31.7.09

Vanguard Design recebe prêmio “Gold” no IDEA Brasil 2009

Reconhecida no mercado de design brasileiro contemporâneo, a Vanguard Design acaba de conquistar um dos mais renomados e representativos prêmios do setor, o IDEA Brasil 2009 (etapa brasileira do IDEA Award) prêmio Gold, na categoria comercial e industrial, com a trena horizontal da Starrett.




Concorrendo com um projeto conceitual de trena horizontal, desenvolvido para a marca Starrett, a Vanguard Design apresentou uma proposta inovadora expondo clara sinergia entre forma e funcionalidade. “A proposta visava apresentar um novo conceito e solução criativa para um produto já disponível no mercado. O objetivo era oferecer ao consumidor um diferencial agregando praticidade e design ao produto”, afirma Sidney Rufca, designer e diretor executivo da Vanguard. Além do design exclusivo, o principal diferencial do produto é a prática visualização da medida, podendo ser fixado no cinto, garantindo maior mobilidade ao usuário.

Além da premiação do IDEA Brasil 2009, a Vanguard Design foi destaque no Top XXI – Prêmio Mercado Design 2009, que buscou reconhecer os melhores produtos disponíveis no mercado. A empresa desenvolveu projeto arrojado do difusor de ar para secador de cabelos Taiff DevaSun, conquistando o prêmio na categoria de equipamento eletrônico, concorrendo com grandes nomes dos setores de telefonia móvel e eletrodoméstico.

O vencedor foi escolhido por um júri composto por ícones do setor e profissionais especializados, além da votação popular, refletindo o reconhecimento e a credibilidade dos produtos desenvolvidos pela Vanguard Design não apenas no segmento, mas também junto aos consumidores.

FutureBrand leva Ouro, Prata e Bronze no IDEA/Brasil

A consultoria em branding FutureBrand teve dois projetos de design estratégico e um de design de embalagem premiados no Idea/Brasil, etapa brasileira do Idea Awards, concurso de design norte-americano considerado o maior do mundo na categoria. O reconhecimento veio para os trabalhos desenvolvidos para a linha Taeq, do Pão de Açúcar (ouro na categoria Estratégia de Design), Sollys, da Nestlé (bronze em Estratégia de Design) e Nescau 2.0 (prata na categoria Design de Embalagem).

Esta edição do Idea/Brasil teve 419 trabalhos pré-inscritos, e 103 foram selecionados para a etapa final. Os trabalhos concorreram em 14 categorias relativas a produtos voltados ao mercado, conceitos, protótipos, ambientes e projetos de estudantes. A premiação é promovida pela Associação Objeto Brasil, a principal entidade do setor no país, e leva a chancela da Apex-Brasil. A etapa brasileira antecede o Idea Awards norte-americano, criado em 1980 pela Sociedade Americana dos Designers Industriais (IDSA) para difundir e premiar os melhores produtos, embalagens e conceitos de desenho industrial produzidos no mundo.

Neste ano, a premiação norte-americana ocorrerá no dia 26 de setembro. Todos os trabalhos premiados no Idea/Brasil ficarão expostos até 15 de agosto no Conjunto Nacional, em São Paulo.

Projetos premiados



Na criação de Taeq, o desafio da FutureBrand era desenvolver uma marca própria relevante, aspiracional e abrangente, que abrigasse produtos de diversas categorias e que pudesse ser comercializada nas lojas das seis bandeiras do Gupo (Pão de Açúcar, Extra, Sendas, CompreBem, Assai e Ponto Frio). O trabalho incluiu o desenvolvimento das identidades verbal e visual da marca, a definição dos cinco pilares (Orgânico, Nutrição, Casa, Esporte e Beleza) e a idealização do visual das embalagens. Todos esses aspectos foram planejados a fim de criar uma marca coesa, coerente com sua proposta relacionada ao bem-estar e à qualidade de vida. Enquanto a maioria dos itens de marca própria é comercializada em caixas de cores chamativas, a FutureBrand propôs um estilo mais leve para a linha, com fundo branco e imagens remetendo a atributos como frescor e qualidade. A decisão por esse modelo inovador de embalagens quebrou paradigmas e foi suportada pelo banco de tendências da FutureBrand, que indicava a originalidade como característica fundamental para a diferenciação de uma marca nos pontos-de-venda.



No trabalho desenvolvido para a linha de produtos à base de soja Sollys, a FutureBrand criou uma marca que acolhe valores ligados a bem-estar, jovialidade e nutrição, com flexibilidade para abrigar produtos de diversas categorias, consistências e formatos, desde bebidas até chocolates e biscoitos. O objetivo da Nestlé era aproximar-se do público adulto preocupado com saúde e bem-estar, tendo em vista o grande crescimento do mercado de alimentos funcionais. Nas embalagens, a escolha foi por elementos simples, mas expressivos, com layouts que trabalham a vitalidade e alegria do sol que acompanha a marca. O visual despojado e os tons claros, porém quentes, remetem a refrescância e sabor. O logo, flexível e amigável, transmite a personalidade de Sollys e relaciona-se com suas características em sabor e consistência.



Já a identidade visual de Nescau 2.0 foi inspirada no universo da linguagem digital, internet e jogos eletrônicos. Direcionada ao público jovem, a embalagem criada pela FutureBrand teve a forma e estrutura renovadas por ocasião do aniversário de 75 anos do achocolatado, data aproveitada pela Nestlé para dar um “upgrade” na fórmula e na apresentação do produto. Na lata, o “shape” desenvolvido remete ao movimento de um milk-shake dentro de um copo, transmitindo interatividade, ação e velocidade. A cor vermelha, associada historicamente a Nescau, foi assumida como predominante, e as fotos que aparecem nas embalagens são de atletas reais, campeões consagrados em suas modalidades.

Além do Idea/Brasil, nos últimos três anos a FutureBrand teve trabalhos vencedores em premiações como o Pentawards, Festival Wave, Prêmio Abre, do Festival Brasileiro Promoção, Embalagem e Design, e no Prêmio EmbalagemMarca. O design de embalagens é uma das disciplinas da FutureBrand, que conta com profissionais especializados em estratégia e gestão de marca, design ambiental, design gráfico e identidade verbal. Juntas, as equipes atuam na criação e no posicionamento de marcas fortes, passando pela sua implementação e monitoramento.

SOBRE A FUTUREBRAND
A FutureBrand BC&H é uma consultoria em branding que atua há seis anos no país. A operação brasileira da FutureBrand, do grupo de comunicação Interpublic, é dirigida por Hélio Mariz de Carvalho e Cesar Hirata. A FutureBrand BC&H trabalha o conceito de marca de maneira ampla, desde a sua concepção até a implementação e monitoramento, passando pelo desenvolvimento e pela consolidação de suas expressões visual e verbal.

A consultoria busca, dessa forma, traduzir a essência de uma marca, facilitando a assimilação de seus valores e crenças e de suas formas de atuação. A FutureBrand auxilia seus clientes na construção de identidades poderosas, que acentuam a diferenciação, geram preferência e aumentam o valor da empresa, preparando-a para os desafios do futuro.

Entre os principais clientes da FutureBrand BC&H estão conceituadas companhias como AstraZeneca, Comgás, Garoto, Itaú, Medley, Mistral, Nestlé, Pão de Açúcar, RBS, Ultra e Whirlpool. A FutureBrand BC&H trabalha com metodologia própria, por meio de disciplinas integradas que cobrem todas as áreas da construção de marcas, tais como Estratégia, Inovação, Identidade Visual, Identidade Verbal e Design Ambiental.

Tátil conquista IDEA Brasil 2009



O projeto Mídia Natural, que rendeu o Leão de Bronze para a Tátil no Cannes Lions 2009, acaba de trazer mais um prêmio para a agência: o ouro no IDEA Brasil, considerado o Oscar do design. A Tátil conquistou o prêmio na categoria ecodesign, com o projeto "Mídia Natural".

O projeto Mídia Natural é um flyer ecológico, sob forma de folha seca, que recebe, através de um processo de gravação a laser, desenhos variados. Considerado um produto de baixo impacto ambiental, as folhas da Tátil foram premiadas pela sua originalidade que cumpre, com excelência, o objetivo de comunicar com simplicidade e criatividade.

A conquista do IDEA Brasil dá à Tátil o direito de concorrer ao IDEA Internacional, cujos ganhadores serão anunciados no próximo dia 26 de setembro.

Fred Gelli, sócio e diretor de criação da Tátil, participou do evento que antecedeu o Idea Brasil, o MOB Design (Mobilização Objeto Brasil).

No evento, Gelli participou de uma mesa de debates que tratou dos novos rumos do design no Brasil.

Sobre o Idea Brasil - O IDEA/Brasil é a única premiação do gênero fora dos Estados Unidos, sendo considerado o portal de entrada do design brasileiro no mercado internacional.

Nesta edição de 2009, foram inscritos 103 trabalhos, o dobro do ano anterior, o que demonstra o reconhecimento nacional e internacional da premiação. Os trabalhos concorrem em 14 categorias e referem-se a produtos industriais voltados ao mercado, conceitos, protótipos, ambientes e projetos de estudantes.

El Ojo recebe inscrições até 21 de agosto

O Festival de Publicidade El Ojo de Iberoamérica, promovido pela revista LatinSpots, com articulação estratégica no Brasil da Lítera – Construindo Diálogos, prorroga data limite para inscrições de peças na edição de 2009. Os interessados devem inscrever por meio do site www.elojodeiberoamerica.com, até 21 de agosto.

Realizado anualmente em Buenos Aires, Argentina, El Ojo acontecerá entre os dias 2 e 4 de novembro de 2009.

Categorias do El Ojo:
- El Ojo Desempenho do Ano: premia os melhores profissionais e empresas da região (agência, criativo, produtora, diretor de comerciais, anunciante e rede de comunicação);

- El Ojo Classic: premia as melhores peças de Cinema/TV, Mídia Impressa, Rádio e Mídia Exterior;

- El Ojo Interativo: avalia os melhores trabalhos digitais;

- El Ojo Inovador: premia a criatividade e inovação na utilização dos meios de comunicação;

- El Ojo Conteúdo: melhor case de produção de conteúdo para uma marca;

- El Ojo Direto: premia ações de marketing de direto;

- El Ojo Promo: premia cases de promoção;

- El Ojo Campanha Integradas: destacará as melhores campanhas integradas, que contemplam mais de um meio de comunicação;

- El Tercer Ojo: prêmio à melhor idéia, aos trabalhos que ultrapassam os limites já utilizados em ações de comunicação;

- El Ojo PR (NOVO PRÊMIO): que premia cases de Relações Públicas

- El Ojo Local / Desempenho do Ano: premia os melhore profissionais e empresas de cada país (agência, criativo, produtora, diretor de comerciais, anunciante e rede de comunicação);

- El Ojo Local / Melhores peças: avalia os melhores trabalhos em Cinema/TV, Mídia Impressa, Rádio, por país;

Prêmios Especiais:
- Melhor uso de recursos audiovisuais: premia os melhores trabalhos na utilização de trilha sonora, fotografia, animação, efeitos audiovisuais e pós-produção;

- Melhor uso de fotografia em mídia impressa;

- Melhores postais publicitários;

- Concurso Novos Talentos: que premia trabalhos de jovens profissionais e estudantes da área de comunicação.

- Concurso Novos Realizadores (NOVO PRÊMIO): que premia trabalhos de jovens profissionais e estudantes da área de cinematográfica.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail info@elojodeiberoamerica.com e telefone (54-11) 4576-5335.


Sobre o El Ojo de Iberoamérica
O Festival de Publicidade El Ojo de Iberoamérica é promovido pela revista LatinSpots e tem o objetivo de reconhecer e destacar os melhores trabalhos, profissionais e empresas que contribuem com ações sólidas, constantes e inovadoras ao desenvolvimento da propaganda de seu país e da região. Com isso, projetam a Iberoamérica no topo das potências propagandistas do mundo. Desde seu nascimento, em 1998, El Ojo não parou de crescer.