de Macau e recebeu o Selo Cultural no 20º Prêmio Internazionale Asiago d´Arte Filatellica, realizado na Itália.

A exposição retrata ainda o desenvolvimento de Macau - palco do maior fenômeno de intercâmbio civilizacional conhecido da história - da sua infraestrutura e de áreas como esporte, educação, economia e turismo - considerado a atividade mais importante da região -, simbolizada nesta mostra pelo jogo nos cassinos e pela qualidade dos novos hotéis.

Coca-Cola estreia campanha de verão



A Coca-Cola estreia neste fim de semana a versão temática de verão de sua campanha “Abra a Felicidade”. O lançamento ocorre simultaneamente ao início do horário de verão – que vigora nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do País, onde os relógios serão adiantados em uma hora – e antecipa o clima alegre da estação mais aguardada do ano. A campanha, integrada por filme de TV, ações em internet, mídia exterior, rádio, cinema e embalagens especiais, transmite, em uma linguagem jovem, a visão otimista da marca, e fortalece sua associação com o verão.



A exibição do filme “Cielo”, no domingo, é o marco inicial da campanha, comunicando a chegada do verão de forma lúdica, explorando o aspecto contagiante das atitudes positivas. No vídeo, criado pela Ogilvy Argentina e adaptado pela Ogilvy Rio, Coca-Cola é o elemento que inspira um casal de jovens a transformar o clima nublado e sem graça de sua cidade em um dia ensolarado e cheio de vida.


Trechos do making of do filme serão exibidos em ações de pré-lançamento e no lançamento da campanha, nos programas “Tudo é Possível” e “Melhor do Brasil”, da TV Record, e na MTV - nos programas Scrap MTV, 15 Minutos, Acesso MTV, Furo, SAP MTV e RockGol.

A trilha sonora será elemento central da campanha na sua versão para internet. No site de Coca-Cola (www.cocacola.com.br), além de fazer download gratuito da canção, de walpapers e screensavers, os internautas poderão participar de um karaokê. A versão customizada receberá uma nota de performance e ficará disponível para download. O participante poderá ainda enviar o arquivo para os amigos e usá-lo no celular, como ringtone. A agência Gringo assina o desenvolvimento das ações online e a JWT é a responsável pelo planejamento de mídia digital.

O plano de divulgação do karaokê contempla os principais portais da internet, Youtube, Orkut e MSN. A atividade também estará integrada com ações em TV, com merchandising no reality show “A Fazenda 2”, da Record, e de ações na MTV: os apresentadores dos programas 15 Minutos, Acesso MTV, Quinta Categoria, Furo MTV e MTV na Rua divulgarão a ação, interpretando trechos da trilha sonora do filme.


“Com esta campanha belíssima, de trilha sonora especial, Coca-Cola abre o verão brasileiro, antecipando a chegada do clima alegre e festivo da estação. O verão tem tudo a ver com Coca-Cola, não só por seu sabor e refrescância únicos, mas também por ser um período de oportunidades para celebrar momentos de lazer e felicidade com amigos e família”, comenta Ana Paula Castello Branco, gerente de Marketing da marca Coca-Cola.


Ficha técnica do filme:
Título: Cielo
Cliente: Coca-Cola Brasil
Produto: Coca-Cola
Agência criação: Ogilvy Argentina
Informações da adaptação para o Brasil:
Agência: Ogilvy Rio
Criação: Luiz Henrique Coutinho, Rogério Martins
Diretor de Criação: Matheus Pizão
Vice Presidente Nacional de Criação: Anselmo Ramos
Produtora - Margarida Flores e Filmes
Direção - Mauro Amar
Pós-Produção - Ilegal FX
Finalizador - Mauro Amar
Trilha: Open Happiness (versão nacional Dr. Dd)
Produção musical: Dudu Marote
Produção agência: Patricia Côrtes, Henrique Gomes
Atendimento agência: Luis Carlos Franco, Ana Paula Perdigão, Claudia
Bastos, Gabriela Malta
Planejamento estratégico agência: Alexandra Varassin, Otto Frossard
Aprovação cliente: Luciana Feres, Marry Zerkowski, Ana Paula Castello Branco e Tatiana Leite
Sistema Coca-Cola Brasil


Perfetti van Melle lança Mentos Power Kiss



A Perfetti van Melle, uma das maiores fabricantes globais de candies e gomas de marcar, lança este mês sua primeira linha de mini pastilhas sem açúcar Mentos Power Kiss, nos sabores Orange Mint (laranja e Menta) e Extra Mint (menta forte).

O produto chega às prateleiras em uma nova e inovadora embalagem dosadora, com um dosador que permite a saída de uma unidade por vez, evitando desperdício e tornando o manuseio mais fácil.

O lançamento do novo Mentos Power Kiss marca a aposta da Perfetti van Melle em dois mercados de bala que até então a empresa não atuava, o de mini pastilhas e o de açúcar zero.

Segundo Tatiana Checchia, gerente de Mentos Candies, com todas essas novidades, a empresa espera abocanhar uma boa parte do mercado de mini-pastilhas. “É um segmento de muito potencial. O Mentos Power Kiss chega com uma apresentação nova, mais atrativa e que, certamente, vai surpreender e atrair os consumidores deste tipo de produto”, completa a executiva.