6.3.08

Santa Clara cria para Kuat

A Santa Clara desenvolveu nova identidade visual para o refrigerante Kuat, da Coca-Cola.

Nas garrafas e latas, a marca assume inédito tom dourado e abandona a combinação verde e vermelho, normalmente utilizada pela categoria.

A nova identidade visual busca modernidade. O grafismo de Kuat também está mais iconográfico: a letra K do logotipo ficou longelínea e a imagem do fruto, vermelha, dá lugar a uma discreta esfera, na mesma cor.

A nova identidade quer inspirar as pessoas a buscar sempre a evolução em suas vidas. Mas, antes de transmitir ao consumidor a mensagem de evolução, a marca decidiu olhar para si mesma e para seu segmento, para apresentar a sua própria leitura do que é a evolução do guaraná.

Fonte: CCSP

Prêmio Objeto Brasileiro



Para comemorar seus 10 anos de existência, A CASA museu do objeto brasileiro (www.acasa.org.br) o Prêmio Objeto Brasileiro, que destacará e premiará os melhores produtos oriundos da união entre produção artesanal e design contemporâneo nas seguintes categorias: Objeto de Produção Autoral, Objeto de Produção Coletiva, Ação Sócio-Ambiental e Novos Projetos - Estudantes e Jovens Profissionais. Mais do que um abrangente concurso organizado por uma instituição pioneira e atuante na promoção do design e da produção artesanal contemporânea, o Prêmio pretende ser um acontecimento bienal e permanente, mobilizando e estimulando recursos criativos, troca de idéias e novos contatos.

A cultura de um povo se expressa de diversas formas e o objeto brasileiro é um exemplo fundamental da expressão de nossa cultura. Carregado de identidade, símbolos e significados, o objeto artesanal representa a riqueza cultural principalmente no que se refere à sua dimensão imaterial, constituída pela escolha e coleta de materiais, técnicas e modos de produção, transmissão e perpetuação de saberes. O design, por sua vez, contribui com a novidade e propõe soluções técnicas, funcionais, estéticas e ergonômicas aos objetos.

Para o lançamento do prêmio, a curadora Adélia Borges preparou uma exposição retrospectiva de objetos emblemáticos da união do design e da produção artesanal, com cerca de 20 objetos e projetos relevantes desenvolvidos no Brasil nas duas últimas décadas.

Segundo Adélia Borges, curadora da mostra idealizada para comemorar o lançamento do prêmio, “ao contrário de outros países em que o design se desenvolveu a partir das habilidades e tradições artesanais (Itália e Japão, por exemplo), no Brasil e em outros países latino-americanos essas duas atividades sempre viveram em mundos separados, situados em campos até opostos. Isso porque a gênese do ensino do design em nosso continente enfatizou a corrente internacionalista, que resultou formas padronizadas, estandardizadas, originando um verdadeiro divorcio entre design e artesanato. Por volta dos anos 80, esta oposição tem dado lugar a aproximação. Não mais o versus, o x entre um e outro campo, e sim uma conjunção aditiva, o e. Essa exposição pretende mostrar alguns marcos significativos do resultado dessa aproximação”.

Informações
Ficha de inscrição e regulamento disponíveis no site www.acasa.org.br a partir de 29 de fevereiro .

(11) 3814 9711 – acasa@acasa.org.br