10.3.09

Grafiteiros se reúnem no Graffiti Fine Art no MuBE

A partir de 19 de março e até 26 de abril, o Museu Brasileiro da Escultura recebe o Graffiti Fine Art. O evento contará com três exposições e nove artistas, que irão apresentar ao público o melhor da arte urbana: graffiti. A primeira de 19 a 29 de março, traz obras dos artistas Binho Ribeiro, Does e Dalata. A segunda acontece de 2 a 12 de abril, com Anjo, Graphis e o americano Cern. A última, de 16 a 26 de abril, mostra obras de Chivitz, Nove e Presto.

Binho Ribeiro, curador e também expositor, explica que a idéia do evento é mostrar as obras sendo feitas exatamente como acontecem nas ruas, independente do fato de estarem dentro de um museu e promover a discussão sobre o espaço da arte contemporânea. “É uma oportunidade - explica ele - de dar mais visibilidade à arte de rua. É uma conquista poder realizar eventos como este, pois a cada dia o grafito vem sendo mais reconhecido como uma arte de verdade e ganhando respeito“.

Os artistas farão um painel coletivo em que o trabalho de cada um se integrará formando um painel de 2,80m x 15m, no Espaço Burle Marx, e o público poderá ver a técnica e o talento nas obras desses artistas renomados do graffiti que mostrarão seus conceitos, idéias e a expressão da sociedade nessa cultura tão rica e independente. Toda estrutura do evento irá consumir 500 latas de spray para grafito, três latas de 18 litros de látex, rolos, pigmentos e acessórios.


Sobre o Graffiti
O termo do Graffiti vem do latim “graphium” ou do italiano “graffito”, cujo plural é graffiti, que, em tradução livre significa "rabiscos a carvão". A própria palavra latina deriva do grego "graphéin", com o significado de "escrever". Inicialmente, foi usado para denominar as inscrições gravadas nas cavernas pré-históricas, durante muito tempo foi visto como sinônimo de vandalismo, transgressão, clandestinidade e desafio. Essa cultura surgiu nos guetos de Nova Iorque, mas só na década de 70, o termo começou a ser utilizado com o significado que possui hoje, de intervenção artística urbana feita em muros e paredes com tinta e spray.

No Brasil, teve início por volta dos anos 80 e vem conquistando admiradores em diversos seguimentos sociais. Por conta de políticas públicas em grandes metrópoles como São Paulo e Rio de Janeiro, foram abertos espaços para essa arte. Avenidas como: Paulista e 23 de Maio tiveram muros grafitados e receberam ampla aprovação da população. O impacto visual exerceu em zonas mais deterioradas uma função revitalizadora e deu identidade a alguns logradouros das cidades. Essa atividade considerada underground é fruto de planejamento coletivo, força expressiva e harmoniosa resulta na coesão de imagens.

Sobre os artistas

Binho Ribeiro é um dos principais nomes do street art mundial e um dos pioneiros da cultura do Graffiti na América Latina, além de editor da revista bimestral Graffiti. Pintando desde 1984, o artista já expôs em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, Recife, Santiago, Buenos Aires, Nagoya e Tóquio. Entre os seus trabalhos mais significantes estão a cenografia do Skol Hip Rock, do Criança Esperança (Globo), do Coca Cola Vibe Zone e Nike. Atualmente, seus desenham figuram nas embalagens do Nescau e na campanha da Brasil Telecom, entre outras obras. Foi membro da Frente Nacional de Hipo Hop e Comissão Estadual de Hip Hop, curador de eventos como: Basement, Hutuz, Mural Tietê, 30hs CPTM , Olhar nascente (túnel Av. Paulista), 1ºBienal Intern. de Graffiti em Belo Horizonte (2008). Algumas de suas principais exposições: MIS (199 0), Shoque Cultural (2003), Grafitoiria (2005), Santander espaço cultural (2006), Itaú esp. Cultural (2006), Memorial da América Latina (2006), Caixa Econômica (Rio 2007), 1ºBienal Internacional de grafffit em Belo Horizonte (2008). Foi responsável pelas cenografias de filmes como: 5 Poison (Japão 2000), O bicho de 7 cabeças (2001), O Magnata (2006), Antonias (2006). Live paint para: Xgames (2008),Megarampa (2008). É editor da revista “GRAFFITI” pela editora Escala desde 2001. É apaixonado por skate e pelo universo empresarial, com a sua grife a “3º Mundo”. Idealista na disseminação da cultura e arte de rua, é hoje, um dos mentores na luta pela consolidação de sua força motriz.


Does começou sua carreira 1989 utilizando a técnica stencil-art, mas foi apenas em 95 que começou com o graffiti-arte, usando tribais e a cultura indígena na composição de suas letras. Ele assina trabalhos para grandes empresas como Skol, Nescau, Calvin Klein e Telefônica, além de exposições nacionais e internacionais. Seu trabalho mais significativo é uma participação no livro “Graffiti of the Five Continents”, com 360 páginas e 160 escritores graffiteiros do mundo inteiro. Coordenou o projeto “Estação da Cor CPTM”, em Santo André. Para Fabio “DOES”, esta é uma oportunidade para atrair a curiosidade e convidar os transeuntes para analisar a obra. “A pessoa muda sua visão, passa a ver essa arte com outros olhos, fugindo do cotidiano. Queremos que ela pare para admirar o desenho e tente en tendê-lo, interpretando o que queremos dizer”. Além disso, a iniciativa é ótima para revitalizar o muro, hoje, escondido em meio aos cartazes publicitários nele afixados, contribuindo para a limpeza da poluição visual. “Esse é um local de bastante movimento, principalmente de carros. Ao pintar o muro, a gente tira a atenção dessa poluição”, disse DOES.


André Gonzaga o (Dalata), ativo no graffiti desde 97 residente de Belo Horizonte e presente em outros estados do Brasil, apresenta um trabalho que vem ganhando reconhecimento mundial com um modo de pintura que mescla a abstração e surrealismo em uma mistura de tecnicas variadas, criando um universo próprio voltado para o positivismo. Dalata também é conhecido pelo seu trabalho em ruínas onde faz intervenções em locais degradados interagindo com a natureza do lugar. Onde aplica a ideologia Da P.A.S.S (Paz, Amor, Saúde e Sorte) desenvolvida por ele mesmo. Atualmente trabalha como um artista multmidia, além de pintar também passeia pelo meio musical atuando como cantor e compositor. Foi indicado melhor graf fiti do ano prêmio Hutus 2005, Rio de Janeiro. Participou das exposições: Street Art no Espaço Usiminas em Ipatinga (2006); Ao cubo em S& atilde;o Paulo (2006), dos eventos 30 Horas de Graffiti CPTM em São Paulo (2006), Meeting of Styles Mundial de Graffiti no Rio de Janeiro (2006), entre outros.


Alexandre Anjo, de 28 anos, estampa suas obras em cidades brasileiras há mais de 11 anos. Esse tempo de experiência enriqueceu seu estilo e o levou também para as galerias de arte. Hoje, transita entre as manifestações urbanas e os quadros com características únicas. Os retratos que produz são marcados pela sensualidade em contato com detalhes que reforçam os movimentos e as formas do corpo humano. As pinturas fluidas levam o olho do observador a percorrer o desenho por caminhos insólitos e surpreendentes. Cores vivas e abstração também são elementos que povoam o repertório de Anjo, que já levou seus trabalhos para grandes cidades como São Pau lo, Rio de Janeiro, Curitiba e Los Angeles. “Acredito que o meio onde vivemos é reflexo do que somos e está enraizado em nós”, declara o artista. ‘Levando em conta e sse preceito, é possível perceber que seu mundo é jovem, vívido, dinâmico e acolhedor, por isso vale a pena viajar mais pelos espaços oníricos que suas pinturas proporcionam’.


Graphis percebeu em 98 que já era literalmente um artista de rua, ao se destacar e ser muito requisitado para pintar no asfalto, temas como a Copa do Mundo. Foi quando se deparou com alguns sprays, fez caricaturas de jogadores da seleção e não parou mais. Os trabalhos começaram a aparecer da noite para o dia. Decidiu colocar seus desenhos nas ruas também, sem imaginar o universo do Graffiti que estava prestes a representar. Aos poucos conquistou seu espaço ao mesmo tempo em que tentava dominar a técnica e desenvolver algo cada vez mais criativo. Já no final de 1998 foi convidado a ministrar uma oficina voluntaria e acabou expandindo-a para diversas escolas da periferia de São Paulo. Em 2000 ajudou a Coordenar um grupo de graffiteiros em três ações chamadas “Hip Hop Urra!” em que pintaram o Muro interno e externo do extinto Carandirú. Foi convidado a trabalhar com oficinas na Febem do Tatuapé onde ficou até 2004. Além do Projeto Quixote participou de vários projetos sociais. Teve seus trabalhos veiculados por grandes para empresas como ESPN, Nestlé, Gerdau, Rede Globo, Skol Hip Rock, Casa Cor, The House, Ford, MCD, Colorgin, Gás Guaraná Festival, X-Games Brasil, Nike e muitas outras. Em 2006 trabalhou na execução da obra da mexicana Minerva Cuevas na 27º Bienal - “Como Viver Junto” em São Paulo. Coordenou o Projeto Galerias ao ar Livre em parceria com a Coordenadoria da Juventude de São Paulo com objetivo de revitalizar espaços públicos, além do incentivar e valorizar a arte e o artista de rua. Recebeu os Prê ;mios Hutúz na categoria Graffiti e como destaque do Graffiti Nacional. Suas obras foram publicadas em livros como “Cuidados pela Vida”, “Cidade Ilustrada&rd quo;, “O Graffiti na Cidade de São Paulo” e “Por Traz dos Muros, horizontes sociais do grafito”, além de revistas e sites, nacionais e internacionais de “Graffiti”. Participou de mostras em várias cidades, entre elas Curitiba, Rio de Janeiro e Santiago (Chile). Em Setembro deste ano foi convidado e participou da 1º Bienal Internacional de Graffiti de Belo Horizonte.


Cern é um aclamado artista dos grafitos de New York, CERN começou com a pintura no início dos anos noventa. Nos últimos anos, tem focalizado seu trabalho em murais com seu grupo, YMI, e muitos outros artistas em torno do mundo. Tem exibido igualmente recentemente o trabalho em telas e aquarelas em várias galerias do mundo todo. CERN foi incluído em livros como “Burning Nova York” e “Graffiti Mundo”. Sua mistura original de fantasia e realismo traduzido em borrões e linhas mescla grafito e arte com maestria. As criações de CERN são uma mistura de cores chamativas, C'est tout un monde coloré qui se met en mouvement. um mundo colorido que é colocado em movimento e as projeç&otil de;es estão lá. Congeladas na tela como se o tempo tivesse parado. Sua pintura convida a descobrir um mundo diferente, underground, iluminando o mundo que nos rodeia. Une peinture " hors cadre " que nous vous convions à découvrir.


Chivitz é artista multimídia. Iniciou seus trabalhos como tatuador em 1996, mesmo ano em que começou a grafitar nas ruas de São Paulo. Nascido e criado na grande metrópole, skatista e adepto da cultura hip-hop, em 1999 juntou-se a Markone e Marone para formar a Neurose Urbana Crew, um coletivo de graffiteiros e tatuadores. Nestes 10 anos de atuação, além de peles e paredes, Chivitz já aplicou sua arte urbana em vários suportes tais como roupas, tênis e óculos escuros em parceria com grandes empresas como Adidas, Mad Rats, MCD, Qix e Evoke. Pintou ao vivo no palco de grandes bandas nacionais como Charlie Brown Jr. e Z’África Brasil e trabalhou em cenografias para campeonatos de skate (Sampa Skate 2006) e streetball (NBA StreetBall Madness), festivais de música (Motomix, e Da Tribo Music Festival), programa (Hip Hop Show) e comerciais de TV (HotWheels e Vivo), videoclip (Gimme Tha Power - Pavilhão 9), filmes curta-metragem (Batalha do Vinil) e longa-metragem (Durval Discos e O Magnata). Chivitz também é o responsável pelo seriado “Os Queixeiras”, um projeto de vídeo que pode ser visto na internet e que tem participação no Gordo Freak Show da MTV. Com tantas influências de diversas vertentes artísticas, Chivitz estreou como ator protagonista no longa-metragem “O Magnata”, filme idealizado por Chorão, da banda Charlie Brown Jr., dirigido por Johnny Araújo e produzido por Gullane Filmes. Suas mensagens agradáveis de suas pinturas são facilmente encontradas pela cidade, em livros e revistas de grafito ou em galerias paulistas de arte, especializa das neste segmento.


Nove é graffiteiro desde 1999. É conhecido por sua técnica primorosa e pela influência da natureza e da tecnologia em sua arte. Telas, madeira e sucata são seus suportes – além, é claro, da rua, ambiente onde pinta constantemente. A arte de Nove retrata o cotidiano com psicodélica, criando ambientes totalmente nonsense. Elementos como grafismos e cores vibrantes remetem à linguagem tecnológica, enquanto a natureza é vista em pessoas, galhos e elementos orgânicos. O universo criativo de Nove materializa o contraste entre o digital e o natural da vida moderna, nos fazendo refletir sobre o que é puro e o que é artificial – proposta que o levou a desenvolver, além de oficinas e worksho ps de grafito, trabalhos profissionais para marcas como Colcci, Rede Globo, Itaú Cultural, Ellus e AmBev. Para o Projeto Portfólio, Nove desenvolve um painel inédito, concebido e aplicado diretamente na área externa da agência.


Presto (Márcio Penha), estudou na Escola Carlos de Campos, berço de muitos artistas que se consagraram no grafito paulistano, como Speto, Os gêmeos e Onesto entre outros. Começou a pintar nas ruas em 1996 e desde então desenvolve um imaginário próprio, formado por figuras fantásticas e uma caligrafia rebuscada, quase abstrata, com um estilo único e técnica diferenciada. Seu desenho e pintura são muito delicados e seus suportes são escolhidos, construídos, destruídos e reconstruídos com maestria. Telas envelhecidas, madeiras desgastadas e metal enferrujado se transformam no background perfeito para o artista colocar seus coloridos personagens de cartoon. Ele representa em suas obras as exper iências e personagens de uma cidade grande, de sua São Paulo. Morou em Tóquio (Japão) durante o ano de 2000, onde aprimorou seus conceitos de a rte e bombardeio urbano.

Serviço:
Graffiti Fine Art - De 19 de março a 26 de abril
MuBE - Museu Brasileiro da Escultura – Sala Burle Marx
1ª Exposição: de 19 a 29 de março - Binho Ribeiro, Does e Dalata
2ª Exposição: de 2 a 12 de abril - Anjo, Graphis e o americano Cern
3ª Exposição: de 16 a 26 de abril - Chivitz, Nove e Presto
De terça a domingo, das 10 às 19h
Avenida Europa, 218 - Jardim Europa - São Paulo
Informações: 11 2594-2601
Entrada Gratuita

Especialistas em gestão de carreiras e marcas apresentam oportunidades de mercado na Semana de Administração ESPM

Para discutir as novidades na gestão de marcas e carreiras, a ESPM recebe amanhã, 11 de março, durante a Semana de Administração, especialistas e profissionais do mercado para apresentar as novas perspectivas do mercado profissional em administração, assim como, as principais tendências e os impactos da gestão de marcas no atual ambiente de negócios.

Amanhã, quarta-feira, está confirmado a presença do Diretor de Branding da Land Rover do Brasil, Luiz Tambor, e do Diretor de marketing da FIAT, João Batista Ciaco. No dia 12, quinta-feira, participam o gerente da marca Pampers, Ricardo Jucá e, logo após, o Diretor de marketing da Whirlpool, Jerome Cadier.

E no último dia do evento, 13, sexta-feira, Gustavo Strach, da XPE Investime, para discutir questões relativas ao mercado financeiro por meio da palestra “Como e onde investir em 2009. Nesta palestra, o convidado abordará as perspectivas da economia em 2009, com as aplicações práticas de como aproveitar as melhores projeções para seus investimentos e alocação de patrimônio.

O evento, que é aberto ao público e tem entrada franca, é organizado pelo diretório acadêmico e pelo departamento de marketing do curso de graduação. Para participar as inscrições devem ser feitas no telefone (11) 5085-4600 ou centralinfo@espm.br

Informação: Semana de Administração na ESPM
Data: de 11 a 13 de março de 2009
Horário: das 14h às 18h
Local: Auditório Renato Castelo Branco - Campus Profº Francisco Gracioso
Rua Dr. Álvaro Alvim, 123 - Vila Mariana – São Paulo.
Informações (11) 5085-4600
Aberto ao público/ Gratuito

Como Pensar Com Criatividade



Estimular a criatividade e aproveitar estes ensinamentos no trabalho, nos estudos ou em nossa na vida cotidiana. Este é o objetivo de "Como Pensar com criatividade", um livro que traz uma série de enigmas surpreendentes para estimular o leitor a desafiar-se na busca pela resposta certa - no jogo e na vida -; um lançamento da Ediouro, pelo selo Coquetel.

Com 95 páginas, a publicação traz 50 jogos, divididos em três níveis de dificuldades: fácil, médio, difícil e no final O Desafio. Entre os jogos, o leitor encontrará exercícios de lógica e de raciocínio, com dicas e estratégias que auxiliam a solucioná-los. Cada jogo tem um tempo determinado para ser resolvido. As respostas podem ser conferidas no final do livro.

"A forma de pensar a realidade deve ser constantemente renovada e questionada. Esse livro possibilita ao leitor um amplo exercício da inteligência criativa. Mesmo os enigmas mais complexos podem - e devem - ser resolvidos com o uso da lógica e do raciocínio. Com o lançamento, a Coquetel dá continuidade a uma tradição de seis décadas na área de passatempos e jogos de inteligência?, afirma Vânia Tavares, diretora executiva das Revistas Coquetel/Ediouro.

O livro é uma importante ferramenta para ajudar o leitor a desenvolver sua criatividade na vida pessoal e profissional. Cada vez mais empresas, inclusive brasileiras, enxergam esse potencial criativo como mola propulsora de novos negócios ou de boas soluções para os problemas enfrentados no dia-a-dia. Algumas já promovem cursos para ajudar seus funcionários e executivos a desenvolver a imaginação criativa.

"Como Pensar Com Criatividade" faz parte da série internacional How to Think. Seu autor, Charles Phillips, já escreveu mais de vinte livros nesta área. À venda em bancas e livrarias, ao preço de R$ 12,90.

Ficha técnica:
Título: "Como Pensar Com Criatividade"
Autor: Charles Phillips
Editora: Ediouro/Coquetel
Lançamento: março/2009
Páginas: 95
reço: R$ 12,90

O consumo e a mercantilização da informação

O Programa de Mestrado em Comunicação e Práticas de Consumo ESPM realiza amanhã, 11 de março, quarta-feira, a aula inaugural com Marialva Barbosa, sob o tema Comunicação e História: presente e passado em atos narrativos.

Durante a aula, a convidada analisará pela ótica do consumo, as diretrizes e o momento em que a palavra impressa passa a ganhar conotações de mercadoria. Além disso, a estudiosa seguirá a discussão em torno da era tecnológica e da informação cada vez mais influente nos dias de hoje por meio da internet e questionará a perenidade dos meios impressos.

Marialva Barbosa é professora doutora titular da Universidade Federal Fluminense, pesquisadora da história da imprensa e é reconhecida no meio acadêmico por seus estudos sobre cultura e mídia. O evento é aberto ao público, com entrada franca, mas as vagas são limitadas. Para participar os interessados devem fazer a inscrição por e-mail centralinfo@espm.br.

Informações (11) 5085-4600.

IED inicia programa de aulas para jovens, em parceria com Projeto Aprendiz e grife Ecko



Em parceria com a ONG Projeto Aprendiz e a grife de moda urbana Ecko, o Istituto Europeo di Design (IED) anuncia o início do programa de aulas voltado a 20 jovens estudantes da cidade de São Paulo. Os participantes, com idade entre 16 e 22 anos, produzirão camisetas para a Ecko, que serão comercializadas ao final do trabalho. Para guiar as criações dos jovens, seis professores do IED passaram por uma semana de treinamento e capacitação com a entidade internacional SEE, pertencente ao Grupo Ecko International.

Em março, na própria sede do instituto, começam as aulas teóricas e laboratórios com término previsto para junho de 2009 (duas aulas por semana). O projeto visa despertar nos jovens as aptidões necessárias para o desenvolvimento profissional artístico e processo criativo, administrativo e comercial como um todo. A meta é qualificar futuros profissionais com as ferramentas necessárias para o auto-sustento. As novas camisetas serão comercializadas nas próprias lojas da Ecko e receberão uma marca própria identificando a parceria entre Ecko, IED e Projeto Aprendiz.

GAD cria quantiQ

O GAD', holding de serviços de marcas, acaba de desenvolver um projeto de posicionamento e um novo nome, quantiQ, para a antiga Ipiranga Química. O plano integrado foi baseado nos valores da empresa e contou com a criação de peças de comunicação, elaboração de teasers e anúncios, brand book, layout de materiais de apoio (papelaria de cartões de visitas), layout da extranet e da intranet da organização e um hotsite (www.quantiq.com.br).

Panamericana expõe trabalhos selecionados - 33° Anuário do Clube de Criação de São Paulo

A Panamericana Escola de Arte e Design reunirá, em exposição, 255 trabalhos premiados no Festival do 33° Anuário do Clube de Criação de São Paulo.

A mostra será realizada nas duas unidades da Escola. Na sede Groenlândia, de 13 de março a 9 de abril. Já, na avenida Angélica, a exposição ocorrerá de 14 de abril a 14 de maio.

Ao todo, foram inscritos 4.169 trabalhos no Festival, provenientes de várias partes do Brasil e divididos nas categorias TV, Rádio, Internet, Imprensa (Revista e Jornal), Pôster e Mídia Exterior/ Ambiente, Material Promocional, Marketing Direto, Campanha Integrada e Design.

Serviço: Exposição dos trabalhos selecionados no Festival do 33° Anuário do Clube de Criação de São Paulo
Local: Panamericana Escola de Arte e Design
Período: 13 de março a 9 de abril (Sede Groenlândia) / 14 de abril a 14 de maio (Sede da Avenida Angélica)
Horário: De 2ª a 6ª das 9h às 21h30, sáb. das 9h às 13h30 (fechado aos domingos e feriados)
Entrada Gratuita

Fonte: CCSP