24.4.09

Case de Nós da Comunicação será apresentado no Congresso Abrapcorp na próxima semana

O portal Nós da Comunicação foi objeto de um estudo de caso eleito para ser apresentado no Congresso Abrapcorp 2009, que este ano tem como tema “Comunicação, Humanização e Organizações”. O trabalho, desenvolvido pelas acadêmicas Cristina Mello e Flavia Galindo, avalia a aplicação do conceito de transdisciplinaridade no conteúdo publicado no portal e será apresentado no evento em São Paulo, entre os dias 28 e 30 de abril, por Jaíra Reis, diretora de Relacionamento com o Mercado do Nós da Comunicação, Cristina Mello, de Estratégia e Branding, e Flávia Galindo, de Marketing e e-behavior.

A terceira edição do Congresso promovido pela Associação Brasileira de Pesquisadores de Comunicação Organizacional e de Relações Públicas (Abrapcorp) é uma oportunidade para aprofundar o diálogo entre academia e mercado e estimular o contato entre estudiosos brasileiros e internacionais dos campos da comunicação organizacional e RP. As autoras Cristina Mello e Flavia Galindo são, respectivamente, mestre em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) e mestre em Administração pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).

O trabalho ‘Transdisciplinaridade: um Estudo de Caso do Portal Nós da Comunicação’ integra o Grupo de Trabalho (GT) ‘Comunicação digital, inovações tecnológicas e os impactos nas organizações’ e faz uma reflexão sobre o emprego do conceito de transdisciplinaridade na elaboração do site, além de discutir se a produção de conteúdo originada nas reportagens, nas entrevistas, nos artigos e nas colunas é coerente com a ideia de “algo que está ao mesmo tempo entre as disciplinas, através das diferentes disciplinas e além de qualquer disciplina”.

ESPM divulga pesquisa inédita sobre a utilização da embalagem como ferramenta de marketing

A ESPM divulga dados da pesquisa inédita realizada pela GfK Brasil com gestores de marketing sobre a utilização da embalagem como ferramenta de marketing e a visão destes profissionais quanto ao mercado nacional. As conclusões serão divulgadas em 27 de abril, segunda-feira, durante o II Fórum Nacional de Gestão Estratégica da Embalagem.

O estudo será apresentado por Paulo Carramenha, diretor presidente da GfK Brasil. Na seqüência acontece o debate sobre o tema da pesquisa com a participação de profissionais como Luciano Deos, jurado no Festival de Cannes 2009 na categoria Design e o diretor de criação, Leonardo Macias, também jurado em Cannes na categoria press, além de renomados profissionais da propaganda, do marketing e do setor de embalagem comentando as principais conclusões e indicando os caminhos para que a embalagem seja cada vez melhor utilizada para apoiar as ações de marketing das empresas brasileiras. O debate, patrocinado pela Vitopel - soluções em filmes flexíveis, será mediado pelo professor Fábio Mestriner, coordenador do Núcleo de Estudos da Embalagem da ESPM.

No evento serão apresentados também os resultados quantitativos do primeiro trimestre de 2009 sobre o mercado global de embalagens, abordando os seguintes aspectos do setor: número de lançamentos por país, posicionamentos, categorias que lançam mais produtos, material utilizado para fabricação, índices de marcas próprias entre outros.