7.7.09

Tátil cria projeto de comunicação para Droga Raia



A Tátil é a agência responsável pelo redesign de marca, pela materialização do novo conceito visual e pelo novo projeto de loja da Droga Raia. A primeira loja que traz o novo conceito foi acaba de ser inaugurada no bairro do Brooklin, em São Paulo. A partir do novo conceito "CUIDAR", o objetivo da empresa era revitalizar sua marca e promover uma nova experiência de compra em suas lojas, reforçando a relevância e o diferencial do atendimento Raia e, ao mesmo tempo, estimulando o conforto na compra e o prazer de ficar e retornar à loja.

O trabalho da Tátil partiu da criação da marca e do desenvolvimento de um novo conceito visual, capaz de alinhar todas as expressões da marca em todos os seus pontos de contato. Para o projeto de loja, a Tátil criou para a Raia uma linguagem gráfica que valoriza o conceito de ‘cuidar’ através de imagens, texturas, formas, tipografia e cores e traduziu essa idéia numa ambientação de loja convidativa, acolhedora.


"Nosso objetivo era criar uma experiência de compra envolvente, próxima, que nos ajudasse a aumentar o vínculo da Raia com seus clientes e reforçando a sensação de prazer e bem estar dentro da loja", explica Fred Gelli, sócio e diretor de criação da Tátil.

A agência também desenvolveu todo o projeto de sinalização de loja, facilitando a navegação e reduzindo o esforço dos clientes para encontrarem seus produtos e trazendo elementos interativos e acessórios que tornam a compra mais lúdica e prazerosa.

Sobre a Tátil Design de Ideias - Criada por Fred Gelli, Patrícia Pinheiro e Gustavo Gelli em 1989, a Tátil é uma empresa de conceituação e desenvolvimento de marcas, estratégias de ponto-de-venda e criação de plataformas de relacionamento no mercado brasileiro, que atualmente desempenha papel estratégico nas ações de comunicação de grandes empresas.

A agência está entre as maiores do país e já conquistou mais de 70 prêmios nacionais e internacionais, entre eles o Leão de Bronze, pelo projeto Mídia Natural, no Cannes Lions 2009. Entre outros prêmios estão o IF Design Awards, uma das maiores premiações mundiais de design, em 2004 e 2006. Em 2007, a Tátil conquistou as categorias ouro, prata e bronze do Festival Brasileiro de Promoção, Embalagem e Design, por soluções desenvolvidas para clientes como TIM e Nokia. A agência já havia conquistado esse mesmo prêmio por três anos consecutivos (2001, 2002 e 2003).

A Tátil recorre ao design e o branding para emocionar e cria soluções inovadoras a partir de experiências lúdicas. Os resultados de duas décadas de experiência e os cases de sucesso contribuíram para a consolidação da imagem da agência no Brasil e no exterior. Em 2008, Fred Gelli, sócio e diretor de criação da agência, foi convidado a participar do júri de design do Cannes Lions, o maior evento mundial da publicidade. Gelli foi o primeiro brasileiro a julgar a categoria Design Lions. Em 2009, Fred Gelli ministrou o workshop ‘Branding 3.0’ no Cannes Lions.

Panamericana abre matrículas para cursos de Publicidade, Visual Merchandising e Criatividade que começam no segundo semestre de 2009

A Panamericana Escola de Arte e Design está com inscrições abertas para os curso de formação em Publicidade, Visual Merchandising e Criatividade programados para começar no segundo semestre de 2009.

Com duração de dois anos e meio, o curso de Publicidade é focado para quem deseja trabalhar no departamento de criação das agências publicitárias. O método de ensino aplicado estimula os alunos a desenvolverem campanhas criativas por meio de briefings propostos em sala de aula.

Já o de Visual Merchandising, também com duração de dois anos e meio, tem como objetivo desenvolver conhecimento de mercado e atitudes de consumo, estimulando uma percepção inovadora e criativa para expor persuasivamente os produtos nos pontos de venda do comércio e varejo.

O de Criatividade tem duração rápida (36 horas) e visa especificamente estimular o pensamento dos alunos com o objetivo de desbloquear a mente, transformando idéias obvias e pré-concebidas em pensamentos inusitados, porém eficientes. É indicado para profissionais de qualquer segmento, mas para publicitários e designers é uma ótima opção de estimular a ferramenta com que mais trabalham.

A Panamericana Escola de Arte e Design possui duas unidades - rua Groenlândia e av. Angélica - equipadas com tecnologia de última geração, Laboratórios de Computação Gráfica, Estúdios de Fotografia e de Filmagem, Auditório, Livraria, Cantina, Café e Galeria de Arte, entre outros espaços de convivência cultural e artística. Mais informações no site www.escola-panamericana.com.br ou pelo telefone (11) 3887-4200.

Todos os cursos têm isenção da taxa de matrícula até 30 de julho.

1º Conferência Internacional MOB Design

De 28 a 30 de julho, a cidade de São Paulo se transformará na capital do design mundial. Nos três dias, renomados profissionais e acadêmicos do Brasil e exterior participarão da 1º Conferência Internacional MOB Design, que discutirá tendências, estratégias e o diferencial competitivo do design para a consolidação de marcas e produtos. O evento será realizado no Campus do Bairro da Lapa da Faculdades Integradas Rio Branco (Av. José Maria de Faria, 111).

A iniciativa é promovida pela Associação Objeto Brasil, a principal entidade do país no setor, e tem o apoio da Apex-Brasil, agência brasileira de promoção das exportações e investimentos.

Segundo Joice Joppert Leal, diretora da Objeto Brasil, o evento pretende mobilizar o setor produtivo para a importância do design e da inovação como diferencial competitivo para a criação de produtos, fidelização de clientes, aumento da qualidade de vida e a sustentabilidade do planeta.

Gurus Internacionais - A conferência abordará quatro grandes temas – educação, economia, promoção e futuro – e reunirá personalidades como Bruce Claxton, VP de Design Integration da Motorola; Eric Anderson, professor da Carnegie Mellon e presidente da Industrial Designer Society Of America (IDSA); Aura Oslapas, consultora de empresas da Foturne 500 e especialista em estratégia de marca e design; e o lendário Tucker Viemeister, chamado de guru pela revista BusinessWeek, entre outros especialistas nacionais e internacionais.

Serão quase 20 convidados estrangeiros, incluindo oito jornalistas de conceituados veículos da Espanha, Estados Unidos e Itália, assim como profissionais de destaque em grandes empresas nacionais, governo e entidades ligadas ao mundo do design.

Difusão de tendências - O MOB Design será uma importante oportunidade para que empresários, industriais, acadêmicos e estudantes do setor tenham acesso a tendências do design mundial, tecnologias inovadoras e cases de sucesso. Além de palestras, estão previstos debates, workshops e mesas redondas que abordarão temas relacionados à sustentabilidade, inclusão, cidadania, inovação e criatividade para a superação de crise.

Serviço:
Evento: 1º Conferência Internacional MOB Design
Data: de 28 a 30 de julho
Hora: 28 e 29 – 9h00 às 17h45
30- -9h00 às 12h15
Local: Faculdades Integradas Rio Branco – Campus do Bairro da Lapa

Núcleo de Som e Imagem da ESPM realiza palestras temáticas nas áreas de áudio, som e composição de imagens

O Núcleo de Som e Imagem da ESPM realiza nos dias 8, 15, 22 e 29 de julho, às quartas-feiras, das 18h30 às 19h30, palestras temáticas nas áreas de áudio, som e composição de imagens, ministradas por professores e e profissionais do mercado. O objetivo, além de apresentar o núcleo, é repercutir questões como fundamentos de cada técnica, tendências do setor e as oportunidades profissionais neste mercado.

O maestro e autor do livro também tema da palestra "A música do filme", Tony Berchmans, e o produtor musical Lucas Mayer, são os convidados do primeiro dia, em 8 de julho. Na semana seguinte, 15/7, a professora de construção de roteiro, Claudia Pucci, e o documentarista, Davi Khamis, ministrarão a aula "Documentário e Roteiro".

Para falar sobre "After Effects, 3D e Jogos para Web", em 22/7, os convidados são os professores do curso de Design da ESPM das disciplinas relacionadas a criação e produção de multimídia e animação 3D, Carlos Eduardo e Claudio Bueno. Por fim, em 29 de julho, José Henrique Lorca, fotógrafo com experiência internacional, e Fernando Nunes, diretor de fotografia em cinema e vídeo, realizarão a palestra "Fotografia Digital" Still e Movimento".

O ciclo de palestras promovido pelo Núcleo de Som e Imagem é aberto ao público e com entrada franca. Os cursos contemplam temas como produção, design, jogos para web, composição de imagens, after effects, roteiros, documentários, fotografia digital, fotografia em vídeo, edição em AVID até trilha para filmes e protools.

As inscrições devem ser feitas por e-mail: centralinfo@espm.br ou pelo telefone (11) 5085-4600. Mais informações www.espm.br/somimagem

Informações Palestras temáticas - Núcleo de Som e Imagem
Dias: 8, 15, 22 e 29 de julho - às quartas-feiras.
Horário: das 18h30 às 19h30
Local: Campus Profº Francisco Gracioso/Auditório Philip Kotler
Rua Dr. Álvaro Alvim, 123, Vila Mariana, São Paulo.
Telefone: (11) 5085-4600
E-mail: centralinfo@espm.br
Site: www.espm.br/somimagem
Aberto ao público