26.2.08

3ª Mostra Curta Fantástico realiza concurso de cartazes



A edição deste ano da Mostra Curta Fantástico incluiu uma novidade implementada pela organização, um concurso para criação do cartaz 2008. O concurso, voltado para estudantes de artes visuais e gráficas do Brasil, tem premiação em dinheiro no valor de R$ 2.000,00 para o melhor trabalho. As inscrições estarão abertas a partir de 1º de março e vão até o dia 30 de abril.

A Mostra Curta Fantástico foi criada em 2006 e teve suas duas primeiras edições realizadas na cidade de Ilha Comprida, litoral sul de São Paulo. A primeira edição recebeu a inscrição de mais de 70 projetos e teve 50 selecionados de oito estados brasileiros. Já a segunda edição teve 77 inscritos e 46 selecionados.

A terceira edição da Mostra será realizada na cidade de São Paulo, entre os dias 26 e 30 de novembro, e apresentará várias novidades como oficinas, mesas-redondas, workshops, além do Concurso de Criação do Cartaz. Os objetivos do concurso são, além de criar a identidade visual do evento para ser usada no cartaz da Mostra, promover o design gráfico brasileiro e incentivar o desenvolvimento e capacitação dos estudantes de design.

A 3ª Mostra Curta Fantástico é uma realização da Fly Cow e conta com o apoio do Programa de Ação Cultural (PAC) da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, da Associação dos Designers Gráficos do Brasil (ADG) e da revista Computer Arts.

Mostra Curta Fantástico
http://www.mostracurtafantastico.com.br/

IED abre inscrições para cursos master

O IED (Istituto Europeo di Design) está com inscrições abertas até o final de março para os seus cursos master de formação avançada, voltados para profissionais que já atuam no mercado e buscam uma especialização de alto nível nas suas áreas de atuação.

Os cursos, nas áreas de artes visuais, design e moda, têm duração de 18 meses e carga horária de 360 horas. São baseados na relação entre a teoria e a prática, através de estudos de casos reais, parcerias com empresas e projetos experimentais. As áreas oferecidas são Design Estratégico, Industrial Design, Design Graphic Editorial, Interior Design, Fashion Marketing e Fashion Production.

A proposta metodológica é transformar o “saber” e o “saber fazer” num processo interdisciplinar que reúne teoria, prática, tecnologia, criatividade, pensamento estratégico, empreendedorismo, conceitos tecnológicos avançados e tendências.

Mais informações podem ser obtidas através do telefone 3660-8000 ou do site do Istituto (http://www.iedbrasil.com.br/). As vagas são limitadas.

Veja mais informações sobre os cursos a seguir:

Artes Visuais
Design Graphic Editorial
O curso visa especializar o profissional de Graphic Design na área de projeto gráfico e editorial abordando estilos de revistas e livros. Através de experiências multidisciplinares, o curso desenvolve competência e criatividade para os participantes assumirem o papel de diretores de arte e desenvolverem projetos editoriais nas mais diversas áreas como cultura, estilo de vida, moda e design. Durante o curso, serão desenvolvidos conceitos de tecnologias, dinâmicas de comunicação, linguagens e códigos visuais além de todos os elementos presentes em um projeto editorial: fotografia, tipografia, composição gráfica e impressão.

Design

Design Estratégico
Transmitir conhecimentos sobre análise de mercado é um dos objetivos do curso de Design Estratégico. A metodologia abrange pesquisa de necessidades, comportamento do consumidor, desenvolvimento de cenários relativos aos novos produtos, bem como apresentação e comunicação de projetos. A formação atende às demandas do mercado de trabalho internacional, preparando o aluno para vencer os desafios tecnológicos dos sistemas industriais aplicando conceitos de inovação, comunicação e sustentabilidade.

Industrial Design
O curso oferece a possibilidade de posicionar o profissional no universo de projetos de produtos inovadores. Durante o Master serão desenvolvidos projetos distintos em colaboração com profissionais renomados e experientes, que fornecerão o “know-how” e o suporte técnico necessários para a realização de diferentes produtos projetados. O curso é dividido em três fases: Fundamentos do Design – abordando aspectos históricos, estratégicos e de marketing -, Design de Mobiliário – com foco em tecnologias, materiais e sustentabilidade na indústria moveleira e Design Industrial – abordando as áreas de eletrodomésticos, eletroeletrônicos, brinquedos e embalagens.

Interior Design
O curso valoriza a interdisciplinaridade da área de design interior com a arte, cultura, técnica e design na proposição de soluções criativas. Através de projetos, estudos de casos, visitas técnicas e discussões com grandes personalidades do setor, o curso utiliza ferramentas de última geração para conferir ampla atualização a profissionais graduados nas áreas de Arquitetura e Urbanismo, Design e Artes.

Moda
Fashion Marketing
As competências do curso de Fashion Marketing and Communication têm como objetivo formar profissionais capazes de analisar as principais tendências no mercado fashion e desenvolver estratégias para o desenvolvimento de empresas de moda. O curso também abrange áreas como gerenciamento de projetos, campanhas publicitárias e relacionamento com a imprensa.

Fashion Production
O objetivo deste curso é preparar um profissional para ingressar no mercado de produção de moda, beleza e publicidade. O participante será preparado através de laboratórios práticos, workshops e simulações reais. Conceber editoriais de moda, beleza e campanhas publicitárias, coordenar castings e desfiles de moda são algumas das competências trabalhadas.

Sobre o IED:
O Istituto Europeo di Design foi criado em Milão há 40 anos com o objetivo de oferecer formação completa, teórica e prática para jovens criativos que procuravam se especializar nas áreas profissionais emergentes, como estilismo, comunicação, design gráfico e industrial. Milão, Roma, Turim, Madri, Barcelona, Veneza e São Paulo são as sete cidades onde o IED já está instalado. A escola abrirá uma unidade no Rio de Janeiro em 2008, com o apoio da Prefeitura, que concedeu o antigo prédio do Cassino da Urca para servir de sede à escola.

Coerente em sua dimensão internacional e utilizando em cada um dos centros a mesma metodologia, o Instituto já formou mais de 60 mil estudantes de 92 países nas áreas de artes visuais, moda, design e comunicação.

Craig Davis fala no Brasil, a convite do CCSP

O australiano Craig Davis, presidente dos Júris de Film e Press de Cannes, este ano, fala em São Paulo atendendo convite da Diretoria do Clube de Criação de São Paulo.

A conferência acontecerá dia 23 de abril, uma quarta-feira, no Hotel Unique.

Maiores detalhes para a obtenção dos ingressos em breve no site do CCSP.